quinta-feira, maio 26, 2011

LIDER EXTRATIVISTA ANUNCIA EM VÍDEO SUA MORTE

O líder extrativista José Claudio Ribeiro da Silva, 54, morto nesta terça-feira em Nova Ipixuna, no Pará, denunciava estar sob ameaça há meses.

Ele e a mulher, Maria do Espírito Santo da Silva, 53, foram atingidos por vários tiros quando passavam por uma ponte no caminho da comunidade rural onde moravam para o centro da cidade.

A polícia diz que o casal sofreu uma "emboscada". Dois homens esperavam por eles no local.
Em novembro do ano passado, Silva disse durante uma palestra na conferência TEDx Amazônia que vivia "com uma bala na cabeça" por denunciar madeireiros da região. "A mesma coisa que fizeram com o Chico Mendes e a irmã Dorothy [Stang], querem fazer comigo."


Ele e a mulher viviam no Assentamento Agroextrativista Praialta Piranheira, onde faziam artesanato a partir de recursos naturais e cultivavam frutas, como açaí. "Vocês perguntam: tenho medo? Tenho. Sou ser humano. Mas meu medo não me empata", disse Silva durante a palestra.

Ao saber da morte, a presidente Dilma Rousseff determinou que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, mobilize a Polícia Federal para investigar a morte, que está sendo comparada à da missionária Dorothy Stang, assassinada há seis anos em Anapu (PA).

Silva era uma liderança na extração de castanheira na região e lutava contra os madeireiros.

Fonte: Folha de São Paulo

2 comentários:

  1. Fernando,

    Td certo?

    Vovó Gilka Moreth está mto mal na UTI do PRONTOCÁRDIO. Estava muito gripada e segunda com dificuldade de respirar, e quarta já teve edema pulmonar, infarto, parada cardíaca, e arritmia agora.

    Mesmo assim sempre sobra um pouco de esperança né? Mesmo qdo tudo dá como perdido.

    Não sei se vc tinha mta ligação com eles, mas seu irmão sim. Nas bodas de ouro ele escreveu uma mensagem lindíssima. Mensagem de quem conhecia a história, a trajetória.

    Estamos todos mto tristes. O Serginho do tio Oswaldo, no Rio a trabalho, mas com o coração apertado e lembrando do carinho que ela tinha com o irmão.

    Enfim, de pouco a pouco todos foram indo, ela ficou.. até agora aos 91 anos e 15 anos depois da morte de vovô.

    Resta-nos entregar nas mãos de Deus.

    Abraços
    Gianna

    ResponderExcluir
  2. Cara Gianna, entendo a dor que vc e sua família experimentam neste momento. Passei por situação semelhante há pouco tempo e em dose dupla: Roberto e mamãe. A seu favor, conta a esperança de ainda aguardar por uma melhora súbita que, queira Deus, aconteça. Estamos torcendo e rezando. abraço solidário meu e de minha família.
    Fernando

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião