segunda-feira, abril 02, 2018

O QUE ACONTECEU DE IMPORTANTE NO FERIADÃO DA PÁSCOA

Por G1



Entre a bacalhoada da sexta-feira e o ovo de chocolate do domingo, você pode não ter lido que:

Foram soltas dez pessoas, incluindo dois amigos de Michel Temer, entre sábado e domingo, após as prisões da Operação Skala na quinta.
Maluf também saiu da cadeia e cumpre prisão domiciliar desde sexta.
Palmeiras, Vasco, Atlético-MG, Grêmio e Bahia largaram na frente nas finais dos Estaduais.
Cresceu a violência na Faixa de Gaza e a tensão entre a Rússia e o Ocidente.
Entenda melhor os assuntos dos últimos dias para começar a semana informado:

Soltos na Operação Skala
Foram soltos na madrugada de sábado para domingo dez presos na operação que investiga corrupção no setor portuário. Entre eles, dois amigos do presidente Temer: o advogado José Yunes, ex-assessor especial da Presidência, e João Baptista Lima Filho, ex-coronel da PM.

Ex-assessor e amigo de Temer, advogado José Yunes
deixa a sede da Polícia Federal em São Paulo
 na noite de sábado (31) (Foto: Marcelo Chello/CJPress/Estadão Conteúdo)


As prisões temporárias começaram na quinta (29) e tinham prazo até segunda (2). Mas já no sábado a Procuradoria Geral da República pediu ao STF a revogação, dizendo que o objetivo das prisões, de instruir as investigações em andamento, já estava cumprido.

O governo Temer recebeu com alívio a revogação das prisões, mas também avaliou que o estrago político não tem volta, segundo os colunistas do G1 Gerson Camarotti e Valdo Cruz.

Ex-assessor e amigo de Temer, advogado José Yunes deixa a sede da Polícia Federal em São Paulo na noite de sábado (31) (Foto: Marcelo Chello/CJPress/Estadão Conteúdo) Ex-assessor e amigo de Temer, advogado José Yunes deixa a sede da Polícia Federal em São Paulo na noite de sábado (31) (Foto: Marcelo Chello/CJPress/Estadão Conteúdo)

Novo comando do BNDES
Gerson Camarotti também informa que o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, será o novo presidente do BNDES. O martelo foi batido no sábado.

O secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Esteves Pedro Colnago Junior, vai assumir o comando do Planejamento, contou o blog de João Bores no domingo.

Maluf em prisão domiciliar
O deputado federal afastado Paulo Maluf chegou a São Paulo na sexta para cumprir prisão domiciliar, após deixar um hospital em Brasília. Ele estava internado desde quarta (28) após sentir dores na lombar. Ele cumpria pena fechada no Complexo Penitenciário da Papuda desde 22 de dezembro de 2017.

Paulo Maluf começa a cumprir pena em casa
Remédios mais caros
A partir de sábado, fabricantes já podem aumentar preços de remédios em 2%, 2,5% ou 2,8% a depender do perfil da substância. Os cálculos foram feitos pela Câmara Técnica de Regulação de Medicamentos. Saiba mais.

Embates pelo mundo
Três conflitos se acirraram neste feriado, nos campos territorial, diplomático e comercial:
A "Marcha do Retorno", manifestação contrária à ocupação israelense, aumenta a tensão na Faixa de Gaza. Um confronto deixou 16 palestinos mortos e mais de 1.100 feridos na sexta-feira. No domingo, Israel rejeitou pedidos de internacionais de investigação.
A Rússia deu o troco na expulsão de seus diplomatas por vários países, e fez o mesmo com funcionários de embaixadas em Moscou. O Ocidente acusa os russos pelo envenenamento de um ex-espião na Grã-Bretanha, mas o governo Putin nega.
A China anunciou novas tarifas sobre 128 produtos americanos no valor de US$ 3 bilhões, em resposta à taxa imposta por Trump sobre aço e alumínio.
Violência
Brenda Valentina Alves Oliveira Aleixo, de 2 anos, é mais uma vítima da violência no Rio. Ela morreu após ser baleada no sábado no Morro do Chapéu, em Mangaratiba. O pai teria desavenças com o tráfico da região.

Tragédias no mar
Duas pessoas morreram depois de serem atropeladas por uma lancha na sexta-feira na Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ).

Uma mulher de 26 anos teve o braço direito amputado ao ser atropelada por um bote na praia em Guarujá (SP), neste domingo.

SP: Gorillaz, parques e trem
Uma abertura, várias reaberturas e uma estreia movimentaram o feriado paulista:

Após 14 anos de espera, a estação de trem para o Aeroporto de Guarulhos foi aberta - ainda em horário limitado.
Foram reabertos 27 parques que estavam fechados por causa da febre amarela na cidade.
O grupo inglês Gorillaz fez seu 1º show no Brasil na sexta no Jockey Club de SP, com capricho visual e musical, após dar uma entrevista em quadrinhos ao G1.
🌎 Giro pelo mundo
Donald Trump abriu o Twitter no domingo, desejou "feliz Páscoa" e depois ameaçou revogar um acordo para proteger 800 mil jovens imigrantes da deportação nos EUA.
O jornal italiano "La Repubblica" publicou uma entrevista em que o Papa Francisco teria dito que "o inferno não existe". O Vaticano desmentiu a afirmação.
Até Kim Jong-Un aderiu à moda do K-pop. O ditador norte-coreano Kim Jong-Un foi neste domingo ao 1º show de artistas sul-coreanos em Pyongyang em mais de 10 anos.
Ditador norte-coreano assiste a um concerto da Coreia do Sul
Malala Yousafzai, vencedora do Nobel da Paz, visitou sua cidade natal no Paquistão pela 1ª vez desde 2012, quando talibãs tentaram matá-la por defender a educação feminina.
José Efraín Ríos Montt, ex-ditador da Guatemala, morreu aos 91 anos.
"I'm back", disse Arnold Schwarzenegger após passar por cirurgia cardíaca de urgência.
⚽ Estaduais: 1ª rodada das finais
O Palmeiras venceu o Corinthians por 1 a 0 em jogo tenso em Itaquera. Agora, até um empate em casa garante o título.
Outro que leva a vantagem para a final em casa é o Vasco, que fez 3 a 2 no Botafogo no Rio.
O Cruzeiro caiu no Horto e levou 3 a 1 do Atlético-MG. O Galo reverteu a vantagem do adversário, com melhor campanha.
Com fome de título após 8 anos sem Gauchão, o Grêmio aplicou um chocolate de Páscoa de 4 a 0 no Brasil de Pelotas.
O Bahia ganhou de 2 a 1 do Vitória na Arena Fonte Nova, e terá vantagem no 2º jogo com torcida única.
O Coritiba fez 1 a 0 no Atlético-PR; Avaí e Chapecoense empataram em 2 a 2 em SC; Central e Náutico ficaram no 0 a 0 em PE. Veja mais resultados.
😱 Confusão na Paixão de Cristo
Uma cena inusitada marcou a encenação da Paixão de Cristo em Nova Hartz (RS) na sexta. Um homem que estava no público subiu no palco e agrediu, com um capacete, um ator que interpretava um soldado romano. Conforme testemunhas, ele aparentava confusão mental e dizia que não deixaria Jesus morrer. Veja o vídeo:

Homem invade encenação da Paixão de Cristo e agride soldado romano em Nova Hartz
💰 Mega-Sena
Além do título dos Estaduais, outro prêmio que fica para a semana que vem é o da Mega-Sena. Ninguém acertou as 6 dezenas no concurso 2.027, no sábado. O acumulado para a quarta-feira (4) é de R$ 40 milhões.

Boa semana de volta do feriado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião