quarta-feira, março 30, 2011

BASTIDORES DA SAÚDE OFICIAL DE CAMPOS

A vereadora Ilsan Viana, PDT, acaba de reproduzir, no plenário da Câmara Municipal, o áudio de um depoimento da médica pediatra da rede de Campos, Carmem Lucia de Sá, que faz revelações estarrecedoras.

Entre outras denúncias, destaca que pediatras, em falta no exercício da profissão, encontram-se à disposição de “políticos” e afirma que a triagem de pacientes do Ferreira Machado é feita por uma enfermeira.

Confira a degravação do depoimento. Assim que estiver em meu poder, disponibilizo o áudio completo.

DEGRAVAÇÃO DO DEPOIMENTO DA MÉDICA PEDIATRA DO MUNICÍPIO, CARMEM LUCIA SÁ:

         O dia foi extremamente tumultuado, um total de 150 na espera, com 3 pediatras atendendo o tempo todo sem descansar 1 segundo e a sala amarela cheia, com pacientes de ontem que não conseguiram internação em nenhum hospital da rede municipal.
         O que que nós estamos recebendo pacientes de Travessão que disse estar sem pediatra, do Samdu de Guarús que está sem pediatras, pacientes do HGG que disse que está sem pediatra e não é verdade isso. O Hospital Ferreira Machado não atende crianças, só se entrar de ambulância, com 4 pediatras de plantão, cujo atendimento máximo, em média, é de 10 pacientes por médico por 24 horas. Eu trabalho lá há mais de 16 anos e conheço toda a história do Ferreira Machado. Conclusão: a Prefeitura Municipal de Campos não está fornecendo atendimento adequado à população (inaudível) A rede está com dificuldade de contratar pediatras sim, pediatras está valendo ouro, peso de ouro, tem que pagar mais para o pediatra fazer mais plantão e selecionar mais os pediatras, além disso, eles têm que obrigar esses lugares a ter mais pediatras, tem muitos pediatras que eu conheço que estão à disposição da política, ou seja, estão ganhando sem trabalhar, então isso é público e notório, totalmente identificado, todo mundo sabe e o que nós estamos recebendo? Uma agressividade, mil ameaças porque a gente não consegue atender mais rápido e dar o atendimento decente e os pediatras onde estão?
Quando que a Prefeitura vai resolver este problema? Entendeu?
Então este é um problema muito sério. O secretário de Saúde tem que estar sabendo disso, tem que botar esse pessoal para trabalhar. Eu estou exausta, cansada. Eu trabalho no HGG e nunca vi isso em lugar nenhum. Eu trabalho no Ferreira Machado, mas trabalho em UTI e sei que o Pronto Socorro está terrível. Já falei com a direção, pedi estatística de atendimento e é praticamente menos de 10 pacientes por dia por cada pediatra. Uma vergonha. Eles ficam maltratando os usuários, dizendo que tem casos de meningite, não têm, dizendo que se entrar vai pegar (inaudível), vai morrer, fazendo terrorismo com a população para nem chegar lá. Porque eles estão fazendo esquema: são 4 pediatras só 24 horas, divide 24 por 4 dá 6 horas para cada 1. 6 horas trabalhando e 18 horas em casa e o diretor do Ferreira Machado está ciente disso porque comuniquei isso e nada foi mudado, nada foi mudado. O Ferreira Machado está difamado, está vergonhoso o Ferreira Machado, tirando a UTI pediátrica nada mais funciona direito e ninguém consegue botar para funcionar.
         A gente ta sentindo uma rixa muito grande com o governo do Estado. Eles conseguiram 4 pediatras de plantão (inaudível) mas só temos 3 consultórios para fazer o rodízio de atendimentos. Nós não estamos negando a entrada, nós não podemos negar o atendimento. Agora no ferreira Machado quem está fazendo a triagem é uma enfermeira. Teve um dia que eu saí de madrugada para levar um paciente com meningite, tive que meter o pé na porta e entrar para pedir uma vaga na (inaudível). Já tinha conseguido porque a enfermeira bloqueou a entrada da criança 3 vezes, na 4ª não bloqueou porque eu fui checar na UTI e ainda fui maltratada pelo porteiro que me disse que o diretor iria me punir por eu ter entrado com uma criança com meningite e não avisar nada a ele que estava sem máscara e eu estava sem máscara, entendeu?
É muito interessante isso porque nessa hora você só pensa em salvar a criança e não usar todos os critérios. E o porteiro que estava fazendo a triagem, a enfermeira que deve estar com algum salário diferenciado, alguma coisa que não pode ser feita, um trabalho que só pode ser feito por médico, entenderam?
Triagem em Medicina só pode ser feita por médico. Já trabalhei com isso no Rio, altamente (inaudível) e funcionava tudo muito bem!
Em Campos não está funcionando muito bem porque não tem profissionais, os profissionais que deveriam estar hoje na UTI pediátrica, nem hoje, nem na semana passada, nem nunca. Tem alguma coisa errada no sistema. Onde estão os pediatras? Estão tudo à disposição dos políticos , entenderam?
Não falta pediatras não, tem é que acabar com o cambalacho!

11 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Foi comentado anteriormente este texto neste Blog e peço-lhe encarecidamente proprietário deste Blog , para que vocês venha publicá-lo novamente :" Anônimo disse...

    Afinal de contas,o que está acontecendo nesta cidade?Isto tudo é caso de polícia ...( perca de tempo ) aqui na cidade a polícia não prende e nem investiga o Governo Garotinhos.Então deve ser caso de Justiça... esqueci,aqui na cidade os Ministérios Públicos não investigam o Governo dos Garotinhos e então deve ser caso da lei ser cumprida ... esqueci mais uma vez,aqui na cidade a Justiça nunca julga e nem dá sentença ao Governo dos Garotinhos.
    Ainda bem que Deus estão a cima de todas estas coisas,pois no céu não tem polícia ,mas tem justiça e lei a favor dos oprimidos.
    26 de março de 2011 19:05 "

    Meu caro Fernando Leite, perdão se eu estou insistindo em repetir este texto,mas ele parece que vai sempre está presente na realidade da nossa cidade.
    Sabe porque está acontecendo isso no Ferreira Machado? É porque nem os filhos dos promotores de Justiça e nem os filhos dos Juízes,precisam do Ferreira Machado pra se cuidar.Eles tem plano de saúde e a população sofrida e oprimida que se dane.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a dra e amiga Carmen Lúcia. Isso tudo é verdade. Damos plantões no HGG e ferreira e várias semanas quando estava de plantão no HGG vinham crianças só para bater RX porque o aparelho do Pu de Guarús estava quebrado e não mandavam para o ferreira porque os pediatras de lá não iam atender. Não existe chefia no ferreira machado. O que existe é uma tropa de elite que só pensa em si. Vão ao São José, vão ao Pu de guarús. O HGG esta um lixo. O ferreira machado não funciona e o diretor fez acordo com os médicos para fazerem o esquema que querem. Esta infelizmente errando em tudo. Como pode impedir acadêmicos supervisionados de aprenderem? Como podem deixar só o HGG final de semana funcionando a Pediatria? Vão ao ferreira vê se os funcionários estão felizes com a gestão que está. Os pediatras e os médicos em geral querem trabalhar porem devem ser valorizados. O município tem de gastar com mão de obra. O povo que paga para arrecadar tamanho dinheiro. A riqueza do petróleo é de todos nós. Porque não acabar com programas de assistência fajuda e aumentar o salário da saúde. Porque um procurador ganha o que ganha e trabalha menos do que um médico? Não tem um banheiro adequado para uso no HGG. O repouso dos médicos é inadequado e cheio de mofo. O secretário já esteve várias vezes lá e viu. Nada é novidade. A saúde não anda boa. Os médicos do ferreira fazem o que querem com respaldo do diretor. Me lembro do empenho do diretor do Pu que logo que assumiu resolveu de maneira adequada o problema de pediatras no finalde semana no pu e logo que saiu sairam junto com ele. Eu fui uma delas.
    A politicagem de forma errada é muita. O diretor do ferreira esta perdido. Não houve uma gestão tão ruim quanto a que esta agora. Cadê as ambulâncias da Fundação. Todos os serviços fora domicílio estão sendo feitos via RM.
    deixo aqui os parabéns pelo caráter e força de vc Carmem. Não esta sozinha. Já basta o que fizeram com nossa amiga e amigo no ano passado.
    Dr. Camila Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. Apoiadíssima. Trabalho na saúde, e sei que ninguém entra no Ferreira, só se conseguir passar por enfermeiras, porteiros e médicos, que dizem logo que não tem vaga. Aí então vamos deixar o paciente morrer por isso? Corredores vazios, esquemas médicos onde dependendo do dia, só fica um em seu horário, e ainda ganham "gratificação" de R$1500,00/1800,00, para atenderem, como cita a pediatra, 10 pacientes por plantão. Em alguns postos da Fundação, são cerca de 500 pacientes dia.Esse Ferreira não mudará nunca, estrelismo, negligência, omissão de socorro, e tudo com ciência do Ricardo Madeira e seus chefes de plantões. Chega na sala de administração do Pronto-socorro que você vai ver como trabalham....

    ResponderExcluir
  4. A cada dia fico mais estarrecido com o que fico sabendo dessa administração municipal.
    É uma vergonha o que acontece, pois ao invés da prefeita "nem te ligo" governar para o povo que a eleeu, governa para aparecer e para falar mal dos outros governos ( ela e seu digníssimo marido). A saúde vai de mal a pior, a educação etsá péssima, as promessas de governo não foram cumpridas ( como as casas, por exemplo ), entre outras coisas. E a digníssima e o seu marido vão para o rádio falar mal do governo do estado e de governos passados. Que moral têm essas pessoas para se referirem a casos que aconteceram no passado, como o avião da PF a que eles se referiram, e hoje, o que seria necessário para "pegar" essas pessoas que estão acabando com nossa cidade ? Um navio ?
    Em seus governos no estado, foram condenados como chefes de quadriha armada, e agora, acho que estão coordenando quadrilha desarmada ( pelo menos po enquanto, né ?, as coisas estão vindo à tona e não sabemos o que mais está po vir ).
    Tomem vergonha ! Campos está acabando a cada dia. Buracos, surto de dengue, pessoas em situação de risco, saúde vivendo o caos, e enquanto isso, a prefeita vai para a mídia dizer que tudo está perfeito.
    A população está vendo o que está acontecendo, vcs não vão conseguir passar que estamos vivendo num mar de rosas por muito tempo, pois acredito que a justiça pode demorar, mas um dia chega. Se não for a dos homens, será a de Deus, pois vocês tem muito o que pagar por tudo o que tem feito de mal por toda a vida de vocês !
    Povo de Campos, nós temos o poder.
    Acordem para o que está acontecendo.
    LUIZ SIRI

    ResponderExcluir
  5. Aí, quando a vereadora Odisséa, corajosamente sobe ao palanque, entrega uma rx da verdadeira saúde ao ministro, a prefeita faz cara feia, o bobão do marido dela também, e aqueles que defendem seus dois patrões na prefeitura dizem que errada é a vereadora. Fazer o quê? Esta é a nossa realidade. Cadê a grana do petróleo? Os shows continuam como antes (eles viviam falando mal na rádio e jornais deles) os shows das licitações faraônicas das super-obras (aquelas que rendem $$$) estão aí a todo vapor. mas a saúde...está morta!

