terça-feira, dezembro 27, 2011

OPERAÇÃO CINQUENTINHA, O MAIOR ESCÂNDALO DA HISTÓRIA POLITICA DE CAMPOS

O escândalo da compra de votos, em Campos, nas eleições municipais de 2008, teve requintes de deboche: os mercadores de votos foram às compras como quem vai ao supermercado. Negociaram votos com dinheiro vivo, cartão de crédito e cheque sem fundo. Descaradamente.

Em Morro do Côco e Vila Nova, interior do Município, o esquema foi explícito e desavergonhado e os envolvidos confessaram a compra e venda do voto, ao preço de 50 reais. Alguns intermediários do crime eleitoral chegaram a ser presos, mas os financiadores e beneficiários continuam intocados, livres, soltos e cínicos.

Reveja o escândalo. (Postagem do dia 1 de agosto de 2011)

 
Na próxima quinta feira, no juízo da 100ª Zona Eleitoral, haverá audiência para oitiva das testemunhas de acusação da Operação Cinquentinha, um dos maiores escândalos dos últimos anos, em Campos.

A corrupção eleitoral teve o seu epicentro em Vila Nova e se espraiou para vários outros lugares, inclusive Morro do Côco e é, justamente, personagens de Morro do Côco que serão ouvidas nesta quinta.

A expectativa é que as testemunhas confirmem o que já disseram à Policia Federal, que ficou encarregada do inquérito.

Rememore o caso:

A operação cinquentinha, desencadeada pela Polícia Federal, apurou um mega escândalo, nas eleições municipais de 2008, em Campos, que reuniu compra deslavada de votos, através de cheques pré-datados (alguns sem fundos) e cartões de crédito, o que revelou, explícita, a mais absoluta convicção de impunidade.

A fraude desavergonhada acabou sufocada por uma torrente de outros escândalos da mesma envergadura e repousa em plano secundário. Isso acrescido do fato dos políticos envolvidos não terem sido indiciados, visto que gozam (na acepção da palavra) de foro privilegiado.

Pois bem, hoje, na parte da manhã, conversei com a denunciante do esquema criminoso, que acabara de deixar a Delegacia da Policia federal, onde voltou a prestar depoimento. Segundo ela e seu advogado, o inquérito que apura as responsabilidades de mercadores de votos, em Campos, avança para uma terceira etapa, nos próximos dias, a fase das sentenças.

Há ainda a expectativa de manifestação da Procuradoria Geral do Estado, que foi instada pelo Ministério Público para abrir investigação sobre a origem da dinheirama suja que comprou votos à 50 reais.

5 comentários:

  1. O corrupto é MAIS rápido QUE O CUMPRIMENTO DA LEI ( A JUSTIÇA) E DISTRIBUI ($$$$$$$$$$ ) e QUEM DEVERIA FAZER CUMPRIR" A LEI " TRABALHA A PASSOS DE "UMA LESMA" PRA DAR TEMPO ... E DAR UMA UMA DE PAPAI OU MAMÃE NOEL... MAS COM O DINHEIRO DE QUEM, MESMO? QUE DEVERIA SER DA SAÚDE, EDUCAÇÃO , DO MENOR , DO PROFESSOR CONCURSADO , DO PSF , DA INFRAESTRUTURA, SANEAMENTO BÁSICO ETC... COM A PALAVRA O TRE ....

    SERÁ QUE EM 2012 ,SE REPETIRÁ? QUAL SERÁ O PRÓXIMO GOLPE NO ELEITORADO COM O AVAL E CONVENIÊNCIA DE QUEM MESMO?

    ResponderExcluir
  2. ENQUANTO TIVERMOS ESSA JUSTIÇA DE TARTARUGA , OS CORRUPTOS CONTINUARÃO FAZENDO PIOR .

    ResponderExcluir
  3. Que mandem pra cadeia, puna os culpados da operação cinquentinha e da operação telhado de vidro. Todos num emaranhado só.

    ResponderExcluir
  4. Telahdo de vidro...cinquentinha...a justiça está nos devendo.
    Ah! sem falar do caso ¨as meninas de guarus¨.Qto tempo mesmo!?
    VERGONHA!

    ResponderExcluir
  5. Cinquentinha só pegou piaba , o peixe grande ninguém tem interesse . Amanhã é cenzinho , bolsa familia ,check cidadão , etc . aguardem !

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião