segunda-feira, março 14, 2016

A INDECÊNCIA DE UM MAR DE PLÁSTICO



Queridos amigos,

Um estudo assustador recém-lançado apontou que até 2050 pode haver mais plástico no oceano do que peixes!

Chega a ser obscena a falta de cuidado com os oceanos e abala nossa fé na humanidade. Mas aí ouvimos histórias como a de Terry, Christina e Chris, três amigos que tomaram conhecimento do problema causado pelo plástico e sobre a Grande Porção de Lixo do Pacífico, uma enorme ilha de pedaços muito pequenos de lixo duas vezes o tamanho da França.

Eles ficaram angustiados, mas tiveram uma grande ideia: o SeaVax, um navio movido a energia solar que limpa até 22 milhões de quilos de plástico por ano. Apenas alguns desses navios podem limpar todo esse lixo em dez anos!

É um excelente exemplo de como pessoas podem fazer a diferença. Mas este é só o começo e eles precisam da nossa ajuda. O primeiro modelo do SeaVax já foi construído e eles precisam de mais recursos para conseguir limpar todos os oceanos do mundo. Pelo preço de uma refeição, podemos mudar essa realidade e transformar angústia em inspiração. Contribua e ajude a fazer o sonho do SeaVax se concretizar, e para apoiar outros projetos que ajudem a livrar nossos oceanos do plástico:


Em dezembro passado, visitei uma ilha remota na costa do Vietnã e Camboja. Foi incrível. Mas aí bateu um vento e, nos dois dias seguintes, o oceano foi coberto por lixo, desde embrulhos de doces a isopor. Foi de revirar o estômago.

O desconforto que essa poluição causa aos humanos não se compara com o impacto que ela tem nos ecossistemas marítimos. Golfinhos, baleias, peixes… todos os seres são afetados. Particularmente quando o plástico se desintegra em pequenos pedaços que entopem as brânquias, bocas e guelras dos animais.

A ideia em torno do SeaVax é surpreendente: um navio auto-tripulado movido à energia solar que suga todo o plástico do mar, mas tem sensores especiais para proteger a vida animal. Para mudar o mundo, precisamos de mais ideias geniais como esta e outras. Se dermos o apoio necessário, poderemos ajudá-los a dar o ponta-pé inicial e mostrar resultados imediatos. E, em seguida, nossa comunidade pode pressionar os governos a ampliarem o alcance de ideias como esta.

O movimento da Avaaz tem um papel essencial nesse caso. Não há outra comunidade como a nossa para financiar esse projeto coletivamente. Cabe a nós ajudar o sonho destes inventores se tornar realidade, apoiar outros projetos a terem a mesma exposição e dar esperança ao mundo inteiro. Pelo preço médio de uma refeição, é possível limpar até 170 mil fragmentos de plástico! Contribua agora:




Obviamente, além de limpar os oceanos, temos que parar de jogar tanto lixo neles. Começando com o que arrecadarmos agora, nossa comunidade pode:
  • Trabalhar com projetos para reduzir o fluxo de plásticos para o oceano nos países mais poluentes;
  • Identificar outras ideias ambiciosas para limpar o lixo usando novas tecnologias;
  • Organizar limpeza comunitária das praias para impedir que mais plástico chegue nos oceanos;
  • Pressionar os governos para limitar ou banir o uso de plástico, como fez a cidade de São Francisco recentemente com a proibição de garrafas plásticas de água.
A Avaaz tem se mobilizado em prol do oceano e venceu algumas das maiores campanhas em torno do tema da história. Nas ilhas Chagos do oceano Índico, e no Pacífico americano, conseguimos criar algumas das maiores reservas oceânicas. Também lutamos para proibir as sacolas plásticas em várias cidades. Vamos usar o caso da SeaVax de exemplo para começar uma onda global que irá resultar na limpeza dos nossos oceanos. Vamos usar nossa angústia em relação à Grande Porção de Lixo do Pacífico, para criar uma nova compreensão e amor por nossos oceanos.

Um abraço cheio de esperança e gratidão por esta incrível comunidade,
Ricken e toda a equipe da Avaaz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião