quinta-feira, março 24, 2016

DIAGNÓSTICO DO GOVERNADOR PEZÃO É CÂNCER DE GÂNGLIO

O governador do Estado do Rio, Luiz Fernando pezão, em um linfoma não-hodgkin, que é um tipo de câncer de gânglio. O diagnóstico foi anunciado no final da manhã desta quinta, 24, pela equipe médica que o assiste no hospital Prócardiaco, em Botafogo, onde está internado há 13 dias.

Por conta do tratamento, que exige quimioterapia, Pezão se licenciará do Governo por por uma semana, o que implicará na posse do seu vice, Francisco Dornelles.

Veja matéria do Extra:

m / O Globo
O Globo
Tamanho do textoA A A
O resultado da biópsia feita por Luiz Fernando Pezão foi divulgado nesta quinta-feira, durante coletiva do médico do governador, o cardiologista Claudio Domênico, e o oncologista Daniel Tabak. Conforme adiantou o Blog do Moreno, Pezão foi diagnosticado com um linfoma Não-Hodgkin.
De acordo com o blog, o governador afirmou que já começa a fazer o tratamento na sexta-feira, e disse que está preparado:
- Se dependesse de mim, eu faria a quimioterapia hoje mesmo - disse Pezão, que recebeu a visita do ministro da Saúde, Marcelo Castro, mais cedo.
Durante o tratamento, ele deverá ficar mais uma semana afastado de suas funções, mas depois retoma suas atividades normalmente. O tratamento será ambulatorial e não hospitalar. Em seu lugar deve assumir o vice-governador, Francisco Dornelles (PP).
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), linfomas são neoplasias malignas que se originam nos linfonodos (gânglios), que são importantes no combate às infecções. Os Linfomas Não-Hodgkin incluem mais de 20 tipos diferentes. O número de casos praticamente duplicou nos últimos 25 anos, particularmente entre pessoas acima de 60 anos por razões ainda não esclarecidas. A estimativa para 2016 é do aparecimento de 10.240 novos casos, sendo 5.210 homens e 5.030 mulheres, segundo o Inca.
Pezão está internado desde o último dia 12 de março no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo. Em conversa rápida com os jornalistas na porta da unidade na quarta-feira, a primeira-dama do estado, Maria Lúcia Horta Jardim, informou Pezão está bem e, na terça-feira, até brincou dizendo que queria ir embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião