sábado, abril 02, 2016

SAUDE MUNICIPAL VAI VACINAR CONTRA GRIPE SUINA

O DIARIO:



Campos fecha o cerco contra a “gripe suína”

Vacina é disponibilizada pela Vigilância em Saúde

Ao contrário do estado de São Paulo, que enfrenta um surto antecipado de gripe H1N1 (popularmente conhecida como gripe Suína), — com registro de 38 mortes neste ano — e o Rio de Janeiro, que registrou em março a primeira morte provocada pela doença, em Campos não existe surto, segundo a secretaria municipal de Saúde. Numa tentativa de evitar que ele aconteça, a Direção de Vigilância em Saúde está disponibilizando 12 mil doses da vacina, versão 2015, para imunização do grupo considerado de risco que não recebeu a antigripal no ano passado. São eles: gestantes, crianças menores de 5 anos, idosos maiores de 60 anos, profissionais de saúde, puérperas até 42 dias pós-parto e pacientes com doenças crônicas. “Todos devem comparecer à secretaria”, disse o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio.

Ele lembra que esse mesmo grupo deverá ser imunizado novamente na Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza deste ano, que terá início no dia 30 de abril e prosseguirá até 20 de maio. “Quem recebeu a vacina no ano passado não precisa ser imunizado agora, só quando a campanha começar”, acrescentou Venâncio. 

Em 2015, Campos registrou dez casos suspeitos de síndrome respiratória aguda grave, dois deles deram positivos para H1N1. Neste ano, segundo a secretaria, foram notificados vários casos de gripe comum, sendo um deles suspeito de H1N1. Amostras foram colhidas e enviadas a um laboratório na capital.

A morte registrada no Rio ocorreu na Região Metropolitana, mas a Secretaria de Estado de Saúde não informou em qual município. Até o momento, foram registrados três casos da doença no estado. Os sintomas da H1N1 são febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, falta de ar, espirros, dor de garganta, fraqueza, entre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião