quarta-feira, março 08, 2017

COMEÇOU VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA EM DORES DE MACABU

(ascom)



Começou na manhã desta quarta-feira (8), a vacinação contra a febre amarela no distrito de Dores de Macabu, que tem cerca de 7 mil habitantes. Para o primeiro dia de imunização foram enviadas 1.500 doses da vacina à Unidade Básica de Saúde local, que recebeu uma equipe de oito profissionais da Vigilância em Saúde para o trabalho. A vacinação no distrito segue nos dias 9, 10, 13, 14 e 18. O bloqueio preventivo em áreas de mata no Estado do Rio de Janeiro começou após surgirem casos de mortes pela doença em áreas próximas de Minas Gerais.

Logo cedo, mais de 200 pessoas já formavam uma fila que se estendia da rua à sala de vacinação do posto. A chefe da equipe, a enfermeira Viviane Rodrigues, realizava a triagem para confirmar quem estava apta a receber a vacina, que não é indicada menores de 9 meses, maiores de 60 anos, grávidas e nem a pessoas com baixa imunidade, como pacientes em tratamento contra o câncer e portadores do vírus da Aids.

— Fazemos essa triagem e também conscientizamos as pessoas de que o perigo está no mosquito infectado, e não no macaco, como muitos pensam — disse Viviane, explicando que até então não havia registro de macacos mortos nas matas da área de Dores. Na região do Imbé, foram cinco carcaças de primatas encontradas nos últimos dias. Materiais coletados em três deles foram considerados impróprios para confirmação da doença. Os resultados dos outros ainda são aguardados.

A universitária Alcilene Souza, 25 anos, foi uma das primeiras a chegar ao posto. Além de tomar a vacina, aproveitou também para imunizar a filha Sofia, de 3 anos. “Vi na TV e na internet que a vacinação aqui ia começar nesta quarta e preferi vir logo no primeiro dia”, explicou. O produtor rural Alciônio Cerratho, 55, também preferiu não perder tempo. “Ando muito em áreas de mata aqui em Dores e na região do Imbé e não quero correr risco”.

Bloqueio - O cronograma de bloqueio preventivo será feito também nos distritos de Serrinha, nos dias 15 e 16, e Ibitioca, nos dias 17, 20 e 21. Os moradores da Tapera também serão imunizados no próximo dia 12. E haverá mais um dia de vacinação também em Lagoa de Cima, onde a equipe já atuou, mas ainda permaneceu demanda.

O trabalho de imunização contra a doença em Campos começou no dia 30 de fevereiro, no distrito de Santo Eduardo, seguindo depois para Santa Maria, Rio Preto, Imbé, Lagoa de Cima e Morangaba. Na área central da cidade, além da vacinação na secretaria de Saúde para pessoas que vão viajar, o serviço começa a ser oferecido também partir no Centro de Referência de Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA I), na rua Barão de Miracema (próximo ao Palácio da Cultura).

Por: Edson Cordeiro - Foto: Luis Macapá -  08/03/2017 15:33:36

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião