quinta-feira, fevereiro 02, 2017

EFEITO EIKE BATISTA: DEPUTADO BRUNO DAUAIRE VAI PROPOR CPI CONTRA DESAPROPRIAÇÕES NO AÇU

Jornal Terceira Via




Bruno Dauaire quer CPI para apurar desapropriações no Açu

Polêmica em torno das desapropriações voltou à tona com a prisão do empresário Eike Batista

ESTADO DO RJ 
POR GIRLANE RODRIGUES
 
2 DE FEVEREIRO DE 2017 - 16h32
Bruno Dauaire (Foto: Silvana Rust)
Bruno Dauaire (Foto: Silvana Rust)
O deputado estadual Bruno Dauaire protocolou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) um pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o processo de desapropriação no 5º distrito de São João da Barra. O protocolo foi feito na quarta-feira (1º), mas divulgado nesta quinta (2).
A polêmica em torno das desapropriações para instalação do Porto do Açu e da Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codim) voltou à tona esta semana com a prisão do empresário Eike Batista. O milionário é acusado de corrupção ativa.
Segundo o Ministério Público Federal, em 2011, o empresário pagou U$ 16 milhões e meio de dólares a Sérgio Cabral, o equivalente a 52 milhões de reais. Nessa época, o Porto do Açu estava em construção e as desapropriações em evidência. Na época, o porto pertencia ao grupo EBX, de propriedade de Eike.
Setecentas famílias foram desapropriadas.
Segundo a Revista Veja, em troca da propina, o ex-governador Sérgio Cabral facilitou a desapropriação no 5º Distrito. Ainda de acordo com a Veja, Eike Batista fez um cheque de 37,5 milhões de reais ao estado do Rio.
A área do Açu, de 75 mil metros quadrados, valia 1,2 bilhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião