domingo, janeiro 23, 2011

A FARSA DO CANAL

Flagrante da obra, no ano de 1844

O canal artificial Campos Macaé é o segundo em extensão no mundo, com 106 km. Só fica atrás do canal de Suez, que liga os mares Mediterrâneo e Vermelho, com, aproximadamente, 163 km.

O início de sua obra data de 1837, início do Segundo Império e para a empreitada foi utilizada em larga escala o braço escravo. O canal navegável, com 15 metros de largura, era, na verdade, uma hidrovia e servia para escoamento da produção regional, sobretudo, o açúcar.

Pois bem, uma minúscula fração desse canal, equivalente a três quarteirões, mais precisamente entre a rua Formosa e avenida 28 de Março, está cercado por tapumes, onde a Prefeitura de Campos promove uma obra de maquiagem, puro paisagismo, ao preço inicial de 18 milhões de reais, já aditivado em pelo menos, mais 2 milhões e 600 mil reais.

A intervenção do Poder Público não provocará qualquer alteração no curso d’água, vazadouro de esgoto in natura, em pleno centro urbano. O cheiro fétido característico do canal permanecerá depois da obra concluída, sabe-se lá quando. É mais ou menos como comprar sapatos novos para pés sujos.

O mais curioso não é a atitude do governo municipal em realizar uma obra dessa. Cada um é o que é. Esse governo é isso mesmo. É a sua natureza, o seu signo: ponte feia, casas frágeis, cabrestos sociais e maquiagem para impressionar.

O que inquieta é a passividade da sociedade e seus aparatos de controle que assistem silentes essa farsa burlesca. 

16 comentários:

  1. O TCE ta com eles.relaxa fernando....

    ResponderExcluir
  2. Volto a mesma pergunta Fernandinho ,onde estava vc na época da quadrilha,dos desvios de milhões.Não era nacido ?

    ResponderExcluir
  3. Onde está o TCE?
    Onde está o MP rj?
    Onde está o MP Federal?
    Onde está a SOCIEDADE CIVIL?
    Não existem , é i$$o?
    O descaso com a coisa TEM LIMITAES SENHORES.
    O povo NÃO AGUENTA MAIS...e qdo a represa está cheia...

    ResponderExcluir
  4. "Infelizmente, aconteceu hoje em Campos mais um exemplo do despreparo por parte dos profissionais que trabalham nas delegacias. Após ser agredida pelo marido, uma senhora foi à Delegacia fazer a ocorrência e lá foi recebida por um funcionário que a convenceu de que o melhor seria não registrar a agressão. Isso é um absurdo. Daí a importância de termos em nosso município uma Delegacia Especializada no Atendimento às Mulheres.
    Essa foi apenas uma denúncia que recebi; e quantos outros casos ficam omissos?
    Essa decisão do Supremo só agrava ainda mais a impunidade.
    Não podemos nos calar! "Post do Blog da Vereadora Odisséia-postaremos em todos os blogs-já que ela não quis postar no seu a nossa defesa.Nos chama de despreparados sem sair de seu gabinete cheiroso e arrumadinho,para apurar as denúncias recebidas,partindo do princípio antidemocrático de que todos são farinha do mesmo saco.Não somos não,as denúncias de violência domésticas só não são registradas quando a denunciante,por todas as mazelas que as impede de denunciar,são mais fortes que sua indignação.E a senhora vereadora que se diz defensora das mulheres embora desconheça qualquer atitude digna de registro dessa defesa,deveria saber que na maioria das vezes a denunciante até vai à delegacia mas não registra a queixa pq legisladores como a senhora ainda não deram conta de legislar a favor delas,e quando há lei,vcs não estão lá para fiscalizar sua aplicação.A senhora já veio á delegacia,visitou o espaço de atendimento a essas mulheres?E a senhora fez o que mesmo?Nada!Nada!E agora quer passar a sua irresponsabilidade para nós?Denúncia deve ser apurada,senhora,e não usar disso para fazer política sentada em seu gabinete.Vamos procurar nossos advogados e sindicato,exigimos desculpas no blog da mesma forma que fomos insultados.Falta de ética e respeito pelo outro.O anonimato é por causa da profissão,não por omissão.

    ResponderExcluir
  5. Volto ao spaço democrático dos comentários para disponibiizar para a vereadora Odisséia o sacrossanto direito de resposta.
    Ah, aproveito para abordar o comentário do Robertinho, das 13:04h: pela sua lógica as quadrilhas de antes tinham que ser combatidas, mas as de agora não devem ser molestadas.
    Fernando Leite

    ResponderExcluir
  6. A época da quadrilha é agora. O chefe anda solto por aí e esta indo em direção a Brasília, pra formar com muitos tão venais ,lesivos e perniciosos e perículosos quanto ele. Vai ser feliz no jogo político e não poderá manter sua felicidade junto ao seu grande amor.
    Tranquilo, tem muita gente que ficará feliz com suas estadas na distante capital.

    OBS: Ao pessoal da maldade.É de Campos que estou falando, "sua cidade, seu amor" ...

    Pedro Terra

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante, eu já conhecia a história mas, assim com riqueza de detalhes, não parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Afinal o que foi feito nesse valão nos governos passados que supere o que se faz hoje? Aproveito para denunciar mais um buraco na cidade, esse se encontra instalado em custodópolis tem 1mt de diâmetro de profundidade não parei pra ver,a sinalização é um improviso de galhos feitos pela populaçao de Campos minha cidade meu amor. Ah!! tem outro indecente na Princesa Isabel.

    ResponderExcluir
  9. Campos mudou para melhor com Rosinha, vcs não irão voltar.Já que vocês falam tanto do governo,faça uma pesquisa interna para avaliar o governo Rosinha,terão uma bela surpresa.

    ResponderExcluir
  10. Só defende esse DES governo os da boquINHA .
    Não posso crer que alguem sem cores partidárias,e acima de tudo honesto, defenda a safadeza , DESTE e de TODOS os que o precederam.
    CHAFURDEM todos na mesma lama!

    ResponderExcluir
  11. Pior não é isso Fernando. Hoje vi no diário oficial do município uma licitação ganha pela empresa resgate médico onde o dono era o presidente do ferreira. Achei um absurdo pois o valor soma mais de R$ 800000. Ainda vão dizer que é legal porqque como tem DAS a empresa deve estar no nome de um amiginho diretor do ferreira ou filho, etc... Enquanto nós médicos estamos precisando de um gestor que pense em nossa classe e não tire os acad~emicos dos hospitais. Não ele se empenha em ganhar licitações para encher seu bolso que já esta cheio. A classe médica não tem espaço físico nos hospitais, materiais de péssima qualidade, salários incompatíveis, comida péssima e falta de ar condicionados. Não dá para entender. Cadê o ministério público para averiguar essas firmas e esses favorecimentos entre amigos.
    triste! triste! triste! Ainda vão lê e rir desse comentário que nada os freia.
    Não entendo como dois ex-governadores podem deixar bem claro todo esse favorecimento.
    Parabéns ao senhor diretor pela falta de companheirismo entre seus colegas e pelo bolso fundo e acolhedor que tens.
    estamos realmente indignados.

    ResponderExcluir
  12. Em reunião com o secretariado, Garotinho deu ordens para cortar gastos. Ele quer diminuir despesas como água, luz, telefone, combustível e principalmente pessoal. É hora de apertar os terceirizados...
    Segundo fontes, ele quer entregar obras e mais obras e o orçamento tem que estar disponível para pagar estas despesas.

    ResponderExcluir
  13. Agora não tem como se esconder vereadores FARSANTES.
    A única que mostrou seu rosto nessa visita foi a vereadora Odisséia, os outros...Bacellar...,Matoso, Ilsan...ONDE ESTAVAM?
    A favor de QUEM vc$ estão????????

    ResponderExcluir
  14. NÃO SE DESGASTEM TANTO, MEUS CONTERRÂNEOS.
    ADMINISTREM SEUS PREJUÍZOS, AINDA TEM DOIS ANOS PELA FRENTE. DEPOIS É SÓ VOTAR "NELA" OU NOS "DELA" DE NOVO. CONTINUEM ACREDITANDO QUE TUDO VAI MUDAR, AFINAL, É O DESGOVERNO DA MUDANÇA.
    QUANTO A CÂMARA DE VEREADORES, BEM..., CONTINUEM ACREDITANDO TAMBÉM.
    POVINHO QUE NÃO SE RESPEITA, TEM O DESGOVERNO QUE MERECE.
    PAREM E PENSEM; OLHEM PARA DENTRO DE VOCES MESMO E VEJAM SE É ISTO MESMO QUE VOCES QUEREM PARA SEUS FILHOS E NETOS, POIS, PARA NÓS, DO PRESENTE, O PREJUÍZO É INCONTÁVEL.

    ResponderExcluir
  15. MUITO BOM FERNANDO QUE VC ESTEJA FAZENDO SEUS COMENTÁRIOS COM OPINIÃO PRÓPIA;NÃO IMPORTANDO ESTES QUESTIONAMENTOS DO PASSADO.O QUE EU GOSTARIA DE MANIFESTAR,COMO NUM COMENTÁRIO ACIMA,É A ABSOLUTA AUSENCIA DE MANIFESTAÇÃO DE PRÁTICAMENTE TODOS OS SERVIÇOS ORGANIZADOS COMO OS PODERES CONSTITUIDOS NO MUNICIPIO DE CAMPOS.LEMBRO QUE EM GESTÕES ANTERIORES A INTERCESSÃO DO MPE,MPF,MPT,DOS SINDICATOS,DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO ENTÃO ERA UMA FESTA.E AGORA? PORQUE NADA ACONTECE?LEMBRO BEM QUE ATÉ NOSSA ISENTA POLICIA FEDERAL TRABALHAVA MUITO E O RESULTADO TODO MUNDO SABE,MAS PORQUE NADA ACONTECE AGORA?GOSTARIA DE UMA REFLEXÃO SUA FERNANDO SOBRE ISTO,NÓS APRECIADORES DO SEU ESPAÇO GOSTARÍAMOS DE SABER SUA VISÃO SOBRE ESSE FENÔMENO.UM ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
  16. Hoje, a prática nos mostra, temos apenas uma vereadora da oposição , a Odisseia,o resto...É RESTO!
    Lamentável sob todos os aspectos, vermos gente nova , tanto em idade como em sua vida política, e já OMISSA, quiçá CONIVENTE , apenas jogando com a platéia.
    Triste assistir a obtusidade tendo primazia na planície...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião