sexta-feira, julho 29, 2016

AGENDAS EM DEFESA DA BAIA DA GUANABARA

Prezado Jornalist@, 

Contamos com seu apoio na divulgação destas atividades de 29 de Julho a 2 de Agosto promovidos pela sociedade civil e movimentosociais na véspera das Olimpíadas 2016 que diante das falsas promessas governamentais - como a propaganda enganosa e irreal de que a "Baía de Guanabara seria 80% despoluída até 2016"  e a ausência de investimentos na Baía de Sepetiba - 
estão desde já propondo uma Agenda de Políticas Públicas para o período pós-mega eventos internacionais abrangendo as duas baías cariocas - Guanabara e de Sepetiba - que encontram-de abandonadas pelo Poder Público nas esferas federal, estadual e municipal. 

Segue o link com toda a programação: https://www.facebook.com/BaiaViva123/?fref=ts

Grato,

Sérgio Ricardo
Membro-fundador do Movimento Baía Viva
Tel. (21) 99734-8088 (wathsapp)


DIA 29 DE JULHO

Na sexta-feira, dia 29 de Julho, o ecologista Sérgio Ricardo estará participando de mesa de debate no Simpósio "Niterói Pensa os Jogos Olímpicos" abordando o tema "Os impactos socioambientais dos grandes eventos". No Solar do Jambeiro, em Niterói.

O evento é organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do RJ.

DIA 30 DE JULHO
Obs: para participar precisa confirmar a presença com antecedência já que temos apena3 (três) embarcações para a imprensa.

Abraço simbólico à Área Federal de Proteção Ambiental (APA) de Guapi-Mirim e Estação Ecológica da Guanabara - dia 30 de julho (sábado)
Prezados amigos do mar,
A Estação Ecológica da Guanabara possui cerca de 2.000 hectares, abrangendo parte dos municípios de Guapimirim e Itaboraí. É a área mais conservada de toda Baía de Guanabara, e apresenta características cênicas próximas ao período anterior à colonização européia do país.
Em comemoração aos 10 anos dessa importante unidade de conservação, estamos, entre outras atividades, planejando um abraço simbólico a essa área, com um encontro na foz do rio Guapi-Macacu no dia 30 de julho somente com embarcações não-motorizadas.
A ideia inicial é de que as embarcações a remo cheguem à sede da APA de Guapi-Mirim / ESEC da Guanabara (BR 493 - conhecida como Magé-Manilha - km 12,8) via terrestre. Para remadores o tempo de descida será de aproximadamente 2h a 2h30min. As embarcações a vela virão pela baía e nos encontraremos às 12h na foz do rio Guapi-Macacu (abraço simbólico à Estação Ecológica da Guanabara) e seguiremos todos até a praia de Piedade, onde faremos uma cerimônia às 14h. Enquanto os barcos descem o rio, os carros de apoio seguirão para Piedade, onde é possível chegarem até a beira d´água.
O rio Guapi-Macacu é o curso d´água com maior vazão da Baía de Guanabara e mantém vivo parte do maior remanescente de manguezal do estado do RJ.
Este será o último final-de-semana antes das Olimpíadas, sendo o melhor momento para que seja divulgada a Baía de Guanabara viva e também as atividades embarcadas da região.
Contamos com a participação de grupos de canoagem / remo / vela.
O movimento Baía Viva apoia a realização deste Abraço simbólico e parabeniza aos servidores do ICMBIO, pescadores artesanais e membros dos Conselhos Gestores destas Unidades de Conservação por sua atuação na defesa da Guanabara.
Realização: Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim / Estação Ecológica da Guanabara
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - Ministério do Meio Ambiente
BR-493 km 12,8 - Guapimirim/RJ - 25940-585
(21) 2633-0079
www.icmbio.gov.br/apaguapimirim

Ainda no dia 30/7 haverá um ato pacífico de remadores, surfistas, amantes do mar e ecologistas do movimento Baía Viva ás 08:00hs da manhã em frente à Pedra da Itapuca e a Pedra do Índio na Praia de Icaraí, Niterói, para protestarmos contra essa vergonha que foi a promessa de limpar a Baía de Guanabara!
Mais uma oportunidade foi perdida! E você, vai se conformar ou vai se juntar?
Vamos deixar os governantes envergonhados como ficamos nas vezes que não podemos dar aquele mergulho ou quando algum amigo pega uma doença por causa da poluição!

DIA 31 DE JULHO

ABRAÇO A BAÍA DE SEPETIBA - 31 de Julho (sábado) no Coreto de Sepetiba às 15 hs.

Mobilização dos movimentos sociais, moradores, instituições, pescadores e ambientalistas com o objetivo é de exigir dos governoPolíticas Públicas para esta região da Zona Oeste do Rio de Janeiro e os municípios de Itaguaí, Seropédica e Mangaratiba, cujo território tem sido transformado numa "zona de sacrifício ambiental" em função de um modelo de  desenvolvimento altamente predatório e poluente baseado nos mega-empreendimentos industriais que receberam mais de R$ 138 bilhões de isenções fiscais do governo do estado.


DIA 2 DE JULHO

O movimento Baía Viva participará de 1 a 5 de agosto dJornada de Lutas dos Jogos da Exclusão 2016: https://www.facebook.com/events/1763662637246720/

No dia 2 de Agosto no IFCS-UFRJ será nossa atividade auto-gestionada no IFCS-UFRJ com cultura, arte, educação ambiental e lançamento do livro "Baía de Guanabara: O livro "Baía de Guanabara: descaso e resistência" de autoria do Jornalista Emanuel Alencar que é uma co-edição da Mórula Editorial e da Fundação Heinrich Böll Brasil.

O livro discute a situação da Baía de Guanabara, cartão-postal e local das regatas dos Jogos Olímpicos de 2016, a partir de referências em mais de 30 publicações, entre textos, reportagens e artigos científicos, e em uma dezena de entrevistas de pesquisadores, ativistas ambientais, pescadores, gestores e servidores públicos. O resultado é um livro rico em dados, mapas e informações que demonstram que os Jogos Olímpicos passarão sem deixar aquele que seria seu principal legado, com impacto em diversas áreas (trabalho e renda, saúde, lazer, transporte): o início de fato do processo de despoluição da baía.

A Rio 2016 já vai começar e o (não)legado está claro. Uma cidade segregada, na qual bilhões são gastos, com qual resultado? Juventude negra sendo morta nas favelas, colapso do transporte, Estado quebrado sem pagar salários e golpe no governo federal para garantir ainda mais dinheiro na repressão.

A lista de violações é grande, mas a resistência também será! Na Copa das Confederações em 2013 e na Copa do Mundo em 2014 estávamos nas ruas e agora voltaremos à luta contra todas as violações cometidas em nome dos megaeventos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião