quinta-feira, dezembro 10, 2015

ESCRITO EM 1869 PARA OS ATUAIS PARLAMENTARES DE BRASÍLIA

- Cena do filme, com o gênio da interpretação Gerard Depardieu -
Fala de Gwynplaine, protagonista do romance O Homem Que Ri, de Victor Hugo, escrito, em 1869, e trazido para o cinema em duas versões - a americana de 1929 e a francesa de 2012. Não entro na resenha do filme ou do livro, mas na atualidade do discurso de Victor Hugo. Parece que ele escreveu, hoje, para ser lido na tribuna do Congresso Nacional, em Brasília.


Vossa Majestade, Senhores Parlamentares!.
Entre vocês sou conhecido como o Marquês de Clancharlie.
Mas meu nome verdadeiro é de um pobre Gwynplaine.
Sou um miserável!
Talhado no estofo de um senhor, por um rei, por sua obra e graça.
Mas meu coração não está aqui. Mas senti que precisava dirigir-me aos senhores.
Por que? - para preveni-los.
Senhores! Vim confiar-lhes uma notícia.
O gênero humano existe!
Baixem o olhar, olhem ao redor, embaixo de vocês.
Estão marchando sobre cabeças
Atentem as leis que decretam!
O esgotamento do povo é terrível.
Por toda parte há desemprego.
Majestade!
O que fizeram com o meu rosto, vós fazeis com o vosso povo.
O povo está sendo mutilado.
Deformaram lhe os seus direitos, a justiça, a verdade, a razão, a inteligência.
Como fizeram com minha boca. Olha pra mim Majestade, o povo sou eu.
Um dia deixarão de ser os senhores!
Nada mais de prosternação
De baixeza
De ignorância
De cortesãos, os valetes, de reis!
Teremos homens livres! A luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião