sábado, abril 01, 2017

FEBRE AMARELA: ULTIMO FINAL DE SEMANA DE VACINAÇÃO

Jornal Terceira Via



Último fim de semana para vacinação contra a febre amarela

Neste sábado, a imunização ainda acontece em seis postos. A partir de segunda-feira, somente nas Unidades Básicas de Saúde

CAMPOS 
POR REDAÇÃO
 
31 DE MARÇO DE 2017 - 12h28
Foto: Silvana Rust
Foto: Silvana Rust
Neste sábado (1º), a vacinação contra a febre amarela ainda acontece na Vila Olímpica do Parque Esplanada, Fundação Municipal de Esportes, UBS da Penha, Vila Olímpica de Travessão, Vila Olímpica do Parque Guarus e na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). A partir da próxima segunda-feira (3), o trabalho de imunização será em 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros e localidades do município.
De acordo com a Vigilância em Saúde de Campos, a modificação na estratégia de vacinação contra a febre amarela foi feita com o objetivo de alcançar as pessoas que ainda não conseguiram se vacinar. Até a última terça-feira (28), o município já havia alcançado a marca de 173.651 mil doses aplicadas.
A expectativa é de que até este sábado (1º), metade do público alvo, que gira em torno de 200 mil pessoas, esteja imunizada. Sendo assim, não há mais necessidade dos postos funcionarem nos finais de semana.
Portanto, as vacinações acontecerão nas seguintes UBSs: Parque Aldeia, Baleeira, Conselheiro Josino, Parque Eldorado, Dr. Félix Miranda (em Guarus), IPS, Dr. Jamil Abdu (na Pecuária), Parque Novo Mundo, Parque Prazeres, Parque Aurora, Santa Helena, São Sebastião, Santo Amaro, Saturnino Braga, Parque Santa Rosa, Parque Santos Dumont, Poço Gordo, Terra Prometida, Tocos, Venda Nova, Vila Nova, Custodópolis, Farol de São Tomé e Morro do Coco.
Além das 24 salas de vacina, a Vigilância em Saúde também manterá a vacinação na sede da Secretaria Municipal de Saúde, UBS da Penha, UBS Alair Ferreira, Centro de Saúde de Guarus, Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) I e II, e Unidade Pré-Hospitalar de Travessão, em um total de 31 locais de vacinação.
Vacinação nas localidades
 Ainda de acordo com a nova estratégia, equipes da Vigilância em Saúde também visitarão salas de vacina de algumas localidades para imunizar a população.
Dias 3 e 4 de abril –  UBSs do Carvão, Guandu e Ribeiro do Amaro.
Dias 5 e 6 – UBSs de Murundu e Mata da Cruz.
Dias 10 e 11 de abril – UBSs de Ponta Grossa e Palmares.
Dias 12 e 13 – UBSs de Santa Cruz e Sapucaia.
Em todas as Unidades Básicas de Saúde, o trabalho acontece das 8h às 16h.

Foto: Silvana Rust
Foto: Silvana Rust
Empenho da população e parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro
A diretora de Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, destaca o empenho da população em procurar pela vacina, como forma de prevenção, e que tem sido fundamental para que o trabalho seja realizado com sucesso.
— Gostaria de agradecer à população campista que tem procurado as unidades para tomar a vacina e que tem entendido que não há motivo para pânico. Campos não tem nenhum caso suspeito ou confirmado de febre amarela, apenas a morte de um primata foi confirmada pela doença, mas estamos com o trabalho de imunização efetivo desde janeiro — comentou, ao acrescentar que “a parceria com o Governo do Estado, que tem fornecido as doses da vacina, também tem sido primordial para o sucesso da ação”.
As pessoas que ainda não se vacinaram devem comparecer aos locais munidos de carteira de identidade, comprovante de residência e cartão de vacinação, principalmente os menores de idade. A vacina é destinada a pessoas entre 9 meses e 60 anos, obedecendo às indicações e contraindicações do Ministério da Saúde, que são: não possuir doenças como câncer, HIV positivo; não ser alérgico a proteína do ovo e a gelatina; não fazer uso de medicamentos como corticoide; não ser gestante e não estar amamentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião