![]() |
Campos não teve nenhum caso da doença registrado em 2017 e 2018 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos) |
Mais de 1.500 pessoas foram vacinadas contra a febre amarela durante o Dia D deste sábado (27) em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, de acordo com dados da Secretaria de Saúde.
A campanha foi realizada em 12 polos da Secretaria de Saúde e nas policlínicas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Campos não teve nenhum caso da doença registrado em 2017 e 2018.
Em todo o Estado do Rio, já foram registrados 26 casos neste ano, com oito óbitos. Os casos foram registrados em Valença (13 casos), Teresópolis (quatro casos), Duas Barras (dois casos), Sumidouro (dois casos), Nova Friburgo (um caso), Petrópolis (um caso), Miguel Pereira (um caso), Rio das Flores (um caso) e Vassouras (um caso).
"A Vigilância Epidemiológica de Campos segue todas as orientações do Ministério da Saúde em relação aos procedimentos adotados na prevenção à febre amarela. No ano passado, fomos a primeira cidade a adotar medidas diante dos casos registrados em regiões próximas ao município. Desde 2017, cerca de 260 mil pessoas foram imunizadas no município", disse a diretora de Vigilância em Saúde, Andréya Moreira
Para quem ainda não foi imunizado contra a doença, a vacina continuará sendo aplicada de segunda a sexta-feira nos mesmos postos, das 8h às 16h.
Para esclarecer algumas questões, o G1 consultou a Fiocruz, o Ministério da Saúde e especialistas.
A dose é contraindicada para gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças até seis meses e pessoas com mais de 60 anos. Idosos, devem apresentar autorização médica. Segundo os estudos mais recentes, uma única dose é suficiente para a proteção pelo resto da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião