segunda-feira, junho 27, 2016

APAGÃO EM BRASILIA

Faltou luz no Congresso Nacional. Por ese motivo não houve a sessão da comissão processante do Senado que que julga o pedido de impeachment da presidente Dilma.

Fico imaginando que quem estava dentro do prédio na hora do apagão, deve ter apertado suas carteiras dentro dos bolsos. Né não?

Leia no G1:

27/06/2016 18h50 - Atualizado em 27/06/2016 20h10

Incêndio em subestação deixa Metrô do DF e prédios da Esplanada sem luz

Planalto, Congresso e ministérios foram afetados; subestação pegou fogo.
Semáforos também pararam; até as 18h45, bombeiros combatiam chamas.

Alexandre Bastos e Mateus Rodrigues*Do G1 DF
Incêndio de grandes proporções em uma subestação de energia afetou a área central de Brasílianesta segunda-feira (27) e causou blecaute em prédios da Esplanada dos Ministérios, incluindo o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. Até as 20h, bombeiros ainda combatiam as chamas altas e a causa do fogo ainda não tinha sido identificada.
A sessão da comissão do Senado que analisa o impeachment da presidente Dilma Rousseff foi suspensa às 19h40, por causa da falta de energia. Os senadores chegaram a manter o encontro "à meia-luz" por cerca de uma hora, com a ajuda dos geradores do prédio. Duas testemunhas que seriam ouvidas nesta segunda devem participar de nova reunião na manhã de quinta-feira (30).
Em nota, o Senado informou que a ala onde a comissão se reúne "é coberta por no-break com autonomia para até uma hora de falta de energia elétrica". O texto confirma que o problema foi causado pelo incêndio na subestação Brasília Central, que alimenta a região.
A instabilidade começou às 18h30, com uma queda que durou cerca de 15 minutos. O sistema foi retomado com alguma instabilidade e voltou a cair às 19h20. Prédios como o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional usavam geradores e luzes de emergência para manter o funcionamento das atividades principais.
Câmeras da TV Globo flagraram as chamas na subestação no início da noite (veja vídeo acima). Segundo a CEB, as causas ainda eram apuradas até o início da noite, já que o dia não foi marcado por chuvas, trovoadas ou vento forte.
O blecaute também afetou o funcionamento do Metrô por 20 minutos, entre 18h45 e 19h05. Segundo o órgão, apenas os trens que circulavam perto de Taguatinga tiveram o funcionamento interrompido. Por volta das 19h30, o sistema funcionava normalmente.
Todos os prédios públicos no lado norte da Esplanada dos Ministérios foram afetados pela queda, segundo servidores. A lista inclui os ministérios da Justiça, da Educação, da Fazenda e da Defesa, por exemplo.
Semáforos do Eixo Monumental também foram afetados pela queda e ficaram desligados. Quando a luz foi restabelecida, a sinalização ficou intermitente, indicando atenção aos motoristas. Até as 18h45, não havia registro de acidentes de trânsito na região.
No Aeroporto Interrnacional de Brasília Juscelino Kubitschek, a energia também oscilou e fez com que os sistemas eletrônicos fossem reiniciados. Segundo o terminal, a falha atrasou voos e procedimentos internos em cerca de cinco minutos, sem causar maiores transtornos. Geradores também evitaram que o blecaute se prolongasse por mais tempo.
Na comissão que avalia o processo de impeachment de Dilma Rousseff no Senado, as atividades foram mantidas normalmente até o início da noite (veja vídeo acima). O gerador do prédio garantiu a iluminação das salas principais, mas corredores e gabinetes ficaram no escuro durante a falha (vídeo abaixo).
*colaboraram Filipe Matoso e Gustavo Garcia, do G1, em Brasília
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião