segunda-feira, agosto 01, 2016

VACINA CONTRA A DENGUE CHEGA ÀS CLÍNICAS PARTICULARES

Segundo especialista, vacina é mais uma arma na luta contra a dengue

Infectologista Dr. Tarquino Sanchez, da Aliança Oncologia, confia na eficácia do medicamento.
Óbitos no Brasil em 2015 por conta da doença registraram aumento de 178% com relação a 2014.


A primeira vacina contra a dengue autorizada a ser comercializada no Brasil já chegou a clínicas particulares em todo o país. Estudos mostraram que o medicamento promove uma chance de proteção de 66% dos pacientes atendidos. Ainda não há previsão de quando o Sistema Único de Saúde (SUS) irá disponibilizar para a população, apesar de a Secretaria de Saúde do Paraná já ter anunciado que irá comprar um lote de 500 mil unidades da vacina. Ela deve ser aplicada nas pessoas de 9 a 45 anos de idade em três doses, uma a cada seis meses.

Para o infectologista da Aliança Oncologia, Dr. Tarquino Sanchez, o medicamento não é a principal arma na luta contra a doença, mas entra como um reforço à população. “Considerando que a dengue é uma doença endêmica nos países tropicais e que não há nenhuma previsão dela ser erradicada pela prevenção, a vacina se torna uma ótima alternativa. Mas apenas a sua aplicação não resolve o problema, enquanto os focos de proliferação do mosquito ainda existirem.”

Apesar do anseio da sociedade com o medicamento, especialistas contratados pelo Ministério da Saúde botaram em xeque a sua eficácia. Segundo eles, há ainda dúvidas de que a vacina possa proteger contra os quatro tipos virais da doença. Segundo o Dr. Sanchez, ela já possui a aprovação da maior instância mundial na área. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou o seu uso. Um selo de qualidade maior do que esse, não vai haver. Os testes realizados pelo órgão mostraram que ela pode combater sim os quatro tipos virais da dengue, sem problema. Houve um acompanhamento profissional durante os testes.”

O infectologista explica que os números não são os ideais, mas que são importantes na luta contra a doença. “Sempre é esperado que a vacina possa proteger 100% dos casos. Clinicamente, acima de 90% é o ideal. Os números atuais não são uma maravilha, mas poder diminuir dois terços dos óbitos pela doença é algo considerável”. Em 2015, o Brasil registrou 843 mortes por conta da dengue, 178% a mais do que no ano anterior, segundo dados do Ministério da Saúde.

Aliança - Instituto de Oncologia
Edifício Dr. Crispim, 15º andar, Setor Hospitalar Norte (atrás do HRAN), Asa Norte, Brasília-DF
Telefone:(61) 3326-2000
SEP/SUL 909 - Edifício Júlio Adnet, Conjunto B. Sala 209, Asa Sul, Brasília-DF
Telefone:(61) 3326-2000
QNE 05 Lote 13, Avenida Sandú Norte, Taguatinga-DF
Telefone:(61) 3351-0118
Email: alianca@aliancaoncologia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião