segunda-feira, dezembro 07, 2015

CUNHA DECIDE ADIAR INSTALAÇÃO DA COMISSÃO DO IMPEDIMENTO DE DILMA



POR JÚNIA GAMA 07/12/2015 16:37 / atualizado 07/12/2015 17:14


BRASÍLIA - O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu adiar para o início da tarde de amanhã, terça-feira, a formação da comissão especial que irá analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O adiamento fará com que a instalação da comissão ocorra perto do horário previsto para que a sessão do Conselho de Ética finalmente vote o relatório pela admissibilidade do processo de cassação do mandato de Cunha, marcada para 14h.

Caso consiga consenso entre os partidos, a decisão será anunciada em breve, após a reunião do colégio de líderes que ocorre na tarde desta segunda-feira. Caso a instalação ocorra de fato amanhã, isso pode inviabilizar a votação no Conselho de Ética e adiar, mais uma vez, uma decisão sobre o processo contra Cunha. Há ao menos três semanas aliados do presidente da Câmara conseguem, com manobras, protelar a análise do relatório no colegiado.

Além de ajudar Cunha, defensores do impeachment se posicionaram favoravelmente ao adiamento por outros motivos. Acreditam que conseguirão, até lá, construir um consenso sobre a presidência e a relatoria na comissão especial para que sejam representantes com posicionamento mais "independente", que não sejam deputados automaticamente alinhados ao Palácio do Planalto.

Além disso, o grupo dentro do PMDB que é contrário à presidente Dilma Rousseff está articulando a construção de uma chapa alternativa para disputar as vagas a que o partido tem direito dentro da comissão do impeachment. A ideia é evitar que os nomes indicados pelo partido sejam todos alinhados com o Planalto. Isso poderia provocar uma reviravolta na contagem de apoios do Palácio do Planalto.

— Se for uma chapa branca, vamos para a guerra — explicou Osmar Terra (RS).



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/cunha-decide-adiar-instalacao-da-comissao-do-impeachment-18239137#ixzz3tfHSAOIY

Um comentário:

Deixe sua opinião