quinta-feira, agosto 05, 2010

TRANSFIGURAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

Há uma versão, segundo a qual, a escolha do Santíssimo Salvador para Padroeiro de Campos dos Goytacazes, foi uma vassalagem ao governador da Capitania do Rio de Janeiro, Salvador Correia de Sá e Benevides. Argumentação que não se sustenta históricamente.

Pesquisadores da nossa saga, desde a implantação do curral de bois, em Campo Limpo, sustentam outra tese. Para eles, a edificação da Capela dedicada ao Santíssimo, cumpre o que estabelece o calendário da Igreja Católica, que comemora no dia 6 de agosto, um dos maiores eventos do Cristianismo, A Transfiguração do Corpo de Jesus Cristo, no monte Tabor.

A história é contada em Mateus 17:1-8

Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Então disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou- lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais! Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus.

O fato é que hoje, dia 6, é dia do Santíssimo Salvador. Dia de botar uma roupa nova (a roupa de festa) e ir à Praça, visitar as barraquinhas, acompanhar a prova ciclística de Patesko e no final da tarde, seguir a procissão pelo centro velho.

Eu que sou campista por opção, recorro aos primeiros versos da poesia que meu irmão, Antonio Roberto, dedicou à essa terra hospitaleira, para, de forma singela, homenageá-la:
“Não sou nascido aqui, planície amada,
Mas é como se aqui nascido fosse
Pois trago a alma impregnada
Da brisa que te beija na alvorada
E do teu cheiro refrescante e doce”.

Viva São Salvador dos Campos dos Goytacazes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião