quinta-feira, dezembro 21, 2017

APROVADA PEC DO DEPUTADO PUDIM QUE DÁ AUTONOMIA FINANCEIRA A UENF

(ASCOM)



Finalmente conseguimos a tão sonhada autonomia financeira para as universidades estaduais.

Foi votada hoje em segundo turno a PEC 47 que beneficia a UERJ e que engloba a PEC 50 de minha autoria com o dep. Felippe Neto, que beneficia a UEZO e a PEC 51 de minha autoria, que beneficia a UENF, assim, as universidades passam a receber o duodécimo, ou seja, terão autonomia financeira.

Conforme acordo e sugerido por mim, a transição no orçamento será efetuada da seguinte forma: 2018 repasse mínimo de 25%, 2019 mais 25%, chegando aos 50% e em 2020, com mais 50% e o total de 100%.

Todas as universidades estaduais tem seu crédito nessa luta e merecem ser gestoras de seus orçamentos, mas como sou campista, tenho um carinho especial pela UENF.

Todos sabem da minha luta em prol da UENF, nos orçamentos de 2016 e 2017, em meio a crise, destinei a totalidade de emenda parlamentar, no montante de R$ 12 mi, para a universidade e como gestor da Alerj, pudemos repassar R$ 1,5 mi.

Hoje me sinto com o dever cumprido com a instituição, seu corpo docente e discente e principalmente com a população de Campos, sede da universidade e que sofre com a crise que se abateu.

A UENF tem uma relevância imensa para o Brasil e não pode continuar com esse sofrimento. A comunidade científica não pode continuar sem recursos para suas pesquisas. Campos e o Brasil não podem ficar sem as pesquisas de excelência realizadas na instituição.

Em mais de 30 anos de vida pública e com inúmeros projetos criados para atender a necessidade da população, esse é o que mais me deixa feliz, pois é uma mudança importante para todos nós e irá alterar a relação das universidades com o governo, hoje nasce uma nova #UERJ, #UEZO e principalmente #UENF.


Foto: Prof. Luis Passoni, reitor da UENF; prof. Raul Ernesto Lopez Palácio, chefe de gabinete da UENF e representantes da UERJ

Um comentário:

Deixe sua opinião