São João da Barra ganhou oficialmente, neste domingo, mais três passarelas de acessibilidade que permitem aos portadores de necessidades especiais chegarem à beira-mar. Além das passarelas a Prefeitura coloca à disposição de quem precisar, cadeiras anfíbias e monitores. O conjunto de passarelas ganhou ainda um quiosque, onde ficam as cadeiras, rampas de acesso e piso especial para deficientes visuais.
Todo o conjunto faz parte do projeto Praia Acessível, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Direitos Humanos, que em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, está iniciando um projeto de ampliação do turismo aos portadores de necessidades especiais. Neste domingo, após a inauguração da passarela, o surfista Henrique Saraiva, da ONG AdaptSurf, que realiza um trabalho junto com portadores de necessidades especiais destacou a importância do projeto:
- Temos buscado apoio para os portadores de necessidades especiais no Rio de Janeiro e outros municípios e ficamos surpresos com o convite e o trabalho realizado em São João da Barra. O que existe aqui não vejo em lugar nenhum do Brasil. Não esperava ver isso aqui e fiquei muito satisfeito, disse. Com o subsecretário de Turismo, Esporte e Lazer, Adilson Almeida, Henrique conversou sobre a possibilidade de realização de um campeonato de surf para pessoas com necessidades especiais. “Temos total interesse em realizar”, disse Adilson.
A passarela de acessibilidade já se tornou um sucesso. Com as três passarelas entregues oficialmente ontem, São João da Barra já possui quatro de um total de cinco que serão construídas. A próxima ficará em Chapéu de Sol, facilitando ainda mais o acesso à praia.
Fundadora da Apae em São João da Barra, a prefeita Carla Machado destacou a importância de permitir o acesso de todos às praias: “Eu ficava triste porque via que nem todos conseguiam chegar à praias. Imagino o quanto isso era doloroso para algumas pessoas”, disse ela, enquanto era cumprimentada por diversas pessoas com necessidades especiais que compareceram à inauguração.
- Fico feliz em podermos proporcionar o acesso a quem tem dificuldade. Hoje, temos dotado o município de rampas de acesso nas calçadas, uma preocupação que jamais houve. Isso é cidadania, é ampliar a participação destas pessoas no cotidiano de suas cidades, lembrou a prefeita. “Se há dois elevadores instalados em São João da Barra, eles estão em prédios públicos e permitem o acesso das pessoas a prédios públicos que foram restaurados e adaptados. Isso é muito importante”, destacou.
Replicado do blog estouprocurandooquefazer
Fonte: Portal da PMSJB
PARABÉNS A PREFEITA DE SÃO JOÃO DA BARRA . PENA QUE EM CAMPOS ESTAMOS NA MERDA .
ResponderExcluir