domingo, setembro 13, 2015

DERRUBANDO ÁRVORES DE 500 ANOS

(Por e-mail)



Uma floresta de 500 anos está sendo totalmente destruída para dar lugar a instalações que serão usadas em uma competição olímpica que durará apenas quatro dias! E, como se não bastasse, o Comitê Olímpico Internacional ainda quer chamar os jogos na Coreia do Sul de "Olimpíadas Verdes"! Vamos exigir responsabilidade e salvar essa floresta.Assine a petição -- depois compartilhe no Facebook, Twitter, por email, etc:

ASSINE AGORA
Caros amigos,

Temos uma escolha e apenas duas opções:

Preservar uma floresta que há 500 anos é o habitat de quatro espécies ameaçadas.

ou

Destruir a floresta e construir uma pista de esqui para uma competição olímpica.

Escolher preservar a floresta deveria ser a opção óbvia, mas não foi o que os organizadores dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, na Coreia do Sul, decidiram: uma floresta formada por árvores que existem há mais de 500 anos está sendo simplesmente desmatada para abrir espaço para as novas instalações de esqui.

Trata-se de um processo sem visão, sem lógica e, o pior de tudo, irreversível. Mas ainda temos tempo de impedir a destruição total da floresta: por exigência do Comitê Olímpico Internacional, este evento deve ser uma "Olimpíada Verde", construída e operada segundo princípios de sustentabilidade. Se todos os países participantes dos jogos fizerem uma grande pressão global, poderemos envergonhar o Comitê Olímpico Internacional e fazer com que cumpra o que prometeu.

Participe desta campanha urgente: a petição com sua assinatura será entregue pela Avaaz diretamente nos escritórios do Comitê Olímpico. Assine e compartilhe no Facebook, Twitter, e-mail… em toda a parte:

https://secure.avaaz.org/po/save_ancient_korean_forest_loc/?bgspEdb&v=64887

O condado de Pyeongchang, na Coreia do Sul, venceu a licitação para realizar apenas duas competições de esqui nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018. Ainda assim, a maior área do mundo de árvores do tipo Wangsasre está sendo desmatada, devastando ao mesmo tempo um dos últimos habitats de quatro espécies vulneráveis: a lontra-europeia, o gato-leopardo, a marta e o esquilo-voador.

Há centenas de anos, o lugar é considerado sagrado na Coreia do Sul e tem sido protegido por legislação. Mas para ganhar a licitação e sediar os jogos, o governo removeu a proteção. Depois de deixar cicatrizes gigantes nas montanhas ao remover as árvores, agora estão desmatando áreas ainda maiores da floresta para criar um imenso resort de esqui.

Tudo isso sem necessidade: os jogos poderiam acontecer em outra cidade, como Muju, o que acarretaria ainda em uma economia de US$138 milhões. Considerando ainda que o próprio Comitê Olímpico Internacional determinou o desenvolvimento sustentável como palavra de ordem para os jogos, é hora de responsabilizá-los por fechar os olhos diante da destruição da floresta no condado de Pyeongchang e exigir que suas próprias regras sejam cumpridas.

É inconcebível pensar que milhares de árvores de 500 anos serão derrubadas para dar lugar à infra-estrutura para as Olimpíadas de Inverno. Aquelas que já foram derrubadas nunca poderão ser substituídas, mas se uma quantidade suficiente de pessoas protestar agora, será possível deter o avanço da devastação e garantir que nunca mais os Jogos Olímpicos destruam as maravilhas de nosso planeta. Participe da campanha urgente:

https://secure.avaaz.org/po/save_ancient_korean_forest_loc/?bgspEdb&v=64887
PS: Esta campanha foi iniciada por Koh I Jiseon, um membro da Avaaz na Coreia do Sul. Caso queira começar uma petição sobre qualquer assunto, basta clicar no link a seguir: http://www.avaaz.org/po/petition/start_a_petition/?cl=8585803197&v=64887&bgspEdb

MAIS INFORMAÇÕES:

Construções para Jogos Olímpicos deixam cicatriz em montanha sagrada na Coreia (VOA) (em inglês)
http://www.voanews.com/content/olympics-construction-scars-sacred-korean-mountain/2844122.html

Autoridades coreanas criticadas por "negligência" e "abuso de autoridade" durante preparações para Pyeongchang 2018 (Inside the Games) (em inglês)
http://www.insidethegames.biz/articles/1027154/korean-officials-criticised-for-neglecting-duties-and-abusing-authority-during-pyeongchang-2018-preparations

O que fazer com instalações em Pyeongchang após os Jogos Olímpicos de 2018? (The Hankyoreh) (em inglês)
http://english.hani.co.kr/arti/english_edition/e_national/679070.html

Repartir eventos dos Jogos Olímpicos de Pyeongchang poderia economizar mais de US$ 300 milhões (The Hankyoreh) (em inglês)
http://english.hani.co.kr/arti/english_edition/e_international/681410.html 

Um comentário:

Deixe sua opinião