quarta-feira, agosto 03, 2016

COMBATE AO CÂNCER

Dia Nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer é comemorado nesta quinta-feira

Intuito da data é promover o debate sobre a doença na sociedade, estimulando diagnósticos precoces.
Aliança Oncologia promove corrida contra os tumores de próstata e mama no mês de outubro.


Na próxima quinta-feira (4), comemora-se o Dia Nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer. A data visa exatamente o alerta a respeito da segunda doença que mais mata no Brasil, perdendo apenas para as cerebrovasculares. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que devem acontecer no país mais 596.070 novos casos da doença, até 2017. O mais incidente em ambos os sexos, segundo o órgão, é o câncer de pele não melanoma, com 175.760 casos, o que representa 29% do total estimado. Para os homens, o câncer na próstata será o tipo mais comum, com 61,2 mil novos casos (28,6%), e para as mulheres será o de mama, com 57.960 diagnósticos, (28,1%).

Para o oncologista da Aliança Oncologia, Dr. Marcio Almeida, as campanhas educativas são as melhores estratégias para se reduzir a mortalidade da doença. "Esse tipo de atitude por parte da classe médica, dos governos, das instituições, é importante porque sempre estimula a população a se preocupar com o câncer, com o diagnóstico precoce. Hoje podemos dizer que a grande maioria dos tumores possui uma chance de cura de 90%, se descoberto em seu estágio inicial.”

Um dos maiores desafios, segundo Dr. Almeida, é conseguir aumentar, na sociedade, a consciência da importância da luta contra o câncer. “Apesar das dificuldades, eu acredito que é uma questão de educação continuada. A partir disso, conseguimos esclarecer questões de como diagnosticar e onde procurar atendimento, a importância da Lei do Câncer, que prevê tratamento 60 dias após o diagnóstico. Tudo isso são coisas que a população necessita saber, pois podem exigir do governo, por exemplo, medidas mais enérgicas que promovam um atendimento de melhor qualidade.”

De acordo com o oncologista, a sociedade atual consegue dispor de diversos instrumentos para aprender sobre a doença, pois os grandes meios de comunicação conseguem inseri-la nos assuntos do dia a dia de maneira mais aprofundada. “Quando vemos numa novela, em um filme de cinema, um debate sobre o câncer, um personagem que teve a doença, mas que sobreviveu e pode continuar a vida normalmente, a população absorve aquilo. Com a internet, a pesquisa sobre os tumores pode ser feita por qualquer um. Cabe a nós desmistificar, passar a informação de maneira correta e estar ao lado da sociedade quando for preciso.”

Como uma forma de participar cada vez mais na melhora da saúde da população, a Aliança Oncologia organiza, no dia 30 de outubro, a primeira edição da Aliança pela Vida – Corrida contra o Câncer Outubro Rosa/Novembro Azul, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Para o Dr. Almeida, a prova é mais um meio de manter o assunto em debate dentro da sociedade. “O principal objetivo do evento é estimular o diagnóstico dos tumores na mama e na próstata ainda em estágio inicial, e é preciso mobilizar sempre a população da importância de buscar um controle precoce da doença, o que aumenta e muito as chances de cura.”

Aliança - Instituto de Oncologia
Edifício Dr. Crispim, 15º andar, Setor Hospitalar Norte (atrás do HRAN), Asa Norte, Brasília-DF
Telefone: (61) 3326-2000
SEP/SUL 909 - Edifício Júlio Adnet, Conjunto B. Sala 209, Asa Sul, Brasília-DF
Telefone: (61) 3326-2000
QNE 05 Lote 13, Avenida Sandú Norte, Taguatinga-DF
Telefone: (61) 3351-0118
Email: alianca@aliancaoncologia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião