Em anexo, texto que aborda o "outro lado da moeda" no caso que envolve o blogueiro Noel Jr. Espero que todos possam publicar e tornar este debate mais democrático revelando os dois lados da questão. Tenho certeza que aqueles que atuam com ética e seriedade, vão publicar.
Abraços
Caros amigos da Rede Blog
Gostaria de usar este espaço para comentar sobre o ocorrido com o blogueiro Noel Jr. Inicialmente, sem conhecer detalhes do processo (estranhamente o blogueiro não divulgou até agora), considero que foi uma arbitrariedade da Justiça um mandado de busca e apreensão na casa do Blogueiro. Sou um sanfranciscano, professor, e defensor da liberdade de expressão. Acho que foi uma medida um tanto quanto “violenta” e o que deveria ter ocorrido, na pior das hipóteses, é o rapaz ter que responder a um processo e, diante da Justiça, se explicar. Por outro lado, defendo a liberdade de expressão com responsabilidade, o que não é o caso do Sr. Noel Jr. Não é a primeira vez que ele tem que se ver diante da Justiça por causa de suas postagens em seu blog. Já houve um outro caso no ano passado. Peço que as pessoas analisem o conteúdo do blog em questão. Analisem bem as postagens e os comentários e cheguem as suas próprias conclusões.
A postagem pivô de toda a polêmica e que gerou o processo judicial é “Fim do Reinado”. Essa postagem trata da “queda” do secretário de saúde do município e gerou mais de 100 comentários. Se observarem bem vão ver que ele aceitou comentários de anônimos fazendo sérias acusações e dando o nome e o sobrenome dessas pessoas. São acusações sérias e sem provas. O nome de Cristiano Assis Silva que o bloqueiro revela como um dos comentaristas, e que constaria nos autos do processo, também preocupa. Isso porque aqui é uma cidade pequena e ninguém conhece esse cara, ou seja, tudo indica que é um anônimo que usou um nome falso.
Para finalizar, quero dar como exemplo um outro blog de São Francisco que é muito respeitado pela Rede Blog e pela imprensa em geral. Trata-se do Blog do Paulo Noel. Observem que o Paulo Noel trata dessa questão de forma bem discreta. Sabem o por que disso? É porque Noel Jr. não goza de um bom conceito na comunidade. Façam uma pesquisa sobre o “perfil” dele entre seus colegas de faculdade e vão se surpreender com sua “popularidade”. É amigo de primeira linha de Charles Guerreiro, Fabrício, Tiago Ferrugem, Vaval da Outside e colaborador de Barbosa Lemos. Deu pra entender?
Ass: Alberto Gaspar – Professor da rede estadual de ensino e sem qualquer vínculo com políticos ou partidos.
Do Blog: Reafirmo que toda forma de censura é abominavel porque viola o direito da livre expressão, mas o debate elevado é sempre saudavel. O espaço está à disposição.
Caro Fernando,
ResponderExcluirNão vejo este caso como censura. O MP foi claro quando solicitou a apreensão dos bens. Há suspeição de "coisas" (bens) obtidas ilicitamente.
O que está errado é que a ação tinha que ter sido distribuída no foro do réu. E, ele pode pedir desaforamento do processo e, passar a responder em São Francisco.
Saudações
veja isso: http://pensamentossubjetivos.blogspot.com/2011/10/blog-do-noel-junior-novos-dados.html
ResponderExcluirSem que o blogueiro atingido venha a público e conte detalhes sobre o processo contra si não dá pra comentar.
ResponderExcluirA opinião do Professor me parece puramente particular, dele.
É óbvio que qualquer pessoa que tenha uma cultura, inda que apenas razoável, é contra a censura aos blogs ou qualquer veículo informativo. Porém, é preciso relembrar aos que insistem em fazer de conta que não sabem, que uma mensagem, mesmo sob nick name, apelido, anônimo, ou com nome fictício, tudo deixa o endereço de onde partiu. Pensar do contrário é duma inocência de pasmar.
Sem saber os fundamentos da decisão judicial de apreensão do equipamento do blogueiro, sou obrigado a concordar, inicialmente, com a justiça. Liberdade também responde pelo nome de "responsabilidade". abs
http://zerobertoballestra.blogspot.com/