    ResponderExcluir
  6. Tudo o que foi relatado pela Dras. Carmen e Camila são verdades, e não chega a 1/10 da realidade vivida pelos profissionais de saúde do município, porém é somente a ponta iceberg. A propaganda milionária e enganosa do governo municipal faz crer, aos mais desavisados, que a saúde em Campos é bem gerida e que o sistema funciona sem nenhum tipo de problema. Agora, se surgir alguma denuncia de má administração ou de falta de atendimento, a culpa é sempre do corporativismo dos profissionais de saúde (com isso justificam a terceirização da saúde) ou das administrações anteriores, nunca a culpa é dos atuais gestores da saúde. Antes que algum leitor argumente de que a questão não é só gestão, mas também falta de recursos, como é o caso em boa parte dos municípios do país, somos obrigados a recorrer aos números. Em 2010, foi destinada a saúde de Campos em torno de R$ 407 milhões. Para se ter uma ideia do volume de recursos, podemos comparar a cidade de Campos com a cidade de São Paulo, a mais rica do país, em termos per capita, no ano de 2010, Campos disponibilizou R$ 937,00 por pessoa, enquanto São Paulo R$ 398,00, ou seja, cada cidadão campista, teoricamente, teve quase duas vezes e meia mais recursos, na área da saúde, que um cidadão paulistano. Portanto, mais uma vez, teoricamente, o sistema se saúde pública de Campos dos Goytacazes, deveria se muito melhor que o da cidade de São Paulo, o que não é verdade, apesar de também ter os seus problemas, a saúde pública paulistana está anos luz a frente da nossa. Então o que falta? Em minha opinião, são vários os fatores que interferem, como por exemplo: total ausência de planejamento e gestão na área da saúde no município (a secretaria de saúde só atua por demanda, pressão ou apagando incêndio); os gestores serem nomeados somente por critérios políticas (não se analisa competência); ausência de transparência do gasto público (alguém sabe aonde e como foi gasto esses R$ 407 milhões em 2010?); ausência de metas de atendimento e fiscalização da aplicação dos recursos repassados as filantrópicas do município, pela prefeitura (somente em 2010, foram repassados mais de R$ 25 milhões, as quatro filantrópicas do município, não estou falando dos recursos do SUS, repassados pela prestação de serviço a população, estou me referindo dos recursos próprios da prefeitura); ausência de uma politica de saúde publica voltada para assistência básica, com a volta plena do PSF (pelo menos, incialmente, com o numero de equipes de quando foi fechado), e os postos de saúde nos bairros, funcionando plenamente, com profissionais, equipamentos e remédios e com poder de resolutividade (ao invés de ser um cabide de emprego e/ou escritório politico do vereador da área); que se invista na recuperação dos dois hospitais públicos da cidade, dando autonomia administrativa e financeira e que os gestores sejam nomeados por competência, e não por serem capachos dos Garotinhos ou bombeiros (a alcaidessa gosta muito de bombeiros). Enfim, poderíamos nos alongar bem mais, o que não é a intenção, nós só gostaríamos de ressaltar que não podemos ter só um olhar focal sobre a saúde em Campos, é necessário uma analise bem ampla, porque a solução é complexa e inter-relacionada, não se melhora as condições de saúde mexendo somente em um determinado ponto. Por fim deixo a seguinte pergunta. Porque a sociedade civil organizada de Campos (Será que existe, sem interesses escusos e atrelamento politico?), a imprensa independente (????), o Ministério Público, os Conselhos e Sindicatos das diversas categorias de profissionais de saúde, ainda se mantém apáticos aos desmandos e a incompetência na área da saúde no município de Campos dos Goytacazes?

    LOPES

    ResponderExcluir
  7. A saúde em Campos está uma vergonha mesmo, passei no concurso do PSF para o cargo de Técnico de Enfermagem e sei que existem contratados da minha área nas unidades básicas, inclusive em algumas que a prefeita convocou os cento e tantos ACS para trabalhar. Não entendo, se os ACS são o élo entre população e PSF, como pode a Prefeita chamar tantos agentes e apenas 3 equipes PSF que não supre nada! Povo atrasado quem vota nessa raça!!!

    ResponderExcluir
  8. É o governo da MAQUIAGEM.
    Muitos servidores trabalham em condições insalubres.
    Há dias que nem alcool ou desinfetante tem para que os EXPLORADOS faxineiros das firmas terceirizadas( a quem pertencem?)possam trabalhar em alguns postos de urgencia.
    Sem falar no calor INSUPORTÁVEL sem ar condicionado.
    Comida( SÓ ALMOÇO!) para plantonistas é arroz feijão e um tipo de carne .Verduras e legumes, NEM PENSAR, e o lanche é um pão duro torrado.

    ResponderExcluir
  9. Esta é a pior gestão do Hospital Ferreira Machado sim. Nâo há comando. Por outro lado os médicos estão se sentindo lesados porque a prefeita baniu acadêmicos de lá.Os médicos ficavam trabalhando em outro lugar e o acadêmico atendendo sem saber nada, só p bajular o médico,manter o status de Ferreira e não o chamar. Qdo chamavam, até o médico chegar o pac já havia morrido.Só quem já sentiu na pele isto com parente é que sabe como dói.Por ex, a especialidade de otorrinolaringologia no HFM em dias de sábado há um problema crônico.O profissional fica não sei onde e só é chamado por tel quando junta uns 10 pacientes, no mínimo.Isto pode levar horas.A população vem sofrendo há muito e o diretor não toma providências.
    Qto ao depoimento desta médica pediatra nas entrelinhas dá p perceber qdo fala em sala amarela.....que ela trabalha na UPA.Ela ainda diz que trabalha no HGG e no HFM.Precisa ter cuidado ao dizer isto pois a lei só permite 2 vínculos na área de saúde, mesmo que de contrato.....e, em todos os lugares ficam muitas pessoas esperando porque por ex, tem 4 médicos de uma determinada especialidade de plantão: 3 estão dormindo ou passeando e só 1 atende por vez.Todos os lugares, sem exceção, acontecem estes esquemas.Se cada um fizesse a sua parte, fizesse a medicina mais humanizada não haveria de se culpar só aos governos.Para ser médico tem que ter perfil!!!!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pra Carmem por seu depoimento. A saúde em Campos está realmente nas últimas. O ferreira Machado nunca tem vaga, nunca pode receber pacientes, tem serviço de otorrinolaringologia, oftalmologia, pediatria, cirurgia, clinica, ortopedia, mas não pode receber/atender a grande maioria dos pacientes encaminhados. Nunca possui vaga, sempre "lotados". E recebem a maior gratificação da rede. Gratificação esta, que até hoje não recebi corretamente, que vigora desde novembro e só começou a ser paga em janeiro, pela metade, tem mes que vem, tem mes que não, tem gente que recebe, tem gente que nao recebe. Deve ser um critério rigoroso para escolha. É muito bom vc estar com um paciente grave, em uma unidade isolada, precisando encaminha-lo para o ferreira e hgg e NINGUÉM aceitar este paciente e ele morrer na sua frente. E vc ainda ter que dizer pra familia que fez o que pode, mas vc não pode fazer nada pois tudo esta quebrado ou não existe mesmo. Isso, que fique claro, com todo o risco, pois nestas unidades não existe a menor segurança para exercicio da profissão, vc pode ser agredido e até morto numa situação destas, pois pra grande maioria das pessoas, a culpa é SUA. Quer dizer, não existe referencia nesta cidade.
    A população pena com a ausencia de um atendimento preventivo e básico, não tem onde fazer acompanhamento de problemas como HAS, diabetes, etc... não tem onde renovar suas receitas e acaba lotando serviços de urgencia. Então, o que acontece? Temos casos e mais casos de complicações decorrentes de doenças facilmente controláveis: AVC, Infarto, pacientes afastados por complicações diabéticas, etc. Com isso, faz-se necessário um atendimento complexo de emergencia...que não tem vaga. Com isso cria-se um serviço de emergencia em casa, que te atende e "cuida de vc" quando a bomba explode, mas na verdade, muita coisa poderia ser evitada se o dever de casa, a prevenção e acompanhamento estivessem sendo realizados. É revoltante. E quem ´paga é a populaçao que paga de todos os lados e também com sua saúde.
    Fala-se de esquemas, que dois atendem enquanto dois descansam. Faço um convite. Vá atender um volume de 50 pacientes ou mais em 2 horas e fique assim o dia inteiro, 24h, sem ter horario para descanso, pois na madrugada vc tb não pára. Depois disso me diga se consegue. Some a isso o salario ridículo que recebemos, cheio de descontos obscuros, variavel, atrasados, e a raiva da população que acha que o culpado por tudo isso é você que está lá com a cara na reta. Depois disso, me diga se realmente não existe perfil do profissional. Se não tem que ter muito amor pra tolerar isso.
    Sem contar com a política maravilhosa, com secretário, vereador e o diabo a quatro interferindo na sua conduta e atendimento em "prol" da população. Ninguém pode sair insatisfeito, se o paciente quer dar na sua cara é bom que abaixe a cabeça e permita, caso contrario a companhia administrativa do governo, em uma velocidade e eficiencia incriveis, te ligam querendo saber o que está acontecendo e te dizendo como é a maneira correta de se trabalhar. Ou então é melhor ir embora.
    É revoltante, é humilhante, é nojento.

    ResponderExcluir
  11. POIS E FERNANDO ACHO VALIDA AS DENUNCIAS TEEM QUE APURAR, AGORA DONA ILSAN E A APIC, APURE OS SEUS DESVIOS TB, APURE OS DESVIOS DE DR. ARNALDO NA EPOCA PREFEITO AFINAL CADE OS DEPOSITOS DOS FUNCIONARIOS CONCURSADOS QUE NÃO TIVERAM INSS E FGTS...CADÊ O DINHEIRO!! APURE VEREADORA ILSAN E ODISSEIA, FICARIA FELIZ AO VER ISSO!!! AH ADORARIA UMA CPI NOS 8 ANOS DE GOVERNO DO SR. LULA , FEZ CADA COISA!!1 DETALHES DETESTO OS GAROTINHOS... MAS QUERO TB VER ARNALDO E MOCAYBER NA DANÇA--DANÇA COM LOBOS

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião