(Por e-mail)
Essa fuligem em Goitacazes é secular. Uma vergonha! Impactos sociais e ambientais deveriam ser focos de atenção pelo poder público, visto que o desenvolvimento de uma comunidade, cidade, região e país se inicia pelo princípio da "dignidade da pessoa humana". Ingo Wolfgang Sarlet conceitua:
[...] temos por dignidade da pessoa humana a qualidade intrínseca e distintiva de cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e consideração por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que asseguram a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condições existenciais mínimas para uma vida saudável, além de propiciar e promover sua participação ativa e co-responsável nos destinos da própria existência e da vida em comunhão com os demais seres humanos.
Assim, destaca-se a fuligem emitida pela Usina São José composta de mais de setenta produtos químicos inclusos nessa fumaça. Estudos realizados por pneumologistas, biólogos e físicos, confirmam que essas partículas na atmosfera, especialmente as finas e ultrafinas, penetram no sistema respiratório provocando reações alérgicas e inflamatórias.
Aguardamos, ainda, atuações significativas pelo poder público e a conscientização dos envolvidos em defesa da comunidade de Goitacazes e das demais que sofrem.
Conceição de Maria C. Rabelo C. Real
Ae,Conceição,outro dia li aqui mesmo neste blog um depoimento(ridículo)de uma tal Doutora Ana Paula Paiva dizendo que sentia saudade do cheiro de vinhoto e da fuligem grudando em seu cabelo.Nunca esqueci coisa tão burra de se dizer.E ela faz questão de dizer que é "doutora".Chama ela pra varrer tua fuligem e matar a saudade.
ResponderExcluirOlha Fernando, esta semana, conversando com um médico oncologista, ele me falou que é comum, pessoas que estão fazendo quimioterapia, apresentarem nódulos no pulmão. Então o médico logo pede uma ressonância magnética e tomografia, pois o alerta sobre uma possível metástese logo vem a mente. Neste dia, ele me falou que uma paciente dele, que acabara de sair da consulta anterior, ao ver o resultado do exame, foi constatado que não se tratava de metástese ou outro câncer mas, sim, um nódulo provocado pela fuligem de cana queimada das usinas. É um absurdo. E ainda tem esses fdp, que defendem a queima, achando que o maior bem de um ser humano é o financeiro, quando a sua saúde está em questão.O nome deste nódulo provocado pela fuligem eu não guardei mas, é uma triste constatação. Então, fica uma pergunta no ar: Qual foi o papel do sindicato dos médicos, do secretário de saúde, do vice-prefeito neste episódio? se omitiram. Belo exemplo senhores.
ResponderExcluir