domingo, outubro 09, 2011

A AGRESSÃO DA FULIGEM

(Por e-mail)

Essa fuligem em Goitacazes é secular. Uma vergonha! Impactos sociais e ambientais deveriam ser focos de atenção pelo poder público, visto que o desenvolvimento de uma comunidade, cidade, região e país se inicia pelo princípio da "dignidade da pessoa humana". Ingo Wolfgang Sarlet conceitua:

[...] temos por dignidade da pessoa humana a qualidade intrínseca e distintiva de cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e consideração por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que asseguram a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condições existenciais mínimas para uma vida saudável, além de propiciar e promover sua participação ativa e co-responsável nos destinos da própria existência e da vida em comunhão com os demais seres humanos.

Assim, destaca-se a fuligem emitida pela Usina São José composta de mais de setenta produtos químicos inclusos nessa fumaça. Estudos realizados por pneumologistas, biólogos e físicos, confirmam que essas partículas na atmosfera, especialmente as finas e ultrafinas, penetram no sistema respiratório provocando reações alérgicas e inflamatórias.

Aguardamos, ainda, atuações significativas pelo poder público e a conscientização dos envolvidos em defesa da comunidade de Goitacazes e das demais que sofrem.

Conceição de Maria C. Rabelo C. Real

2 comentários:

  1. Ae,Conceição,outro dia li aqui mesmo neste blog um depoimento(ridículo)de uma tal Doutora Ana Paula Paiva dizendo que sentia saudade do cheiro de vinhoto e da fuligem grudando em seu cabelo.Nunca esqueci coisa tão burra de se dizer.E ela faz questão de dizer que é "doutora".Chama ela pra varrer tua fuligem e matar a saudade.

    ResponderExcluir
  2. gerente bartolomeu simbra9 de outubro de 2011 às 23:56

    Olha Fernando, esta semana, conversando com um médico oncologista, ele me falou que é comum, pessoas que estão fazendo quimioterapia, apresentarem nódulos no pulmão. Então o médico logo pede uma ressonância magnética e tomografia, pois o alerta sobre uma possível metástese logo vem a mente. Neste dia, ele me falou que uma paciente dele, que acabara de sair da consulta anterior, ao ver o resultado do exame, foi constatado que não se tratava de metástese ou outro câncer mas, sim, um nódulo provocado pela fuligem de cana queimada das usinas. É um absurdo. E ainda tem esses fdp, que defendem a queima, achando que o maior bem de um ser humano é o financeiro, quando a sua saúde está em questão.O nome deste nódulo provocado pela fuligem eu não guardei mas, é uma triste constatação. Então, fica uma pergunta no ar: Qual foi o papel do sindicato dos médicos, do secretário de saúde, do vice-prefeito neste episódio? se omitiram. Belo exemplo senhores.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião