domingo, maio 28, 2017

CABRAL É TRANSFERIDO DE PRESÍDIO

O Dia


Além do ex-governador, outros presos 146 presos com nível superior foram transferidos para a nova unidade prisional

Rio - O ex-governador Sérgio Cabral foi transferido de Bangu 8, em Gericinó, para o antigo Batalhão Especial Prisional (BEP) em Benfica, na Zona Norte do Rio. A transferência do peemdebista aconteceu no início da manhã deste domingo.
Transferência do ex-governador foi adiada por atraso na Instalação de câmera de segurançaFabio Motta / Estadão Conteúdo
Além dele, todos os presos da Operação Lava Jato com nível superior, todos com nível superior e presos por pensão alimentícia foram levados para o BEP, que começou a funcionar em fevereiro deste ano e passou a se chamar Cadeia Pública José Frederico Marques, contando com 512 vagas. 
Cadeia foi reformada este ano e conta com 512 vagasArquivo O Dia
Por volta de 10 da manhã, um comboio com pelo menos nove caminhões com detentos chegou ao antigo BEP. No local, além de Cabral, ficarão outros presos da Operação Lava Jato com curso superior e condenados por não pagar pensão alimentícia.
Procurada, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) confirmou a transferência. No total, foram levados 146 presos, sendo 53 de nível superior e 93 de pensão alimentícia. Segundo a Seap, foram usadas nove viaturas da Grupamento do Serviço de Escolta (GSE).
Cabral, que é réu em nove processos da Lava Jato, está preso desde novembro. Segundo a Justiça, o ex-governador é acusado de lavagem de dinheiro e de ser responsável por uma organização criminosa que desviou mais de R$ 20 milhões de diversas obras públicas do estado. Caso seja condenado com a pena máxima nos nove processos em que é réu, o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) pode ser sentenciado a mais de 530 anos de cadeia.
Nova cadeia 
Com as reformas, a unidade prisional passa a ser monitorada 24 horas por dia através de 53 câmeras instaladas na portaria principal, dentro das galerias, portarias, pátio de visitas, banho de sol.
Ainda de acordo com o SEAP, as obras de reforma foram concluídas em três meses e custaram cerca de R$ 26 mil. Para a obra a Seap utilizou a verba do Fundo Especial Penitenciário (Fuesp) e a mão de obra internos de regime semiaberto.
Reportagem do estagiário Rafael Nascimento sob supervisão de Maria Inez Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião