segunda-feira, julho 04, 2016

CONDENADO NO CASO "MENINAS DE GUARUS" É SOLTO

Os presos, recém condenados na ação sobre o caso de exploração sexual de adolescentes, conhecidos como "Meninas de Guarus" estão no complexo penitenciáio de Bangu, pavilhão 8.

Leia no G1:


01/07/2016 17h00 - Atualizado em 01/07/2016 17h00

Condenado no caso 'Meninas de Guarus' é solto pela Justiça

Sergio Crespo Gimenes Júnior foi condenado a 1 ano e 6 meses de prisão.
Alvará de soltura foi expedido no dia 24 de junho.

Do G1 Norte Fluminense
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro informou nesta sexta-feira (1º) que Sergio Crespo Gimenes Júnior, condenado a 1 ano e 6 meses de prisão no caso "Meninas de Guarus", foi solto após expedição de alvará, no dia 24 de junho. Na quinta (29), a corte negou o pedido de habeas corpus de Renato Pinheiro Duarte, condenado a 14 anos de reclusão. No dia 10 de junho, a Justiça também havia negado os pedidos de liberdade de Jayme César de Siqueira e de Gustavo RIbeiro Poubaix Monteiro.
Ao todo, foram 14 condenados pelos crimes de quadrilha armada, estupro de vulnerável e exploração sexual de crianças e adolescentes em Campos dos Goytacazes, no Norte do Estado.Em junho, uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) prendeu 12 envolvidos no caso.
Nelson Nahim Matheus de Oliveira, Jayme Cesar de Siqueira, Thiago Machado Calil, Gustavo Ribeiro Poubaix Monteiro, Marcus Alexandre dos Santos Ferreira, Robson Silva de Barros Costa e Cleber Rocha da Silva estão presos no Complexo de Bangu, no Rio de Janeiro
Além deles, também continuam presos Fabrício Trindade Calil, Ronaldo de Souza Santos, Fábio Lopes da Cruz, Dovany Salvador Lopes da Silva Batista e Leilson Rocha da Silva, vulgo “Alex”.
Foragidos se entregaram
No dia 14 de junho, Gustavo Ribeiro Poubaix Monteiro, último condenado no caso "Meninas de Guarus" que estava foragido, se entregou na 5ª DP, em Mem de Sá, no Rio de Janeiro. A pena de Gustavo é de 8 anos de prisão. Dovany Salvador Lopes da Silva, que também estava foragido, havia se entregado no dia 10.
Investigações
O caso "Meninas de Guarus" é investigado desde 2009. De acordo com a denúncia, os réus mantinham e exploravam sexualmente crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos, em uma casa em Guarus, distrito de Campos. O lugar era mantido com as portas e janelas trancadas, sempre sob vigília armada, e as vítimas eram obrigadas a consumir drogas.
CONDENADOS NO PROCESSO
- Dovany Salvador Lopes da Silva: 8 anos (foragido);
- Gustavo Ribeiro Poubaix Monteiro: 8 anos (foragido);
- Leilson Rocha da Silva, o "Alex": 31 anos e 1 mês de prisão;
- Ronaldo de Souza Santos: 31 anos e 1 mês;
- Thiago Machado Calil, ex-vereador: 25 anos e 8 meses;
- Fabricio Trindade Calil, ex-vereador: 25 anos e 8 meses;
- Renato Pinheiro Duarte: 14 anos;
- Nelson Nahim Matheus de Oliveira, ex-presidente da Câmara de Vereadores e ex-deputado federal: 12 anos;
- Fabio Lopes da Cruz: 8 anos;
- Robson Silva de Barros Costa: 8 anos;
- Marcos Alexandre dos Santos Ferreira; ex-vereador: 7 anos;
- Cleber Rocha da Silva: 6 anos e 6 meses;
- Jayme Cesar de Siqueira: 6 anos;
- Sergio Crespo Gimenes Junior: 1 ano e 6 meses
Em agosto de 2015, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) informou que as vítimas, que seriam crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos, chegavam a fazer 30 programas por dia.
Após negociação, as vítimas eram levadas de carro até os "clientes", para realizar programas sexuais em diversos motéis e alguns hotéis da cidade.
Ainda segundo o Ministério Público, crianças e adolescentes eram submetidos a todos os tipos de práticas sexuais. Em alguns casos, iam com o nariz sangrando por causa do consumo de cocaína.
Pelos programas realizados, recebiam comida e drogas e, em alguns casos, uma parte do valor pago pelo "cliente". O bando também firmou convênios com proprietários de hotéis e motéis locais, onde parte dos encontros era realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião