quinta-feira, abril 14, 2016

TERREMOTO DE 6.0 ATINGE JAPÃO

G1:

Terremoto atinge o sul do Japão e derruba prédios

Tremor de 6.0 de magnitude deixou pessoas presas sob escombros.
Cidade de Kumamoto, a 11 km do epicentro, também registrou incêndio.

Do G1, em São Paulo
Funcionária recolhe louça quebrada que caiu de prateleira em um restaurante após um terremoto de 6,2 em Kumamoto, sul do Japão (Foto: Kyodo News/AP)Funcionária recolhe louça quebrada que caiu de prateleira em um restaurante após um terremoto de 6,2 em Kumamoto, sul do Japão (Foto: Kyodo News/AP)
Um terremoto de 6.0 de magnitude atingiu o sul do Japão nesta quinta-feira (14), segundo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O epicentro foi a 11 km a leste da cidade de Kumamoto. Vários prédios desmoronaram após o tremor que aconteceu às 21h26 no horário local (9h26 de Brasília). Tremores foram registrados posteriormente, o mais forte teve a magnitude de 6.4.
O principal porta-voz do governo do Japão, Yoshihide Suga, afirmou que prédios desmoronaram,  mas não deu detalhes, segundo a Reuters. Não há alerta de tsunami (onda gigante com potencial destrutivo), assegurou o porta-voz. Também não houve impacto no funcionamento dos reatores nucleares na ilha de Kyushu ou nas proximidades de Shikoku, de acordo com a agência Reuters.
A polícia de Kumamoto diz que recebeu relatos de que várias pessoas que ficaram presas sob casas destruídas, de acordo com o site da TV japonesa NHK. O prefeito afirmou que há relatos de fogo em alguns pontos da cidade. A cidade de Mashiki, de 34 mil habitantes, também registrou um incêndio. 
A imprensa também informou que os trens de alta velocidade estavam paralisados por precaução, informou a France Presse.
Repórteres do escritório da NHK em Kumamoto disseram ter sentido um forte tremor por cerca de 30 segundos.
“Temos a intenção de fazer o máximo para compreender a situação", afirmou o primeiro-ministro, Shinzo Abe. O governo ainda está coletando informações sobre os eventuais estragos.
  •  
Pessoas caminham perto de destroços após tremor atingir Mashiki, em Kumamoto, no Japão, nesta quinta-feira (14) (Foto: Kyodo News via AP )Pessoas caminham perto de destroços após tremor atingir Mashiki, em Kumamoto, no Japão, nesta quinta-feira (14) (Foto: Kyodo News via AP )

Inicialmente, o Serviço Geológico dos EUA disseram que o primeiro tremor tinha 6.2 de magnitude, mas esse número foi revisado. A NHK afirma que a magnitude registrada foi de 6.4. Trinta minutos depois foi registrado outro tremor, de 5,7 graus de magnitude, sem alerta de tsunami.
Círculo de fogo do Pacífico
O Japão está localizado sobre o chamado "Círculo de Fogo do Pacífico", uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos com relativa frequência. De acordo com a France Presse, o país chega cada ano registrar mais de 20% dos terremotos mais fortes do planeta. A infraestrutura do país foi desenvolvida especialmente para suportar os tremores.

Em 2011, um terremoto de magnitude 8,9 atingiu a costa nordeste do Japão, gerando um tsunami de até dez metros de altura que varreu a costa do país, matando pelo menos 288 pessoas e causando destruição.
Por causa do terremoto, pessoas foram obrigadas a deixar hotel em Kumamoto, no sul do Japão, nesta quinta-feira (14) (Foto: Kyodo/ Reuters)Por causa do terremoto, pessoas foram obrigadas a deixar hotel em Kumamoto, no sul do Japão, nesta quinta-feira (14) (Foto: Kyodo/ Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião