segunda-feira, janeiro 03, 2011

RESGATE DA VERDADE

O jornalista Sérgio Mendes, ex-prefeito de Campos, gestão 1992/1996, encaminhou ao blog o texto que segue abaixo, com revelações sobre o período em que governou o Município.

Entre outras curiosidades, Sérgio revela uma manobra, que envolveu alguns membros de seu governo, para evitar o pagamento, em dia, dos salários do último mês – dezembro de 1996.

Eis o relato:

RESGATE DA VERDADE

Alguns anos se passaram, 15 precisamente, e evitei abordar este assunto, em que o deputado sub-júdice Anthony Garotinho me acusa, como é de seu feitio, de que fiquei devendo compromissos do nosso governo, ao sair. Assumimos a PMCG em 1993 e terminamos o nosso mandato em 1996. Na época a arrecadação média anual era de 75 milhões, nos quatro anos correspondeu a 350 milhões - hoje temos 5,5 milhões por dia -.

No primeiro dia do nosso governo, nos deparamos com uma série de dívidas herdadas da sua administração, como inúmeras obras para pagar, creches e escolas, onde prédios foram inaugurados, porém  estavam sem móveis, sem pessoal, sem crianças. Fiquei um ano sem receber royalties do petróleo, porque ele havia acordado, com a petrobrás, a antecipação destes recursos.

Tínhamos, em torno de 5 mil funcionários terceirizados que no último dia de seu governo ele encerrou os contratos e deixou para que eu recontratasse, assim o fiz sob pena de paralisar a máquina pública, e no dia 10 de janeiro de l993 paguei os seus respectivos salários que 
estavam sem receber desde dezembro.

Em nenhum momento da nossa administração alardeei estas ações, pois sempre entendi que tinha sido eleito para resolver os problemas que estavam postos, e não para fazer teatro público, tentando denegrir a imagem de meu antecessor.
    
Em 1996, na minha sucessão, não fiz campanha, nem votei neste cidadão. A bem da verdade anulei o meu voto. Paguei um preço alto por isto, mas nunca me arrependi. Durante a campanha, a nossa administração o teve como o opositor mais ferrenho, apesar de na época, ele ocupar a presidência do meu partido, o PDT.

Assim que começou o seu segundo governo, ele intensificou esta campanha contra tudo que eu havia feito. Afirmou em todos os veículos de comunicação de que eu havia atrasado os salários de dezembro, só que ele não disse, que faltando poucos dias para terminar o meu mandato, ele "convenceu" algumas pessoas do nosso governo - área fazendária - de que" não teríamos"  recursos para pagar aqueles compromissos finais. Veja bem, eu não o apoiei, não votei nele, estes cidadãos no afã de agradar o novo chefe, fizeram o seu jogo: cartada final! 

Só que ele não diz, que novamente demitiu mais de 4000 mil funcionários que trabalha-
vam na PMCG. Se pegarmos os jornais da época vamos observar que em março de 1997, o então prefeito de plantão, já anunciava um grande pacote de obras.

Fico estupefato com a sua "capacidade administrativa", apenas três meses depois do caos anunciado, já havia sanado os problemas e já ia iniciar as obras. Eta competência danada.
      
Em l997 eles abriram uma CPI - política, diga-se de passagem, tanto que o tempo provou - me fazendo inúmeras acusações de malversação do dinheiro público. Encaminharam o relatório para o TCE, para o ministério público, não sei porque para todos prefeitos da região - da época -, todos presidentes de câmaras, todos deputados estaduais e federais, também eleitos na região, enfim, acho que ele conseguiu seu intento com isto. Alguns anos se passaram, fiscais do TCE, aqui estiveram inspecionando as obras, e nada, absolutamente nada foi encontrado que desabonasse a minha conduta pública. Moral da história: minha conta voltou aprovada pelo TCE, e posteriormente por unanimidade na câmara de  vereadores, inclusive  com o voto de alguns que na época abriram a CPI  política contra mim.
    
Acho que devia esta satisfação a opinião pública. Longe de mim ter a pretensão de ser arauto de qualquer coisa, o que quero simplesmente é o resgate da verdade.  No mais vamos seguir em frente, e continuar no trabalho de acompanhar e fiscalizar o atual governo da prefeita sub-júdice Rosinha GAROTINHO, que tem por dia 5,5 milhões, quer eles queiram ou não. Saudações democráticas!

Sérgio Mendes

10 comentários:

  1. Por que esperam tanto para denunciar tantos abusos da parte do nanico moral?

    ResponderExcluir
  2. Seu blog virou porta voz dessa criatura? Dá um tempo! Fernando.

    ResponderExcluir
  3. A história, um dia, vai fazer justiça a Sérgio Mendes. Não fez ainda, porque ele não se dispôs a contar a história integral do seu governo, as tentativas de ingerência de Garotinho e porque elas foram rechaçadas.A história merece vir à tona.

    ResponderExcluir
  4. Tb acho que a história deve fazer justiça ao Sérgio.Me lembro bem de seu governo .
    Suas contas, não sei, cabe a justiça julgar,mas grosso modo, como povo, me lembro que se falava que levou seu primeiro ano apenas pagando o que o nanico moral deixou pndente o que ninguem pode duvidar em se tratando do nanico.
    Sempre educado com seus adversários,o Sergio foi o prefeito que possibilitou o heliporto de Farol, e o shopping estrada,dando mostra que governou pensando no futuro da cidade.
    Não ter se pronunciado por 15 anos , isto sim , para mim é imperdoável.Quem cala nesse caso, aprova.

    ResponderExcluir
  5. Só uma pergunta par o Sr Sergio mendes. Vc é o que do empreiteiro guilherme Tucun? Isso basta para vc ?

    ResponderExcluir
  6. Sérgio Mendes e Cia.Campos merece mais.
    E repito, se possivél, não atrapalhem o atual governo, nesta de querer o poder a todo custo vocês prejudicam Campos.

    ResponderExcluir
  7. Enquanto só a Viúva está perdendo,,,os nossos governantes vivem nababescamente,, porém quando um fica com o pedaço do outro é que aparece uma parte da "estória". Nesse filme não há Mocinhos,,,muito pelo contrário!!Sérgio sua parte está com o seu Primo Guilherme Freire (TUCUM).Se o Sr. quer contar alguma coisa depois de 15 ANOS,, conte pelo menos a VERDADE!!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber quem paga as contas deste rapaz(SM). O que ele faz na vida e quais são os seus negócios na Bahia? Quanto a esse rapaz das 17.19h,apenas uma pergunta: já recuperou sua carteira da OAB?

    ResponderExcluir
  9. É podridão por toda parte.
    Um pacto de silencio de 15 anos e agora quer contar o quê?
    Guilherme da Tucum de um lado...chefe de quadrilha de outro e NÓS , população temos que aguentar TANTA IMPUNIDADE graças a quê $enhores do MP???????????????????

    ResponderExcluir
  10. SERGIO MENDES, CONHECE GUILHERME DA TUCUN, TANTO QUANTO O GAROTINHO. NÃO TEM ANJO E NEM ARCANJO.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião