sábado, junho 12, 2010

RESPOSTA À SUGESTÃO DE AVELINO

Salve, Avelino,
Saúdo o seu blog porque ele amplia a indispensável discussão democrática, o debate alto e esclarecedor.
De início devo dizer que não reconheço o Garotinho “como a maior liderança do Estado do Rio de Janeiro”. Esse é um conceito seu. Reconheço o valor histórico do político Garotinho, respeito sua biografia e não me alinho entre os que nutrem por ele algum tipo de fobia gratuita. Tenho restrições de ordem política, que não julgo, oportuno, enumerá-las aqui. Afirmo, no entanto, que ele não é, para mim, uma referência. Longe disso.
Quanto à esta histeria de perseguição, eu a reconheço como uma estratégia eleitoral para tentar alavancar uma candidatura claudicante, mas Arquimedes já dizia há muitos séculos, que com uma alavanca e um ponto de apoio é possível mover o mundo. Há os que acreditam nela por conveniência, mas você não, você é um intelectual de formação sólida, não seria capaz de repetir esse mantra com convicção.
Ainda sobre o tema, responda-me: por quê haveria uma conspiração envolvendo os três poderes contra a candidatura de Garotinho? Que ameaça ele representa às instituições? Justo ele que foi governador de uma gestão e eminência parda em outra, e nas duas oportunidades revelou-se um gestor bastante conservador, incapaz de ousadias políticas e administrativas. O que fez de tão extraordinário para ser “tão temido” pelo Poder?
O máximo que atingiu foi implementar políticas sociais assistencialistas, que, se não forem complementadas com um modelo eficaz de educação, criam dependência social e ampliam a dominação eleitoral sobre os assistidos. Convenhamos, um modelo absolutamente contra-revolucionário. Libertador é o CIEP de Darcy e Brizola.
Por isso acho que tentar igualá-lo a Brizola é quase uma heresia e, intimamente, penso que você há de concordar. Não há termo de comparação entre um e outro. Mas que você o defenda com ardor e lealdade eu entendo e respeito.
Quanto as minhas críticas, elas são irrelevantes, não produzem qualquer efeito demolidor. Ainda assim, aprendi que todo governante, por mais auto-suficiente que se imagine, deve aproveitar as críticas que lhe são feitas. É o jogo democrático, pelo qual brigamos uma vida inteira.
Respondo à sua sugestão por que lhe tenho apreço.
Abraços
Fernando Leite

3 comentários:

  1. Quem tem medo do lobo mau? eu não tenho e acho, que o que paralisa essa cidade e seus cidadãos de bem, é isso. Medo! Medo do que o cidadão em questão é capaz de fazer, contra quem é contra ele ...foi assim com Dr. Adilson Sarmet, com Arnaldo, com Mocaiber, com Sérgio Mendes...e cá entre nós, tirando Dr. Adilson, os outros só foram defenestrados por que o poder e o dinheiro os seduziram...criador e criatura então se desentenderam e desde a chegada de garotinho ao governo de Campos a patota se revezou tungando sem escrupúlos uma cidade paradoxalmente rica e miserável! pobre cidade que hoje me envergonha!

    ResponderExcluir
  2. Por uma dessas coincidências da vida, acessei ao Blog do Avelino, a quem carinhosamente chamo de Alvanir, e li uma postagem onde ele procura dar-te algumas sugestões. Postei lá um comentário despretencioso onde, ao acessar seu blog, vislumbro, dentro da miopia política pela qual enxergo a política, algumas coisas em comum, na análise que você Fernando e eu, fazemos da conjuntura política que nos cerca e de certa forma controla e comanda nossas vidas, afinal, com bem disse Aristóteles, somos seres políticos, vivemos em sociedade, cercados, como uma ilha, por normas e regras por todos os lados.
    Achei, na maior parte das vezes, superficial o conteúdo e argumentos apresentados por Alvanir, quer me parecer que aquele texto não é de autoria dele, afinal, reputo à Alvanir, a qualidade de ser um ser culto, letrado, crítico o que, obviamente, a postagem dele não retrata.
    De toda a forma, estou postando esse comentário mais com uma proposta de tornar mais claro o debate proposto por Alvanir, com algumas sugestões: acho que para um melhor entendimento, deverias colocar antes da sua própria postagem, a postagem de Alvanir, para que, aqueles que não acessam o blog dele, possam entender com mais clareza o seu tópico e mais, sugiro que coloque o seu tópico como comentário na postagem de Alvanir, no blog dele, pois assim o debate ganhará asas nessa blogofera.
    Forte e fraternal abraço.

    ResponderExcluir
  3. Fernando,

    Ao ler este seu texto logo me veio uma pergunta: por que, por tanto tempo, você se alinhou a "um gestor bastante conservador, incapaz de ousadias políticas e administrativas"?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião