sexta-feira, julho 16, 2010

AS SACOLAS PLÁSTICAS SERÃO PROIBIDAS?

Os parlamentos, em diferentes níveis, discutem a proibição do uso de sacolas plásticas, no Brasil, há mais de duas décadas. Lembro dessa discussão no início dos anos 90. Já, nessa época, projetos tramitavam na Assembléia Legislativa do Estado do Rio e, invariavelmente, acabavam arquivados.

Ninguém discute a oportunidade da medida, mas é fácil entender os motivos que retardam sempre as leis que protegem o ambiente. A voracidade do lucro se sobrepõem aos cuidados com a natureza. Produzir sacolas recicláveis fica um pouquinho mais caro. Assim como também fica mais dispendioso cortar a cana crua, ao invés de queimá-la. Os “capitalistas selvagens” não aceitam perder centavos, mesmo que isso represente uma gigantesca economia ambiental.

Enquanto prevalecer a lógica perversa do mercado, a leniência dos órgãos fiscalizadores e a alienação da sociedade, leis de proteção à natureza e, por extensão, ao homem continuarão sendo feitas para não serem cumpridas.

2 comentários:

  1. COLOQUE O LIXO,NA RUA,EM OUTRO DEPÓSITO QUE NÃO SEJA a SACOLA OU SACO PLÁSTICO E VEJA SE OS GARIS O LEVAM.
    EXISTE UMA LEI NA CÂMARA PARA QUE SÓ SEJA FEITA A COLETA EM SACOS/SACOLASV PLÁSTICAS...
    E AGORA?????????

    ResponderExcluir
  2. O bicho vai pegar.VAmos por partes, primeiro pribe-se o uso das sacolas plasticas, e ai ???m sera que eu vou ter que sair do meu trabalho levando comigo uma horrivel e desconfortável sacola retornável para passar no supermercado para comprar itens para o jantar ?.Bom...perai !, mas tem as embalágens de papel..., hi, esqueci que não existe celulose suficiente para atender a demanda mundial de embalagens..., vejamos então:..., há tem o plastico biodegradavel, que se dissolve no prazo máximo de 7 meses, poderiamos usa-lo para substituir o plastico atual, pronto!. O que ?, ainda não existe disponibilidade deste material para atender a demanda nacional?, e agora?. O Brasil vai retroceder?, não buscamos desenvolver tecnológia?.
    Basta apenas o governo tomar atitudes, como o incentivo e até mesmo forçar os fabricantes de sacolas plasticas a RECICLAR, este é o único caminho. Veja bem diariamente são jogados no lixo deste imenso Brasil centenas de milhares de reais no lixo em forma de plastico.
    Pense bem. NÃO A PROIBIÇÃO, SIM A RECICLAGEM
    Elio Dias, Itaituba PA ( 93)3518-4091

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião