quarta-feira, fevereiro 16, 2011

O MISTÉRIO DAS PRAÇAS ESCONDIDAS

No último dia 8 deste mês, uma comissão da Frente Democrática, mais o pessoal do gabinete parlamentar da vereadora Odisséia Carvalho, PT, assessorados por uma engenheira, vistoriaram 20 praças, na cidade e interior, e uma rotatória que foi alçada a condição de praça também. Pelo menos, na placa indicativa de reforma e no preço contratado.

As praças conferidas foram Catulo da Paixão Cearense, Saturnino Braga, São Gonçalo, São Benedito de Goytacazes, São Sebastião, Poço Gordo, Campo Limpo, São Martinho, Esperanto, Lagoa de Cima, Parque Prazeres, Custodópolis, Lebret I e II, São Cristóvão, Luiz Gualda, Tamarindo, João XXIII e a tal rotatória, na confluência das ruas Silva Arcos, Rodrigues Peixoto e Mariana Barreto, no parque Maria Queiróz.

Das obras visitadas, 4 estavam concluidas e em bom estado: Saturnino Braga, São Martinho, Lebret II e a rotatória atrás do SENAI. Neste último caso, a placa com informações sobre a reforma foi retirada.

Nas demais, em apenas uma foi verificada a presença de trabalhadores em atividade e sinais visíveis de obra em andamento, na praça de São Gonçalo, em Goytacazes.

Na Luiz Gualda, no parque Leopoldina, segundo moradores da área próxima, a empreiteira deu a obra por terminada, embora o piso não esteja completo e não haja plantas nos canteiros.

Em todas as outras, as obras estão completamente paradas há, pelo menos, dois meses, conforme depoimentos de vizinhos e a voz geral que é que a interrupção do serviço deve-se a falta de pagamento por parte da prefeitura.

Considerando as praças que ainda ostentam placas, 12, com dados sobre a empreiteira, preço da obra e tempo de execução previsto, conforme determina a lei, foi totalizado o valor de 4 milhões 351 mil 658 reais e 20 centavos.

Algumas reformas chamam a atenção pelo preço, como é o caso da praça de São Sebastião, orçada em 792 mil, 819 reais e 45 centavos. Há outras de valores elevados, considerando a área de intervenção.

No blog da Frente Democrática (camposnafrente.blogspot.com), esta matéria estará disponível, a partir de amanhã, com o devido registro fotográfico e a tabela com o preço da obra por metro quadrado.

3 comentários:

  1. Essas praças são uma mina de ouro.Aliás,REFORMAR é com esse governo mesmo.
    Reformar dá mais para di$façar!
    Será que o MP precisa ser provocado sempre?
    QUE É ISSO?
    Mas nem provocando ..., vide o caso meninas de guarús:MAIS DE ANO e NADA!
    Que descrédito!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião