segunda-feira, fevereiro 21, 2011

CAOPE "EM OBRAS": ATÉ QUANDO?

A foto da Paula mostra o CAOPE cercado de tapumes, fechado com cadeado

O desmonte do CAOPE – Centro de Assistência Odontológica a Pacientes Especiais – e sua anunciada transferência do Hospital Ferreira Machado para o PU de Guarús vêm inquietando a sociedade. Há uma estimativa que 6 mil pacientes são dependentes deste tratamento especializado.

Recebo e reproduzo este comentário que dá bem a dimensão funcional  desta unidade. Repare que o tamanho social do CAOPE é inversamente proporcional ao comportamento do governo municipal sobre a questão.

Lei e se manifeste:

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "EX-PREFEITO OPINA SOBRE MUDANÇA DO CAOPE": 

OBS: Recebi esta mensagem e estou repassando como pediram...!!!!!!!!!!!!!!!!!! 


O CAOPE (Centro de Assistência Odontológica a Pacientes Especiais) funciona há 17 anos no Hospital Ferreira Machado em Campos dos Goytacazes/RJ. 

Sabemos do comprometimento da equipe e da preocupação e cuidado que esses profissionais têm com seus pacientes. 

Se as pessoas (Rosinha, por exemplo), tivessem se colocado no lugar dos familiares desses pacientes, não teriam tomado uma atitude dessas.

Estão querendo fazer uma obra no PU de Guarús para abrigar provisoriamente o CAOPE, obra esta que ainda não começou e para daqui há alguns meses ou anos, a obra do HGG começar. O HGG segundo eles, será o local definitivo do Caope.

O CAOPE precisa da estrutura de um grande hospital para funcionar já que atende 
pacientes com HIV, seqüelas de AVC, Hepatite C, Tuberculose, Paralisia Cerebral, seqüelas de meningite,Cardíacos, Deficiente físicos, Deficientes Visuais, Diabéticos, Hipertensos, Hemofílicos,etc...etc...etc e esse hospital tem que ser o HFM!!!

No caso deste último, a situação ainda é mais complexa já que o paciente hemofílico precisa de medicações antes do procedimento dentário e essas medicações são oferecidas pelo hemocentro, que logo, se situa dentro do Hospital Ferreira Machado e não no PU de guarús ou HGG. 

A situação é muito mais complexa do todos imaginam. Desejo profundamente que outras pessoas abracem essa causa nobre a favor dos pacientes especiais de Campos e cidades vizinhas.


O CAOPE hoje, atende a várias cidades, dentre elas: Rio das Ostras, Italva, São Fidélis, Itaperuna, Macaé, Conceição de Macabu, São Francisco, São João da Barra, Natividade, Carapebus, Bom Jesus do Itabapoana, Quissamã, etc.

Que haja uma luz no fim do túnel!!!!!!!!!!!

Segundo informações de pacientes, o CAOPE atende a várias instituições de Campos como: APAE, APOE, APAE, Projetos Municipais, Abrigo João Viana, Hospital Henrique Roxo, CRA, CTA, DST/AIDS, e também instituições de outras cidades.

OBS: A foto que ilustra o texto é uma colaboração da Paula Oliveira e o comentário é de um leitor anônimo.

8 comentários:

  1. Acabo de ler que a equipe do Caope consta de cinco dentistas qualificados para o diferencial no atendimento, um clínico geral, uma psicóloga, uma fonoaudióloga, um anestesista e ainda três auxiliares bucais de saúde. Gostaria de saber se o Sr. Ricardo Madeira agiria da mesma forma se fossem 5 MÉDICOS ao invés de dentistas!!!!

    ResponderExcluir
  2. COMO ASSIM?
    Paralizam um programa dessa importancia alegando obras para fins outros?
    Óbvio que o desejo é acabar com o programa, não fosse isso teriam planejado primeiro um lugar adequado para o mesmo ENQTO as obras fossem executadas.Aliás o Ricardo Madeira afirmou que neste local passará a funcionar pediatria.
    Será que não dá LUCRO ¨autoridades¨?
    Cadê o Conselho de Classe?

    ResponderExcluir
  3. Essa foi a resposta do Sr Marcelo Lessa à denúnica feita ao ministério público pela blogueira Gianna Barcelos :
    "NÃO HÁ ``DESMANDO ADMINISTRATIVO`` NENHUM EM SE REORDENAR O ESPAÇO DE ATENDIMENTO DO HOSPITAL FERREIRA MACHADO, MORMENTE QUANDO O PRÓPRIO NOTICIANTE INFORMA QUE O ESPAÇO HOJE OCUPADO DARÁ LUGAR A UM PRONTO-SOCORRO PEDIÁTRICO. NÃO CABE AO MINISTÉRIO PÚBLICO DESCER AO DETALHE DE ESCOLHER ESTE OU AQUELE LOCAL PARA O FUNCIONAMENTO DE DETERMINADO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÉDICO, O QUE É DE RESPONSABILIDADE DO SECRETÁRIO DE SAÚDE, ESTANDO JUNGIDO A SUA ESFERA DE DISCRICIONARIEDADE. A SUPOSTA INADEQUAÇÃO DO LOCAL NÃO PODE SER LEVANTADA COM BASE EM ACHISMO. APENAS UMA REINVINDICAÇÃO ORIUNDA DO SEGMENTO DOS PROFISIONAIS DE SAÚDE, COM DESTAQUE TÉCNICO E MÉDICO, SERIA CAPAZ DE ATRAIR A ATENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO, DECOTADA QUALQUER QUESTÃO POLÍTICA NA RECLAMAÇÃO. POR NÃO SER ESTE O CASO, JÁ QUE A NOTICIANTE NÃO OSTENTA A QUALIDADE DE MÉDICA OU PROFISSIONAL DE SAÚDE, INDEFIRO A PRESENTE REPRESENTAÇÃO, SEM PREJUÍZO DE REAPRECIAR O TEMA, CASO PROVOCADO POR PROFISSIONAL DE SAÚDE OU ENTIDADE DE CLASSE REPRESENTATIVA, QUE DEMONSTRE, E NÃO SIMPLESMENTE ACHE, A INADEQUAÇÃO DA REMOÇÃO DO SERVIÇO. POR ORA, ENTÃO, IMPRIMA-SE, PROTOCOLIZE-SE E ARQUIVE-SE, NO PRÓPRIO ÓRGÃO. REMETA-SE CÓPIA AO SECRETÁRIO DE SAÚDE E AO DIRETOR DO HOSPITAL FERREIRA MACHADO, APENAS PARA CIÊNCIA, DISPENSADA QUALQUER MANIFESTAÇÃO. MARCELO LESSA BASTOS - PROMOTOR DE JUSTIÇA".

    Agora eu pergunto: tem que ser médico pra saber que isso é um absurdo?
    Pra isso que serve o Ministério público pra dizer que estamos de achismos?
    Quer que os profissionais denunciem? Pra serem perseguidos, transferidos e sofram mais desrespeitos?
    É,realmente no dos outros é refresco!!!!

    ResponderExcluir
  4. Resposta do Promotor de Justiça: Dr Marcelo Lessa Bastos em 21/02/2011


    NÃO HÁ "DESMANDO ADMINISTRATIVO" NENHUM EM SE REORDENAR O ESPAÇO DE ATENDIMENTO DO HOSPITAL FERREIRA MACHADO, MORMENTE QUANDO O PRÓPRIO NOTICIANTE INFORMA QUE O ESPAÇO HOJE OCUPADO DARÁ LUGAR A UM PRONTO SOCORRO PEDIÁTRICO. NÃO CABE AO MINISTÉRIO PÚBLICO DESCER AO DETALHE DE ESCOLHER ESTE OU AQUELE LOCAL PARA O FUNCIONAMENTO DE DETERMINADO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÉDICO, O QUE É DE RESPONSABILIDADE DO SECRETÁRIO DE SAÚDE, ESTANDO JUNGIDO A SUA ESFERA DE DISCRICIONARIEDADE. A SUPOSTA INADEQUAÇÃO DO LOCAL NÃO PODE SER LEVANTADA COM BASE EM ACHISMO. APENAS UMA REPRESENTAÇÃO ORIUNDA DO SEGMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, COM DESTAQUE TÉCNICO E MÉDICO SERIA CAPAZ DE ATRAIR A ATENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO, DECOTADA QUALQUER QUESTÃO POLÍTICA NA RECLAMAÇÃO, POR NÃO SER ESTE O CASO, JÁ QUE A NOTICIANTE NÃO OSTENTA A QUALIDADE DE MÉDICA OU PROFISSIONAL DE SAÚDE, INDEFIRO A PRESENTE REPRESENTAÇÃO, SEM PREJUÍZO DE REAPRECIAR O TEMA, CASO PROVOCADO POR PROFISSIONAL DE SAÚDE OU ENTIDADE DE CLASSE REPRESENTATIVA, QUE DEMONSTRE E NÃO SIMPLESMENTE, ACHE, A INADEQUAÇÃO DO SERVIÇO. POR ORA, ENTÃO, IMPRIMA-SE, PROTOCOLIZE-SE E ARQUIVE-SE, NO PRÓPRIO ÓRGÃO. REMETA-SE CÓPIA AO SECRETÁRIO DE SAÚDE, E AO DIRETOR DO HOSPITAL FERREIRA MACHADO, APENAS PARA CIÊNCIA, DISPENSADA QUALQUER MANIFESTAÇÃO. MARCELO LESSA BASTOS - PROMOTOR DE JUSTIÇA.

    ResponderExcluir
  5. Comentários: Do Parecer do Ilmo Promotor de Justiça Dr Marcelo Lessa Bastos, depreendo que eu, como cidadã, em pleno gozo de meus direitos políticos, não tenho competência para arguir a legitimidade da transferência do CAOPE para PU de Guarus ou HGG porque não sou médica, e nem profissional da área de saúde. Porém, o mesmo não se recusa a reapreciar o tema caso seja provocado por profissional de saúde ou entidade de classe representativa.

    Que os Profissionais de saúde que atendem no CAOPE, ou entidade de classe representativa se pronunciem então.

    ResponderExcluir
  6. O detalhe é que as obras abrigarão a pediatria.
    Acabaram com o CAOPE?
    POR QUE?
    MP, estamos esperando as medidas cabíveis para o caso.

    ResponderExcluir
  7. O senhor promotor alega que a denunciante é leiga.
    Se apenas os especialistas puderem denunciar teremos justiça?
    O que o nobre promotor deveria fazer é convocar tanto técnicos como a prefeitura e não arquivar a denuncia.
    Vivemos ou não num estado de direito senhor promotor?
    O cidadão pode exercer ou não seu direito constitucional de recorrer a justiça?
    Precisamos saber!

    ResponderExcluir
  8. O diretor do CAOPE, Dr. Nelson Cordeiro dos Santos, entregou o setor para os poderosos do Garotinho sabendo do risco que os pacientes irão correr fora do HFM.
    Uma vergonha...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião