sexta-feira, agosto 12, 2016

MORRE AGENTE DA GUARDA NACIONAL NO RIO

g1:

12/08/2016 06h46 - Atualizado em 12/08/2016 09h08

Governo decreta luto oficial por morte de agente da Força Nacional no Rio

Texto diz que soldado não hesitou "em cumprir seu dever".
Morte foi confirmada na rede social de Ministro da Justiça.

Do G1 Rio
O Governo Federal decretou luto oficial de um dia pela morte do agente da Força Nacional Hélio Andrade, de 35 anos, baleado durante um ataque a um carro da corporação no complexo de favelas da Maré, na Zona Norte do Rio, na quarta-feira (10). Ele morreu na noite desta quinta-feira (11), como informou o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, em seu perfil no Facebook.
"É declarado luto oficial em todo país, pelo período de um dia, contado a partir da data de edição deste decreto, em sinal de pesar pelo falecimento do soldado Hélio Vieira Andrade, da Polícia Militar do Estado de Roraima, que, não hesitando em cumprir o seu dever, foi vitimado em atuação efetiva durante operação da Força Nacional de Segurança Pública nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016", diz o texto do Diário Oficial.
O Governo de Roraima também decretou luto oficial de três dias pela morte do soldado da PM do estado. "O Governo de Roraima, em nome da sociedade agradece, reconhece a dedicação do policial militar e chora a perda trágica deste profissional em pleno exercício do dever de proteger a sociedade. E considerando que o juramento de entregar a própria vida em prol da segurança pública verdadeiramente se cumpriu, decreta luto oficial de três dias no Estado", informou o comunicado do governo.
O ataque aconteceu depois que três agentes da corporação entraram por engano na favela. Após ser baleado na cabeça e socorrido em estado grave no Hospital Salgado Filho, Hélio foi operado por uma equipe de três neurocirurgiões durante 4 horas e meia. Ao ser ferido, o soldado perdeu muita massa encefálica. Ele, porém, não resistiu ao ferimento.
De acordo com o comandante da PM de Roraima, coronel Dagoberto Gonçalves, o soldado morava no Rio de Janeiro desde 2015 e estava atuando na Força Nacional durante as Olimpíadas. Ele ingressou na PM de Roraima em 2003 e integra a Força Nacional desde 2014.
Além de Hélio, o outro agente da Força Nacional ficou ferido no ataque. O capitão Alen Marcos Rodrigues Ferreira, que atua em Cruzeiro do Sul, no Acre, foi atingido de raspão. O soldado Rafael Pereira, do Piauí, que também estava no veículo, escapou ileso.
A irmã do soldado Hélio, Edilene Andrade, disse que, na tarde desta quinta, outro irmão do militar e o marido dela já tinham embarcado para o Rio.
O ministro da Justiça expressou solidariedade à família no Facebook: "Quero expressar meus sentimentos aos familiares do soldado, que sofreu um ataque covarde e, infelizmente, morreu hoje em decorrência dos ferimentos. É um verdadeiro herói do nosso país. Nosso presidente, Michel Temer, decretará luto oficial pela morte de nosso herói. Honra e dignidade aos nossos policiais", postou Alexandre de Moraes.
Reforço nas Olimpíadas
Cerca de 6 mil agentes da Força Nacional, de vários estados, foram enviados ao Rio para reforçar a segurança durante os Jogos Olímpicos.
Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, presta solidariedade à família de militar morto no Rio (Foto: Reprodução / Facebook de Alexandre de Moraes)Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, presta solidariedade à família de militar morto no Rio (Foto: Reprodução / Facebook de Alexandre de Moraes)
Favela da Maré (Foto: Editoria de arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião