quarta-feira, setembro 27, 2017

GAROTINHO CONQUISTOU LIMINAR PARA RESPONDER EM LIBERDADE A PENA QUE O CONDENOU A QUASE 10 ANOS

Acervo da Folha da manhã
A euforia dos aliados do ex-governador Anthony Garotinho, acabou induzindo a alguns a imaginarem que a decisão de 4 a 2 do pleno do TSE, na sessão da última terça feira, 26, que concedeu liminar para revogação de sua prisão domiciliar e a suspensão de outras medidas cautelares, entre as quais, o uso do monitoramento eletrônico, o absolveu da sentença de quase 10 anos de reclusão, já prolatada pelo juizo da 100ª zona eleitoral, por envolvimento na Operação Chequinho.

Não o absolveu.

O julgamento da Corte, em Brasília, foi o acatamento, pelo maioria, do voto do relator Tarcisio Ribeiro, que já atuou como advogado de defesa da então prefeita Rosinha e que, em princípio, se atinha à prisão decretada por juiz de piso e o uso da tornozeleira eletrônica. Encorajados pelo discurso do já famoso ministro, Gilmar Mendes, os demais ministros, com as exceções honrosas de Rosa Weber e Herman Benjamin ampliaram o HC. O rito, agora, prevê a análise da condenação prolatada pelo juiz Ralph Manhães, pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Garotinho foi considerado culpado pelo juiz de primeira instância, de envolvimento e chefia de um esquema criminoso que utilizou o  cheque-cidadão, um programa social da prefeitura de Campos, pago, por conseguinte, com dinheiro público, para compra de votos nas eleições de 2016. Além dele, há o envolvimento da prefeita, do candidato a prefeito e do candidato a vice, candidatos a vereadores e servidores municipais.

O TSE não extinguiu a pena. Permitiu, apenas, que o réu responda em liberdade.

2 comentários:

  1. Permitiu não Fernando!!!
    Deu à Ele o direito de Justiça. Direitos que são garantidos pela Constituição.
    Antes do mérito julgado não pode haver condenação. Neste caso ,houve um afronto às leis.

    ResponderExcluir
  2. Fernando!!!
    Pra onde foi sua imparcialidade quando o assunto é Garotinho?
    Todos os comentários em favor de Garotinho você não comenta né!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião