sábado, fevereiro 19, 2011

SITUAÇÃO DO CAOPE DENUNCIADA NO MP

A injustificada desativação do CAOPE – unidade odontológica de tratamento a pacientes especiais – do Hospital Ferreira Machado e sua transferência anunciada, mas não consolidada para o Posto de Urgência de Guarús, foi denunciada, no Ministério Público, por Gianna Barcelos, que além de cidadã plena é titular do blog Reflexões. Confira:

Reflexões deixou um novo comentário sobre a sua postagem "EX-PREFEITO OPINA SOBRE MUDANÇA DO CAOPE": 

Caro Fernando Leite e extensivo ao Sérgio Mendes,

Já protocolei denúncia no Ministério Público Estadual e ontem mesmo recebi resposta por em@il do encaminhamento, que pode ser visto aqui: http://pensamentossubjetivos.blogspot.com/2011/02/ao-ministerio-publico.html e aqui: http://pensamentossubjetivos.blogspot.com/2011/02/ministerio-publico-federal-procuradoria.html, sendo esta última sem resposta ainda. 

Penso ser tutela de minorias, mas foi recebido como Tutela Coletiva por ser saúde pública.

Att
Gianna Barcelos

5 comentários:

  1. Caro sr. Fernando,
    não quero "viajar na maionese", mas como desse povinho do (des)governo tudo pode surgir, seria a retirada da Caope uma retaliação? Ou pelo fato da Caope não ter sido implantada por alguém do grupo?
    E quem garante que a Caope retornará?

    ResponderExcluir
  2. Parabens a Giana.
    Esse caso específico foi um desrespeito a população e aos profissionais que atuam no caope, e por extensão , a todos os profissionais não médicos que prestam um grande e importante serviço a saúde pública em nossa Campos.
    Importante para eles, os administradores, apenas o que diz respeito diretamente aos médicos.
    Esperam que aprendam a lição.

    ResponderExcluir
  3. Resposta do Promotor de Justiça: Dr Marcelo Lessa Bastos em 21/02/2011


    NÃO HÁ "DESMANDO ADMINISTRATIVO" NENHUM EM SE REORDENAR O ESPAÇO DE ATENDIMENTO DO HOSPITAL FERREIRA MACHADO, MORMENTE QUANDO O PRÓPRIO NOTICIANTE INFORMA QUE O ESPAÇO HOJE OCUPADO DARÁ LUGAR A UM PRONTO SOCORRO PEDIÁTRICO. NÃO CABE AO MINISTÉRIO PÚBLICO DESCER AO DETALHE DE ESCOLHER ESTE OU AQUELE LOCAL PARA O FUNCIONAMENTO DE DETERMINADO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÉDICO, O QUE É DE RESPONSABILIDADE DO SECRETÁRIO DE SAÚDE, ESTANDO JUNGIDO A SUA ESFERA DE DISCRICIONARIEDADE. A SUPOSTA INADEQUAÇÃO DO LOCAL NÃO PODE SER LEVANTADA COM BASE EM ACHISMO. APENAS UMA REPRESENTAÇÃO ORIUNDA DO SEGMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, COM DESTAQUE TÉCNICO E MÉDICO SERIA CAPAZ DE ATRAIR A ATENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO, DECOTADA QUALQUER QUESTÃO POLÍTICA NA RECLAMAÇÃO, POR NÃO SER ESTE O CASO, JÁ QUE A NOTICIANTE NÃO OSTENTA A QUALIDADE DE MÉDICA OU PROFISSIONAL DE SAÚDE, INDEFIRO A PRESENTE REPRESENTAÇÃO, SEM PREJUÍZO DE REAPRECIAR O TEMA, CASO PROVOCADO POR PROFISSIONAL DE SAÚDE OU ENTIDADE DE CLASSE REPRESENTATIVA, QUE DEMONSTRE E NÃO SIMPLESMENTE, ACHE, A INADEQUAÇÃO DO SERVIÇO. POR ORA, ENTÃO, IMPRIMA-SE, PROTOCOLIZE-SE E ARQUIVE-SE, NO PRÓPRIO ÓRGÃO. REMETA-SE CÓPIA AO SECRETÁRIO DE SAÚDE, E AO DIRETOR DO HOSPITAL FERREIRA MACHADO, APENAS PARA CIÊNCIA, DISPENSADA QUALQUER MANIFESTAÇÃO. MARCELO LESSA BASTOS - PROMOTOR DE JUSTIÇA.

    ResponderExcluir
  4. Comentários: Do Parecer do Ilmo Promotor de Justiça Dr Marcelo Lessa Bastos, depreendo que eu, como cidadã, em pleno gozo de meus direitos políticos, não tenho competência para arguir a legitimidade da transferência do CAOPE para PU de Guarus ou HGG porque não sou médica, e nem profissional da área de saúde. Porém, o mesmo não se recusa a reapreciar o tema caso seja provocado por profissional de saúde ou entidade de classe representativa.

    Que os Profissionais de saúde que atendem no CAOPE, ou entidade de classe representativa se pronunciem então.

    ResponderExcluir
  5. Nós podemos muito,nós podemos MAIS!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião