sábado, agosto 05, 2017

ANIVERSÁRIO DO NOSSO "CORONEL", JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO

(Por Diva Frazão)


José Cândido de Carvalho, entre os maiores escritores universais

Biografia de José Cândido de Carvalho

José Cândido de Carvalho (1914-1989) foi escritor brasileiro. Seu romance "O Coronel e o Lobisomem" causou grande impacto quando lançado em 1964. Eleito membro da Academia Brasileira de Letras, ocupou a cadeira nº 31. Foi também jornalista.
José Cândido de Carvalho (1914-1989) nasceu em Campos dos Goitacazes, estado do Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto de 1914. Filho de Bonifácio de Carvalho e de Maria Cândido de Carvalho, lavradores emigrados do norte de Portugal, que aqui no Brasil se dedicaram ao pequeno comércio.
Transferiu-se muito jovem com a família para a cidade do Rio de Janeiro, onde trabalhou como estafeta, mas logo voltou a Campos, onde trabalho no comércio de aguardente e açúcar. Iniciou sua carreira de jornalista no final da década de 1920. Foi revisor do jornal O Liberal, foi redator do jornal O Dia, Gazeta do Povo e Monitor Campista, todos de Campos.
Ingressou na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, concluindo o curso em 1937. Começou sua vida literária com o romance "Olha para o Céu, Frederico". Em 1942 foi convidado pelo interventor do Rio de janeiro, Amaral Peixoto, para dirigir o jornal O Estado, e muda-se para Niterói. Em 1957 passa a trabalhar para a revista O Cruzeiro.
Em 1964 lança o romance "O Coronel e o Lobisomem", obra que causou grande impacto quando apareceu. Conta a história de Ponciano de Azevedo Furtado, proprietário de fazendas de gado do interior fluminense, que, atraído pela vida da cidade e pelo comércio, emigra para Campos de Goitacazes, não conseguindo se integrar ao meio urbano, perde toda sua fortuna e enlouquece. Na obra Ponciano narra sua própria história, inclusive a loucura final.
Em 1970, assumiu a direção da Rádio Roquete Pinto. Quatro anos depois dirigia o Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério de Educação e Cultura (MEC). Em 1974 foi eleito para a Academia Brasileira de Letra, para a cadeira nº 31. Entre os anos de 1976 e 1981, foi presidente da Fundação Nacional de Arte (FUNARTE), órgão do Ministério da Educação.
Seu romance "O Coronel e o Lobisomem", foi traduzido para vários países e reeditado diversas vezes. Recebeu o Prêmio Jabuti, Prêmio Coelho Neto e o Prêmio Luísa Cláudio de Souza.
José Cândido de Carvalho faleceu em Niterói, no dia 1 de agosto de 1989.

Obras de José Cândido de Carvalho

Olha Para o Céu, Frederico, romance, 1939
O Coronel e o Lobisomem, romance, 1964
Porque Lulu Bergantim não Atravessou o Rubicon, contos, 1970
Um Ninho de Mafagafos Cheio de Mafagafinhos, contos, 1972
Ninguém Mata o Arco-Íris, crônicas, 1972
Manequinho e o Anjo Procissão, contos, 1974
Se eu Morrer, Telefone Para o Céu, contos, 1979
Notas de Viagem ao Rio Negro, 1983
Os Mágicos Municipais, 1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião