sexta-feira, fevereiro 25, 2011

LIRA GUARANY TEM NOVO PRESIDENTE


A sociedade musical Lira Guarany é uma de nossas bandas centenárias. Sua certidão de nascimento é de 22 de outubro de 1893. A origem das bandas de música, via de regra, está associada a movimentos de lutas dos trabalhadores. Daí os nomes de Conspiradora, Operários Campistas e outras.

A nossa Lira Guarany tem, agora, novo presidente. Trata-se do subtenente bombeiro, Ésio. 

16 comentários:

  1. Vida longa às liras.
    E por citá-las, até qdo perdurará na praça São Salvador aquela visão de um prédio tão belo como o da Lira de Apolo numa situação tão caótica e deprimente?
    Tambem o que esperar de uma cidade que destroi a principal praça da cidade ( a praça São Salvador, citada anteriormente)?
    Por que não preservar o antigo e fazer o novo em outro local?
    Paris transita perfeitamente entre o antigo e contemporaneo.
    A praça São Salvador reformada é uma mácula sem tamanho para a cidade de Campos como o é em outro contexto a demolição do antigo trianon.
    Campos hoje poderia ter o trianon antigo e o atual como TAMBEM a praça antiga e , EM OUTRO LOCAL, a arquitetura da atual que é horrível no contexto em que foi inserida , por mais que realce a arquitetura dos prédios circunvizinhos.
    Faça uma pesquisa entre os campistas:a INSATISFAÇÃO é enorme.

    ResponderExcluir
  2. Interessante !!! Parece que o atual Secretário de Cultura,não tem competência de convencimento a Prefeita Rosinha Garotinho.Cadê o Governo da mudança ? Continua com os mesmos Shows no Farol do Governo anterior e não consegue resgatar a Cultura local,como por exemplo essas bandas centenárias da nossa cidade.Sabe qual é o nome certo para este desmando? ( INCOMPETÊNCIA ),mas dinheiro pra investir na galera que compõe o seu grupo particular de teatro pra fazer cursos de qualificação teatral,tá sobrando dinheiro e o pior é que a Prefeita sabe disso tudo.Parece que existe algo no ar( Rosinha tem respeito além do limite pelo Secretário de Cultura Orávio e por outro lado,parece que Orávio tem um medo fora do limite de Rosinha Garotinho.Isso parece até acordo.Será?

    ResponderExcluir
  3. A atual diretoria da lira gurany, conseguiu uma virada caiu uma ditadura de mias de 30 anos sob o comando do ex presidente de fato Walter bucau, também conhecido como Walinho, que preposicionado, pela diretoria via Minitério Publico, teve que abrir eleição para diretoria, 2010/2012, Waltinho , marrento, não teve outra alternativa a não ser entregar seu posto de ditador, boa sorte para sob tenente Esio que músico e não pode decepcionar, seus colegas de estante. (BARULHO CAVALHO)

    ResponderExcluir
  4. Estamos todos de parabéns, Esio Ribeiro do Amaral (sub-tenente bombeiro) é o atual Presidente da Corporação Musical Lyra Gurany, trabalhou muito junto ao Ministério Publico para tombar uma ditadura de mais de 40 anos, a sociedade tem novo ambiente social, os ensaios estavam parados a mais de 5 anos, esta marcado para o dia 17/03/2011 as 20.00 horas o primeiro ensaio da gestão Esio (UM LUTADOR), teve que dar chupeta ao ex presidente Waltinho (plano de saúde para uma de suas filhas) para ter a pose e não se dispor na justiça. Ass. Crementino Salvador.

    ResponderExcluir
  5. O MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, NÃO SE PREOCUPA COM A CULTURA "BANDA CENTENÁRIA", TRIBUTA COM :IPTU, ISS, E EXECUTA OS DÉBITOS. NÃO VAMOS ESPERA NADA DO MUNICÍPIO EM RELAÇÃO DE INVESTIMENTO, ASSISTÊNCIA TÉCNICA, ORIENTAÇÕES, APOIO, A SOCIEADE MUSICAL OPERÁRIO CAMPISTA É A PRIVILEGIADA, QUE TEM APOIO DO MUNICÍPIO, NINGUÉM ESTA PREOCUPADO COM CULTURA VEREADORES FICAM MUDANDO NOME DE RUAS PORÉM NÃO SE PREOCUPAM, COM A CULTURA DA CIDADE PORQUE NOME ANTIGO DE RUAS LAMBEM FAZ PARTE DA CULTURA DA CIDADE.

    ResponderExcluir
  6. O CARNAVAL TEM ÉPOCA PRORIA ISTO É CULTURA NACIONAL.
    O município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro teve uma programação de Carnaval fora de época ( dia 29 de março). Essa questão virou uma discussão em Campos, e cidadãos da cidade estão revoltados com a distribuição de dinheiro para a realização do carnaval fora de época, dizendo que "o dinheiro do povo não é capim". Em comentários enviados para "blogueiros" de Campos, moradores estão criticando muito a atual prefeita da cidade, Rosinha Garotinho, reclamando da falta de fiscalização por parte do legislativo, permitindo irregularidades explícitas, e ainda pedem para que a "Srª prefeita abra o olho, e tenha dó dos campistas!". (NÃO DÃO BOLA PARA A CULTURA DO CARNAVAL, IMAGINE PARA BANDA DE MUSICA CENTENÁRIA”

    ResponderExcluir
  7. Orlando Fabricio Duarte21 de abril de 2011 às 20:20

    Amigos Campistas

    Li atentamente aos comentário acima e com total conhecimento de causa venho informar:

    1) A Lira Guarany hoje tem uma Diretoria toda composta de musicos formados na propria Banda;

    2) As mudanças na estrutura da Banda já podem ser vistas, tais como pintura, reformas e volta dos ensaios;

    3) Toda transição da gestão anterior, ex-Presidente Walter Bolckau, foi acompanhada pelo Ministerio Publlco Estadual - Dr. Marcelo Lessa e posso afirmar sem medo de errar que não houve a tal "chupeta" acima descrita, que por se tratar de um termo chulo, inadequado para as pessoas que lidam com a cultura, vai ser evitado. A Diretoria atual respeita o Sr. Walter Bolckau, respeita a historia e atuação de seu Pai Willes a frente da Banda.

    Por fim, que fique muito claro que a Banda Lira Guarany é uma construção centenária de muitos musicos de Campos e hoje voltou às mãos do musicos.

    Tenho dito.

    Obrigado.

    Orlando Fabricio Duarte

    ResponderExcluir
  8. Hellem Escobar disse...
    Ao Sr. Aluisio e a todos

    Sabemos que o Sr. Aluisio foi peça importantissima na revitalização da Lira Guarany.

    ResponderExcluir
  9. Todos elogiam a gestão Esio Amaral, tranformou em pouco tempo o ambiene da Gurany, demostrou em um mural , planilha financeira, que podemos ver os valores dos alguéis que são pequenos. Com mão de ferro Esio esta tranformando a sociedade.

    Ass Salvadora Escobar.

    ResponderExcluir
  10. Povo de campos.
    A renovação da diretoria da Corpração musical Lira Gurany, sem dúvida foi triunfante, no entanto toda orientação para a retomada teve um guia e conselheiro que devemos agradecer: ( o ex diretor da Conspiradora Sr. ALUISIO NEVES DE OLIVEIRA).
    Ass.Edson Ribeiro.

    ResponderExcluir
  11. Hermes Cunha, ex presidente da Operários Campista, foi derrotado nas urnas da sociedade, por não prestar conta de verbas de subvenções, pagas pelo Municipio , inconformado , Hermes Cunha fundou um sociedade musical denominada "Banca Sinfonica Hermes Cunha", com 40 músicos e intrumentos de ultima geração.
    Ass. Maria Santana de Souza.

    ResponderExcluir
  12. Na noite de 12/05/2011, o presidente da Gurany ,Tenente Esio Amaral ,deu pausa nos ensaios para dizer aos músicos que sera renovado o estatuto da Lira Gurany, explicou para adquar o estatuto a lei 10.406/2002, a sociedade passara a ser associação ,que os músicos e diretores não poderão ser remunerados, sera criados fundos de no maximo de 20% da arrecadação para atender saúde educação e ajuda de custo dos músicos e que o estatuto antigo não permite a participação de militares nos quadros de associados , com a nova alteração isso vai ser possível , dependendo de aprovação da diretoria que sera reunida .Publcou em um jornal local a convocação de assembléia extraoridinária.
    Por Aluisio Neves de Oliveira

    ResponderExcluir
  13. O Estado do Rio de Janeiro em 2008 aprovou uma lei nº 5215/2008 que transforma as bandas de música centenárias em patrimônio cultural.

    Art. 1º – Fica considerado patrimônio cultural do Estado do Rio de Janeiro o conjunto de Bandas de Música Civis Centenárias em atividade.

    Art. 2º – Para fim do disposto na presente Lei , considera-se Banda de Música Civil , toda entidade musical ,constituída sem fim lucrativo ,que contribui para a formação cultural e divulgação da arte em todo território fluminense.

    ResponderExcluir
  14. Povo Campista:
    Estamos todos de parabéns, a nossa prefeita Rosinha Garotinho e o Secretário de Cultura em suas gestões, estão revitalizados as Bandas Centenárias de nossa Cidade.Projetos para sempre natal, para ver a banda passar, estão renovando o entusiasmo dos músicos.

    ResponderExcluir
  15. O presidente Ésio Amaral (Na comemoração dos 118 anos da Lira Gurany) fazendo sinal de positivo ao vice presidente João Carlos Rosa). Outras festas de comemoração de aniversário da Lira Gurany virão e torcemos para que essa dupla tenham vida longa para continuarem seus trabalhos. Certamente que muitos queriam e querem esta nos seus lugares , mas como diz o poeta não existe dois Peles duas Xuxas dois Biais, dos Lulas duas Rosinha Garotinho...

    ResponderExcluir
  16. Obrigado Dr. Fernando Leite , não "censura" e publica o que eu escrevo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião