sexta-feira, abril 01, 2011

PU DE GUARUS SÓ ATENDE URGÊNCIA PEDIÁTRICA

Por razões inexplicáveis, pelo menos até agora, o PU de Guarús suspendeu o atendimento pediátrico rotineiro. Só estão sendo tratados casos de urgência. A informação foi confirmada por mim, há alguns minutos, no telefone do próprio PU, 27333782.

Por conta disso, aumentou consideravelmente o volume de pacientes na UPA.

Esta situação já havia sido denunciada pela médica pediatra Carmem Lucia Sá, em depoimento reproduzido pela vereadora Ilsan Viana, no plenário da Câmara, na sessão da última quarta feira, dia 30 de março.


Atualização, 21:04h, 01/04/11: Trago para a capa o comentário que acaba de chegar e pelo teor, provavelmente, é de um profissional da rede. Avalie.



Pouca Vergonha deixou um novo comentário sobre a sua postagem "PU DE GUARUS SÓ ATENDE URGÊNCIA PEDIÁTRICA": 

Fernando, uma pediatra está de férias e não foi substituída, e outra pedirá demissão pois foi comunicada que deveria aparecer no plantão, pois pagava para terceiros fazerem e assim não perder o seu vínculo(que é muito comum, tem médico que faz plantão em dois hospitais no mesmo dia, sabia?). Não entendo também a surpresa, visto ser o P.U de Guarus um Posto de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA, uma unidade da Fundação João Barcellos Martins, portanto, por este lado, o atendimento está corretísimo...só que o que ocorre é um atendimento absurdo, de cerca de 300 cças por dia, sendo este ambulatório puro...ningém quer enfrentar fila pra pegar posto em UBS. Acho correta esta atitude que já deveria ter sido tomada há tempos de triar esse atendimento, ainda mais depois da desonomia salarial imposta pelo diretor Ricadro Madeira, onde nos Postos de Urg^ncia da Fundação, comparados aos postos da Prefeitura, médicos, enfermeiros, dentistas e outros recebem bem menos que os hospitais, com a diferença de terem um trabalho muito maior, proporcionalmente falando. Complexidade se diferencia com Plano de Crgos, e não com gratificação

6 comentários:

  1. Fernando, uma pediatra está de férias e não foi substituída, e outra pedirá demissão pois foi comunicada que deveria aparecer no plantão, pois pagava para terceiros fazerem e assim não perder o seu vínculo(que é muito comum, tem médico que faz plantão em dois hospitais no mesmo dia, sabia?). Não entendo também a surpresa, visto ser o P.U de Guarus um Posto de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA, uma unidade da Fundação João Barcellos Martins, portanto, por este lado, o atendimento está corretísimo...só que o que ocorre é um atendimento absurdo, de cerca de 300 cças por dia, sendo este ambulatório puro...ningém quer enfrentar fila pra pegar posto em UBS. Acho correta esta atitude que já deveria ter sido tomada há tempos de triar esse atendimento, ainda mais depois da desonomia salarial imposta pelo diretor Ricadro Madeira, onde nos Postos de Urg^ncia da Fundação, comparados aos postos da Prefeitura, médicos, enfermeiros, dentistas e outros recebem bem menos que os hospitais, com a diferença de terem um trabalho muito maior, proporcionalmente falando. Complexidade se diferencia com Plano de Crgos, e não com gratificação!

    ResponderExcluir
  2. Fernando, me desculpe mas os PUs são postos de urgência e são, como o nome diz, para atender somente urgências. O que ocorre é que as pessoas superlotam os PUs e a UPA porque a rede ambulatorial da prefeitura não funciona. A maioria dessas crianças que são atendidas no PU ou na UPA não são urgências. Eles buscam atendimento nestes lugares porque os médicos que trabalham em ambulatórios não ficam em seus postos.Trabalham em 2 ou 3 lugares na mesma hora, simultaneamente e vão embora rapidinho, não cumprem horário.Então as pessoas recorrem aos PUs porque a consulta é no mesmo dia.Vão p pegar remédio de verme ou porque não estão conseguindo dormir,ou estão com afta, sobrecarregando os médicos das urgências com coisas q não o são.
    Como são 4 médicos por plantão nas urgências e há o tal "esquema", se falta um ou dois médicos, os outros que foram trabalhar, não atendem, encaminham.Aí a UPA fica sobrecarregada mas o atendimento poderia fluir também na UPA, se todos os pediatras atendessem ao mesmo tempo e não 1 ou 2 enquanto os outros.........

    ResponderExcluir
  3. A verdade é que o PU absorve uma carga imensa de trabalho, seja pediátrico, clínico ou odontológico .
    Se deslocam para o PU Guarus pacientes de TODOS os locais de Campos , muitos, deveriam ser atendidos ambulatorialmente, outros , enviados pelas própria unidades hospitalares.
    Passe um dia no PU Guarus e veja o qto trabalham médicos , dentistas e enfermeiros, os quais, sequer são reconhecidos como um ¨igual¨a seus colegas de outras unidades e trabalham muito .
    A isonomia injustamente passou longe do PU.

    ResponderExcluir
  4. Nada justifica o não atendimento. Acho que esses profissionais não sabem a diferença entre urgência e emergência. Não querem no Pu de guarús nem atender uma criança com febre. A política de gratificações do Dr madeira só criou desavenças entre os colegas. Porque um cirurgião no ferreira tem de ganhar mais e no Pu um clínico que as vezes passa muito mais tempo tratando o paciente tem que ganhar menos. Esta tudo errado. Sabe porque ninguém quer fazer férias? Porque eles não pagam e não autorizam o pagamento. Tem médicos que trabalharam cubrindo férias e assistente social e até hoje não receberam. Final de semana no Pu sábado tem um homem pediatra e no domingo tem duas mulheres pediatras e assim mesmo não tem atendimento algum. Porque se á somente atendimento de urgência não ter monitores cardíacos, respiradores, sala adequada de mal-súbito, e também porque ter farmácia funcionando 24hs. Não entendo essa política e essa gestão desordenada do Dr. madeira. Se o SãoJosé atende e demais postos a criança com verminose porque o pu de guarús que sempre atendeu não pode atender. Que política é essa num bairro como a Jardim carioca onde mora na mesma rua o dr. jorge rangel e o senhor altamir teve muitos votos e indicou o diretor do pu e encarregado que todos sabemos. será que eles não sabem da falta de médicos e dos baixos salários. será que estes diretores são presentes para os questionamentos dos funcionários? "tristeza não tem fim, felicidade sim"

    ResponderExcluir
  5. Estava aqui nesta tarde de domingo lendo o Blog do querido Professor Fernando Leite, e conferi a gravação da Pediatra explicitando a Saúde da nossa Cidade. Pensei no que significa Serviço Público e Gestão Pública.
    Gerir é gerenciar, decidir, aplicar, investir, adequar, corrigir! Gerir é planejar, priorizar, levantar dados e informações, analisar, avaliar e decidir! Ajustar ou não, racionalizar ou não, remanejar ou não, substituir ou não, enfim gerir é administrar com coerência, eficácia, eficiência, competência, interesse, visão, boa vontade, e por aí vai.
    Definitivamente, GERIR é: Decidir, programar, agir!

    Sinceramente, algum de vocês, amigos, encontra este perfil no Gestor Público, dentro do serviço público de forma geral, em todos os níveis, seja no âmbito federal, estadual ou municipal, em todos os setores e segmentos do Executivo, Judiciário e Legislativo? Raríssimas vezes, com toda a certeza.

    E a oportunidade faz o ladrão, diz o ditado popular, inúmeros incompetentes e aproveitadores são colocados lá politicamente, ou através de voto negociado ou vendido, pelo eleitor ignorante ou daquele que está levando alguma vantagem nisso, e aprontam de tudo, óbvio contra o usuário, a sociedade, o cidadão, o contribuinte e o povo. Este é o ambiente e o quadro propício para a corrupção, a chantagem, as negociatas, acordos e falcatruas de todos os tipos e finalidades. Um favorece a alguém, que favorece o outro, e por vai!

    O que se troca de “bilhetinhos” dentro do serviço público é uma festa.

    Por falta de gestão de qualidade, eficiente e interessada, por conta de má gestão e de maus exemplos, em efeito “cascata”, de cima para baixo, hierarquicamente.

    Além disso, excessiva concentração de poder, influência política negativa, disparidade entre salários e condições de trabalho em todos os níveis e setores, pastas ou poderes, interesses outros que não o melhor resultado para o contribuinte e outros inúmeros que dariam uma lista de mais de 100 itens, infelizmente ruins ou péssimos!

    Dentre eles: POR FALTA DE AVALIAÇÔES E ANÁLISES DE DESEMPENHO PROFISSIONAL, que deveriam ser constantes, regulares, freqüentes e sistemáticas, visando o melhor aprimoramento técnico profissional. E a meu ver o mais grave de tudo: FALTA DE HUMANIDADE!
    LEIA NO BLOG DA GAL

    ResponderExcluir
  6. QUANTAS CRITICAS,MAS NINGUEM VER QUE FALTA DE PEDIATRA ESTA EM TODOS OS LUGARES.CASO DE CONSULTA EM UBS,SÃO LEVADOS P/PU ONDE É URGENCIA,NAÕ CONSULTA DE ROTINA.ALTAMIR INDICOU SIM PESSOAS CAPACITADAS,HOJE TEM PESSOAS TRABALHANDO UNIDAS,C/AR CONDICIONADO EM TODOS CONSULTORIOS E EMFERMARIAS,LIMPEZA NO POSTO.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião