quarta-feira, setembro 20, 2017

AUDIÊNCIA PÚBLICA HOJE NA ALERJ SOBRE A UENF

O Diario


Crise na Uenf é pauta principal de audiência pública nesta quarta-feira na Alerj



“A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) passa por momento muito difícil. Isso ocorre já há algum tempo, agravado pela crise econômica e financeira do Estado do Rio de Janeiro, que afeta inúmeros setores”, afirma o deputado estadual Geraldo Pudim (PMDB). O parlamentar resume que afetada fortemente pela crise causada pela falta de verbas do governo do Estado, a Uenf sofre com o alto nível de evasão. Segundo ele, alguns estudantes não frequentam mais a instituição.
Pudim ressalta que a situação da Uenf vem sendo acompanhada de perto pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). “Os parlamentares têm procurado priorizar tudo o que diz respeito a universidade que está instalada em Campos dos Goytacazes, na Região Norte Fluminense, com extensão em Macaé”. Pudim afirma que já esteve algumas vezes na Uenf discutindo a situação de professores, alunos e do quadro funcional como um todo. “A Alerj busca alternativas para reverter esse quadro e tenho convicção de que as encontrará”.
Nesta quarta-feira (20) a Comissão de Educação da Alerj realiza audiência pública, às 10h, para debater com representantes da Uenf as demandas da instituição. “A reunião está marcada para acontecer na sala 316 do Palácio Tiradentes e, conforme divulgação da assessworia de imprensa da assembleia, o objetivo é formular emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018 para garantir recursos para a universidade, que ocupa um papel estratégico no Ensino Superior no Norte do estado”. reforça Pudim.
Em release encaminhado ao jornal O Diário, repercutido com Pudim – que é primeiro secretário da Alerj – a assessoria destaca que “também participam do encontro os sindicatos de profissionais e alunos”. De acordo com o presidente da comissão, deputado Comte Bittencourt (PPS), “a defesa da autonomia financeira para as universidades é uma das principais bandeiras do meu mandato”. Ele ressalta que é de conhecimento público que o governo não tem aportado recursos necessários para o pleno desenvolvimento das atividades educacionais da instituição e vamos, mais uma vez, trazer o tema para o parlamento.
“O encontro pretende esclarecer quais as principais demandas da comunidade acadêmica e atendê-las através da apresentação de emendas à LOA. Assegurar a regularidade de repasses orçamentários é a principal forma de garantir o funcionamento adequado de nossas universidades”, afirma Bittencourt.  Pudim concorda e reforça que o que ocorre na Uenf é reflexo da situação de todo o Estado do Rio. “O momento requer união em busca de solução. De nada adianta ficar apontando culpado. Eswsa crise com certeza vai passar”, acentua o deputado.
FONTE: Redação com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião