quarta-feira, junho 29, 2016

MAIS UMA MORTE POR SUSPEITA DE MENINGITE, EM CAMPOS

FOLHA DA MANHÃ:


Mais uma criança morre com suspeita de meningite

Camilla Silva, Jhonattan Reis e Marcus Pinheiro 
Foto: Folha da Manhã
Uma menina de apenas 2 anos morreu na noite dessa segunda-feira, em Campos, com suspeita de meningite por pneumococo ou meningococo. Segundo o setor de Epidemiologia da secretaria de Saúde do município, a criança iniciou um quadro de infecção respiratória no dia 16 de junho e apresentou uma piora, que levou a internação na UTI Pediátrica do Hospital Ferreira Machado (HFM) no sábado (18). A família da criança chegou a realizar, na última semana, uma campanha nas redes sociais para doação de sangue. A menina foi sepultada na tarde desta terça-feira (28), no cemitério Campo da Paz.
Sobre a menina de 2 anos, a secretaria de Saúde ressaltou que ainda não há diagnóstico fechado. O caso segue em investigação e os materiais coletados foram enviados a um laboratório especializado.
— Em princípio (a doença foi) tratada como uma pneumonia que evoluiu para coma no último dia 21. A suspeita inicial pairou sobre o H1N1, mas com a evolução desfavorável, foi pensado em meningite. O líquor analisado suspeito e as características clínicas apontam para suspeita de meningite, ou por pneumococo ou meningococo. O que se sabe é que o cartão de vacinas está em dia, inclusive recebeu vacina de gripe no dia 30 de abril — explicou o responsável técnico da direção de Vigilância em Saúde da secretaria de Saúde, Charbell Kury.
Ele afirma que a direção de Vigilância optou, em caráter preventivo, por comparecer à creche onde a menina estudava, na Penha, para efetuar medidas de profilaxia.
— Não há surto. Há tempos o caso de um paciente foi descartado para meningococo, pois o diagnóstico era de pneumococo. Portanto, vamos aguardar a conclusão dos exames — falou Charbell.
Meningite — De acordo com o ministério da Saúde, a meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou por processos não infecciosos. Ainda segundo o ministério, as meningites bacterianas e virais são as mais preocupantes por conta da capacidade de ocasionar surtos, e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos.
Jovem morreu em decorrência de infecção por pneumococo
A secretaria de Saúde de Campos informou, nesta terça-feira, a causa da morte de Jairo Machado de Carvalho Salve, 21 anos, em maio. O resultado final do Laboratório Central do Estado apontou pneumococo, o que desfez o resultado preliminar de meningococo, segundo a secretaria. Jairo foi internado no Hospital Ferreira Machado com suspeita de meningite.
— Um resultado justificável, pois o paciente tinha passado por cirurgia em razão de outra patologia, ficando suscetível a infecções por pneumococo, meningococo e hemófilos — finalizou Charbell Kury.
Também em maio, as irmãs Ana Vitória Cândido Silva e Joyci Cândido Silva, de 1 e 6 anos, respectivamente, moradoras de Custodópolis, morreram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) entre a noite do dia 11 e madrugada do dia 12, vítimas de meningococcemia. O diagnóstico foi reforçado nesta terça-feira pela secretaria de Saúde.
As meninas haviam sido atendidas com quadro de febre no Hospital Geral de Guarus (HGG) e liberadas em seguida. O caso deixou os pais das crianças em estado de choque e geraram comoção na cidade logo após a confirmação das mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião