segunda-feira, agosto 08, 2016

RAFAELA SILVA: O PERFIL DE UMA HEROÍNA OLÍMPICA

Essa moça, Rafaela Silva, medalhista de ouro nas Olimpíadas do Rio, nasceu e cresceu na Cidade de Deus, zona periférica carioca. Deve ter ficado muitas vezes deitada no chão de sua casa modestíssima, para fugir do fogo cruzado entre criminosos e policiais. Rotina de seus iguais. Passou necessidade, sonhou diante das vitrines das boutiques mais finas da zona sul e cansou de apanhar da vida.

Escolheu aprender Judô para se defender e "viajar", conhecer outros lugares. Fez sua inscrição numa Ong chamada Reação, do atleta Flavio Canto, medalhista de bronze numa Olimpíada passada e se destacou logo aos 8 anos. Tinha muita força. Muita vontade de vencer e quando perdia, chorava até cansar.

Rafaela cresceu, mas nunca deixou a Cidade de Deus, onde mora com sua família.

Em 2012, foi desclassificada nas Olimpíadas de Londres por ter derrubado sua oponente segurando suas pernas com as mãos. O mundo caiu sobre sua cabeça. Racistas se aproveitaaram para insulta-la e ofendê-la pelas redes sociais. Ela quase sucumbiu. Levou um ippon moral.

Mas, levantou-se, desfez-se da raiva que a incomodava e seguiu adiante, como deve ser.

Neste 8 de agosto de 2016, nas Olimpíadas do Rio, mostrou superação e, determinada, venceu todas as lutas do dia. No final da tarde estava no lugar mais alto do pódium, onde recebeu a medalha de ouro. Virou heroína olímpica.

Seus detratores, bem, esses pobres diabos estão afogados em sua mediocridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião