| Fotografia: Patrícia Bueno |
Celebrando o nascimento de Luiz Gonzaga, grupo de forrozeiros promete levar o clima contagiante do pé de serra para a Praça São Salvador
A festa traz um variado leque de atrações, envolvendo culinária, música, dança, teatro, cinema, artes plásticas, fotografia e artesanato e vai acontecer na Praça do Santíssimo Salvador e no Museu Histórico de Campos, com apoio logístico da Prefeitura de Campos, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Superintendência de Igualdade Racial e a Superintendência de Entretenimento e Lazer.
O Festival trará oficinas de música, aulas de dança, exposições e shows com bandas locais. Idealizado por músicos e artistas representantes do movimento pé de serra, o Cordel da Planície é composto por 14 bandas e cinco companhias de dança.
AGENDA - A programação será aberta na terça-feira, às 10h, com exposições no Museu Histórico. A mostra envolve artes plásticas, com telas de Maycon Elioberto e esculturas de Daniel de Lima, fotografias de Patrícia Bueno e literatura de cordel com Heloísa Crespo. Na ocasião, Daniel fará também uma performance ao vivo com suas peças de cerâmica.
O primeiro dia segue com oficina de instrumentos característicos do estilo, às 14h, também no Museu. As últimas atividades do dia serão: aulão de dança com a JF Espaço de Dança e os shows com Xote Carioca e Forró Folly, mais DJs, a partir das 17h, na Praça do Santíssimo Salvador.
Na quarta, dia 13, data em que se comemora o aniversário de Gonzagão e o Dia Nacional do Forró, a agenda será especial e terá início às 10h, com exibição de filmes e eventos no Museu. Na Praça, às 11h, o público vai conferir apresentações da Escola São Francisco de Assis. Mais tarde, às 14h, tem Forró de Vinil e aulão com A Cia. de Dança Alessandra Costa, marcado para as 16h,
Antes dos shows deste segundo dia, às 18h, uma atração inusitada: duas procissões com músicos de forró sairão de dois pontos do Centro (Mercado Municipal e Chá chá chá), convocando para as apresentações na Praça, que não serão poucas: Forró Entre Amigos, Forró Didoido, Forrots, O Bando, Os Cabruncos, Trio Goytacazes, Trio Lamparão e, ao final, show com a Banda Cordel de Planície, reunindo integrantes de várias bandas envolvidas e homenageando o famoso sanfoneiro nascido em Exu. Neste dia, haverá a participação da Companhia de Dança Marcos Braga apresentando uma performance envolvendo outros dois ícones do Sertão: Lampião e Maria Bonita.
Para o último dia de evento (14), o grupo preparou aula de dança para crianças com a professora Jutirene Felix, às 10h, no Museu. Também no local, às 14h, os músicos Ricardo Lyra e Luiz Bento comandam uma roda de conversa sobre o estilo. Às 17h, será a vez do professor Rodrigo Mineiro ensinar os passos do forró, ao som de Fazz do Acordeon.
Vale lembar que, durante os três dias de celebração, será promovida feiras de artesanato e comidas típicas, pela Superintendência de Igualdade Racial. Toda a programação é gratuita.
Grupo Cordel de Planície
Contato para entrevistas: (22) 996016676
Foto: Patrícia Bueno
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião