Só nos primeiros sete meses deste ano, região no interior do Estado do Rio perdeu 10 mil vagas formais |

Uma eleição envolve sempre paixões e interesses. No norte fluminense, onde a estrutura produtiva centrada na produção de commodities para exportação (petróleo, minério de ferro via Porto do Açu e derivados da cana de açúcar) vive a necessidade de diversificação das fontes de renda, empregos e geração de tributos, a vontade de mudança predomina.
O na disputa acirrada há um quadro de escassez de financiamento das campanhas e forte presença do corpo a corpo dos candidatos com o eleitor, além de crescente presença das redes sociais, como plataformas complementares ao acesso ao rádio e à televisão.
Uma campanha exige boa imagem, adequado posicionamento do candidato, avaliação correta das demandas populares dos serviços públicos e presença de atributos, tais como competência, combatividade, confiabilidade, firmeza, defesa dos segmentos mais humildes e boa aparência, como forma de encarar um pleito competitivo e de curta duração.
As crises econômicas e sociais colocam a geração de novos empregos na crista da onda. Somente nos primeiros sete meses de 2016, a região viu desaparecer mais de 10 mil vagas formais e as raras contratações ocorrem com salários reduzidos. Com escassez de recursos fiscais, as obras de infraestrutura habitacional, ambiental e econômica tendem a tornar-se menos presentes retirando competitividade da estrutura produtiva do norte fluminense.
Segundo Robert Park, a cidade é o mundo que o homem criou e está condenado a viver, e sem nenhuma ideia clara da natureza de sua tarefa, ao construir a cidade, o ser humano refaz a só próprio.
As cidades médias mesmo após contarem com orçamentos vultuosos pela presença da indenização dos royalties do petróleo, ainda convivem com trânsito caótico, segurança débil pelo incremento da criminalidade, saúde precária, apesar da boa oferta de profissionais gabaritados e nível educacional aquém do necessário para gerar uma oferta de trabalhadores de maior produtividade. Junto a tudo isso, a força de trabalho ainda leva muitas horas diariamente no transporte coletivo no deslocamento casa-trabalho.
As cidades são o principal local onde se dá a geração da riqueza na economia contemporânea. Daí que as novas administrações necessitam superar seus obstáculos, com planejamento realista, conhecimento técnico, proposta maduras e políticas urbanas inclusivas de baixo custo.