quarta-feira, maio 31, 2017

VAMOS DEIXAR FECHAR O JOÃO VIANA?

SOS ABRIGO JOÃO VIANA
Quarta feira insana, à despeito do outono, da luz especial desta estação, da metáfora das folhas que caem e adubam o chão, revigorando as sementeiras e alimentando novos ciclos da vida.
Os arautos do caos já trombetearam a notícia dramática: o Hospital Psiquiátrico João Viana, mantido pela Liga Espírita de Campos está na iminência de fechar suas portas.
Juro por Deus, não consigo entender esta lógica perversa. Uma entidade que cuida de pessoas doentes, a maioria absoluta de família pobre, que não tem outro recurso, que sofre as dores da alma – que são as dores mais cruéis – está sob a ameaça do abandono, da solidão, da angústia.
Assistimos à distância este espetáculo desumano, impotentes e conformados. Por onde andam os samaritanos? Aprendamos com os animais irracionais que vivem em bando. Quando um está ferido de morte, os demais ficam ao seu redor por força do instinto solidário.
Os nossos irmãos, pacientes do Hospital João Viana têm contra eles, além da enfermidade física, o brutal preconceito da sociedade, que, ignorante, ainda não percebeu que “visto de perto ninguém é normal” e, em muitos casos, o descaso da família, a dos "religiosos".
Eu não sei quanto é o custo operacional do Hospital João Viana, mas tenho certeza que é, infinitamente, menor que nosso desamor pelo próximo. Mas o sofrimento é deles. A indiferença é nossa.
(FLF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião