sexta-feira, agosto 26, 2016

CANDIDATOS A PREFEITO DO RIO PARTICIPAM DO PRIMEIRO DEBATE

G1:



Debate reúne sete candidatos à Prefeitura do Rio

Perguntas foram feitas entre os adversários, por jornalistas e eleitores.
No último bloco, todos responderam questões relacionadas à segurança.

Do G1 Rio
Alessandro Molon (Rede), Carlos Roberto Osorio (PSDB), Flávio Bolsonaro (PSC), Índio da Costa (PSD), Jandira Feghali (PCdoB), Marcelo Crivella (PRB) e Pedro Paulo Carvalho (PMDB) participam de debate na Band (Foto: Mauricio Bazilio/Divulgação)Alessandro Molon (Rede), Carlos Roberto Osorio (PSDB), Flávio Bolsonaro (PSC), Índio da Costa (PSD), Jandira Feghali (PCdoB), Marcelo Crivella (PRB) e Pedro Paulo Carvalho (PMDB) participam de debate na Band (Foto: Mauricio Bazilio/Divulgação)
Sete candidatos à Prefeitura do Rio participaram, na noite desta quinta-feira (25), do primeiro debate em televisão da disputa municipal, realizado pela TV Bandeirantes, no Rio de Janeiro. Foram ao Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, Zona Sul da cidade, Alessandro Molon (Rede), Carlos Osorio(PSDB), Flávio Bolsonaro (PSC), Índio da Costa (PSD), Jandira Feghali (PCdoB), Marcelo Crivella (PRB) e Pedro Paulo Carvalho (PMDB).

No primeiro bloco, cada um dos postulantes, em ordem definida por sorteio, escolheu outro para responder a uma pergunta, com tema livre. Quem abriu a rodada foi Carlos Osorio que se dirigiu a Pedro Paulo perguntando sobre a situação das finanças da prefeitura que, segundo ele, enfrenta problemas. O peemedebista respondeu que a "cidade está em equilíbrio", destacou as parcerias público privadas feitas pelo município e fez elogios à realização dos Jogos Olímpicos.
Durante o debate, o candidato do PSC chegou a passar mal e teve que deixar o local ao fim do segundo bloco. Os assessores de Bolsonaro são chamados para ampará-lo, ele acabou deixando o debate e o apresentador chama o intervalo.
Pedro Paulo escolheu Marcelo Crivella para perguntar qual o projeto dele para a educação. O candidato do PRB disse que o custeio é um problema na atual gestão e afirmou ser necessário oferecer melhores condições de salários aos professores, além de fazer críticas à administração na área da saúde.
Marcelo Crivella escolheu Flávio Bolsonaropara abordar o tema segurança. O postulante do PSC defendeu o uso de armas pela Guarda Municipal. Segundo ele, a legislação federal garante que os guardas andem armados.
Bolsonaro perguntou a Índio da Costa quais seus posicionamento sobre o Uber. O candidato respondeu que pretende regularizar o serviço do aplicativo e acabar com a hegemonia dos empresários de ônibus no município.
Índio da Costa abordou o tema da economia para questionar Alessandro Molon se ele tem consciência de que o caixa do governo está quebrado. O candidato respondeu que sim e aproveitou para criticar o peemedebista Pedro Paulo, afirmando que ele fez parte da atual gestão.
Restou a Alessando Molon perguntar a Jandira Fegahli. Ele questionou a candidata sobre a economia do município. Ela a classificou como "oca" e disse concordar com a necessidade de uma reformulação das contas públicas, além de defender a necessidade de investir em saneamento básico e urbanização das favelas.
Para encerrar a rodada, Jandira perguntou aCarlos Osorio sobre a situação do transporte público, já que ele foi secretário da pasta no atual governo. O candidato fez críticas à atual gestão e afirmou que a racionalização das linhas de ônibus favorece empresários.

No segundo bloco, os candidatos responderam, respeitada ordem de sorteio, a perguntas diferentes enviadas em vídeo por telespectadores da emissora e selecionadas pela direção do programa. Neste momento, o candidato do PSC foi retirado.
Flavio Bolsonaro é amparado por Jandira e Osório após passar mal (Foto: Reprodução/Youtube)Flavio Bolsonaro é amparado por Jandira e Osório após passar mal (Foto: Reprodução/Youtube)
O bloco foi encerrado quando o candidato Flávio Bolsonaro, na sua vez de responder a uma pergunta, reclamou queda de pressão, sendo amparado pelos candidatos Jandira Feghali e Carlos Osorio. Ele não participou mais do debate. Ao final, o jornalista Sérgio Costa, que mediou o encontro, informou que Bolsonaro foi levado para o hospital, era submetido a exames e passava bem.

O terceiro bloco foi realizado nos mesmos moldes do primeiro. Com ordem definida em sorteio, cada candidato escolhia um adversário para responder a uma pergunta sua, com tema livre, tendo novamente direito a réplica e tréplica.

O quarto bloco, que encerrou o debate, teve como tema a área da segurança. A escolha, segundo a direção do programa, considerou o tema mais abordado por telespectadores na internet durante o programa. Cada candidato deveria formular uma pergunta pertinente ao assunto para um candidato de sua escolha, sem direito à réplica ou tréplica.
Por sorteio, Carlos Osorio foi o escolhido para abrir a rodada. Ele questionou a Pedro Paulo se ele vai tratar a segurança como um problema do governo estadual. O peemedebista respondeu que vai equipar a Guarda Municipal, para que ela atue em alguns pontos da cidade sozinha e em outros em parceria com a Polícia Militar. Ele aproveitou para elogiar a realização da olimpíada, destacando ter feito parte da organização do evento.
Pedro Paulo perguntou a Marcelo Crivella qual será a política do candidato quanto a atuação da Guarda Municipal. O candidato respondeu que vai investir em parceria, afirmando que as forças de segurança precisam atuar juntas, e enfatizou que não vai armar a Guarda Municipal. Ele disse ainda considerar fundamental para a segurança o combate à evasão escolar, destacando ter como objetivo “humanizar o Rio de Janeiro”.
Crivella escolheu Alessandro Molon para responder como ele pretende fomentar o desenvolvimento econômico da cidade às questões de segurança. O candidato respondeu que a geração de emprego, aliada a investimentos em esporte, lazer e educação, é fundamental para garantir a segurança. Ele destacou a necessidade de uma nova formação da Guarda Municipal, com foco na proteção do cidadão.
Alessandro Molon perguntou à Jandira Feghali qual a visão dela da participação do município na  segurança pública. A candidata respondeu que um dos pontos mais graves da omissão da prefeitura é em relação à segurança. Destacou a importância de enfrentar a “cultura do preconceito”, enfatizando o fortalecimento das políticas de defesa da mulher, dos negros e da população LGBT.
Jandira Feghali se dirigiu a Índio da Costa afirmando ser contra armar a Guarda Municipal e questionou qual a opinião dele a respeito. O candidato respondeu que para elaborar seu projeto para a segurança buscou consultoria com especialistas, inclusive fora do país, e considerou as melhores práticas adotadas em outras cidades do Brasil no combate à violência e criminalidade. Sobre a Guarda Municipal, disse defender a sua requalificação e afirmou que vai criar a secretaria municipal de segurança.
Índio perguntou a Carlos Osorio como ele pretende usar a tecnologia em favor da segurança pública. O candidato respondeu que pretende usar muito aparato tecnológico, mas destacou que pretende investir mais na Guarda Municipal, afirmando que ela está sucateada e que, por questões políticas, os guardas estão desmotivados em cumprir o seu papel de defesa do cidadão.

Ato em praça pública
O candidato do PSOL, Marcelo Freixo, convidou eleitores para acompanhar o debate em praça pública. Um telão foi montado na Cinelândia, no Centro do Rio. O ato foi um protesto por ter sido negado pelos demais candidatos que ele participasse do debate promovido pela emissora. Pela nova regra eleitoral, apenas candidatos de partidos ou coligações com mais de nove deputados federais na Câmara têm presença assegurada nos debates de rádio e TV. Quem não atinge essa cota precisa que dois terços dos adversários na eleição concordem com a participação nos debates, além de receber o convite das emissoras. Antes do início da transmissão do debate Freixo disso que a postura dos concorrentes foi antidemocrática. Ele ressaltou que preferia estar em praça pública com os eleitores para comentar os principais assuntos abordados pelos concorrentes.
Marcelo Freixo (PSOL) promoveu ato na Cinelândia, no Centro do Rio, convidando eleitores para acompanhar de lá o debate dos concorrentes. (Foto: G1 Rio)Marcelo Freixo (PSOL) promoveu ato na Cinelândia, no Centro do Rio, convidando eleitores para acompanhar de lá o debate dos concorrentes. (Foto: G1 Rio)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião