segunda-feira, maio 16, 2016

GRUPO OCUPA PREDIO DO ANTIGO MINISTÉRIO DA CULTURA NO RIO

Tudo é Cultura. Os ignorantes não sabem disso e quando os ignorantes estão no Poder, tentam, e vão, ferir de morte a Cultura.

Temer começou da pior maneira possível, quando extinguiu o Ministério da Cultura.

Veja o que aconteceu:

G1


Grupo ocupa prédio no Centro do Rio contra o fim do Ministério da Cultura

Manifestantes 'abraçaram' o Palácio Capanema, ex-sede do MinC.
Funcionários da Funarte participam de ato.

Matheus RodriguesDo G1 Rio
 O Palácio da Cultura Gustavo Capanema, no Centro do Rio, foi ocupado nesta segunda-feira (16) por diversos coletivos culturais. A iniciativa foi motivada pela extinção do Ministério da Cultura (MinC) anunciada pelo presidente em exercício, Michel Temer. Diversas frentes prestaram apoio ao movimento, que também promoveu um "abraço ao prédio".
Maia Lemos, funcionária há 10 anos da Fundação Nacional das Artes (Funarte) – órgão público federal de fomento à cultura que funciona do Palácio Capanema, que já foi sede do MinC –, participou da ocupação e contou ao G1 que considera a extinção do MinC um retrocesso de 30 anos:
"Estamos todos no mesmo lado. Essa supressão do ministério é uma arbitrariedade, é uma atitude retrógrada. Todas as pessoas da cultura estão do mesmo lado, a favor de uma revisão desta medida. A criação de uma secretaria da cultura [substituindo o Ministério da Cultura] é uma desvalorização. O MinC foi criado há 30 anos, então temos um retrocesso de 30 anos nas políticas públicas da cultura".
A ocupação recebeu apoio de movimentos estudantis, coletivos sociais, apoio parlamentar, jurídico entre outros. O movimento também se mostrou contra o governo do presidente em exercício, Michel Temer, e ao impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff.
O deputado estadual Marcelo Freixo (Psol) estava presente durante o ato é apoiou a iniciativa. "É legítimo que esse movimento ocupe e exija um Ministério da Cultura para que a gente possa ter mais expressão cultural", disse o deputado.
Palácio da Cultura Gustavo Capanema, no Centro do Rio, é ocupado (Foto: Matheus Rodrigues/G1)Palácio da Cultura Gustavo Capanema, no Centro do Rio, é ocupado (Foto: Matheus Rodrigues/G1)

Coletivos culturais ocupam Palácio Capanema, no Rio (Foto: Matheus Rodrigues/G1)Coletivos culturais ocupam Palácio Capanema, no Rio (Foto: Matheus Rodrigues/G1)

Coletivos culturais ocupam Palácio Capanema, no Rio (Foto: Matheus Rodrigues/G1)Coletivos culturais ocupam Palácio Capanema, no Rio (Foto: Matheus Rodrigues/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião