quinta-feira, janeiro 18, 2018

LULA PEDE A EXONERAÇÃO DO JUIZ SERGIO MORO

O Dia

Lula participou de ato a favor de sua candidatura com artistas e intelectuais
no Rio de Janeiro - Ricardo Stuckert/Instituto Lula


Rio - Diante de uma plateia de cerca de mil apoiadores, majoritariamente da área da cultura, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu em evento na terça-feira, no Rio, que a Justiça Federal em Porto Alegre fez "leitura dinâmica" da sentença do juiz Sergio Moro, que o condenou no processo do triplex do Guarujá (SP).

"Não posso falar dos juízes de Porto Alegre, não conheço. Mas acho estranho que tenham dito que a sentença do Moro é irretocável, sem ler. Leram não sei quantas mil páginas em poucos dias. Mas tem a leitura dinâmica", ironizou o ex-presidente, no evento "Em defesa da democracia e de Lula" realizado no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon. Antes, na porta do teatro, foi realizado um pequeno protesto que pedia "Lula na cadeia já".

O ex-presidente voltou a criticar o juiz federal Sergio Moro: "Juízes com o comportamento dele deveriam ser exonerados." Também foi alvo de críticas o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Thompson Flores. Lula destacou que o desembargador que preside a Corte de apelações da Lava Jato é trineto de um general que morreu na guerra de Canudos, uma ofensiva do Exército contra a comunidade no interior da Bahia, em 1896.

"O que me chama atenção é que esse cidadão vai a Brasília pedir proteção na Suprema Corte sem explicar quem está ameaçando. Aliás, esse cidadão, ele é bisneto (sic) do general Flores, que invadiu Canudos e matou Antônio Conselheiro. É da mesma linhagem. Então, quem sabe ele esteja me vendo como um cidadão de Canudos e queira acabar com minha viagem", ponderou.

Acompanharam Lula no palco do Casa Grande a cantora Beth Carvalho, o humorista Gregorio Duvivier, os atores Dira Paes, Chico Diaz, Herson Capri, Cristina Pereira, Bete Mendes, Antonio Pitanga e Osmar Prado, entre outros.

Réu da Lava Jato, o petista será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) quarta-feira que vem, em Porto Alegre, no caso do triplex do Guarujá. Segundo a força-tarefa da Lava Jato, o apartamento teve reforma paga pela empreiteira OAS, que recebeu em troca vantagens indevidas. O ex-presidente nega que o imóvel seja dele.

Lula já foi sentenciado pelo juiz federal Sérgio Moro por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a nove anos e meio de prisão neste processo. Caso seja condenado também na segunda instância, poderá ficar inelegível e concorrer à Presidência nas eleições de outubro, por conta da Lei da Ficha Limpa.

 Bolsa Família 'escraviza as pessoas'
Em palestra ontem em Washington, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), afirmou que o Bolsa Família "escraviza as pessoas" e criticou as políticas sociais dos governos de Lula e Dilma Rousseff.

"Criar um programa para escravizar as pessoas não é um bom programa social. O programa bom é onde você inclui a pessoa e dá condições para que ela volte à sociedade e possa, com suas próprias pernas, conseguir um emprego", disse o parlamentar, durante seu discurso no Brazil Institute do Wilson Center.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião