sexta-feira, março 03, 2017

SOBRE A FEBRE AMARELA E SEUS CUIDADOS

Longe de mim querer ensinar Padre Nosso ao vigário.

As autoridades de Saúde de Campos devem saber muito bem o que fazem. Montaram barreira epidemiológica nos locais onde apareceram macacos mortos, anteciparam o bloqueio vacinal para a população destas regiões e mantiveram inalterado o calendário de vacina para a área urbana, 100 senhas por dia.

Contudo, é melhor pecar pelo excesso do que pela omissão. A febre amarela é transmitida por alguns mosquitos, sendo que, na cidade, o mais identificado é o famoso aedes aegypti, hospedeiro da dengue, chikungunya e síndrome de Guillan Barré, cuja reprodução é extraordinária, basta a larva encontrar um gota d’água.

Considerando que a vacina exige um prazo médio de 10 dias para fazer efeito, acho que seria mais prudente, pelo menos, dobrar o número de senhas, se houver estoque de vacina correspondente.

Por último, é imperioso lembrar que a febre amarela estava erradicada desde 1942, mas o desmatamento criminoso e devastador reintroduziu o vírus na cadeia de inimigos da frágil Saúde pública.


Que ninguém culpe o macaco por esta ameaça. Ele é tão vítima quanto nós. E sua morte é a trombeta que nos avisa do perigo.

Um comentário:

  1. meu caro fernando no governo passado tinha varios bloqueiros ingrusive o seu para ficar falando da prefeita.agora o prefeito atual esta contratando empresa emergencial de fora para iluminaçao e saude a preço de ouro e vcs ficam caladinho.sera que esta todos comprados.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião