sábado, julho 25, 2015

CÂMARA CULTURAL EM SJB

(ascom)

Câmara de SJB conta história de Cajueiro e Degredo em projeto cultural


A Câmara de São João da Barra vai promover na próxima semana, mais uma edição do “Câmara Cultural”, desta vez, como o tema: Conhecendo o nosso município: Cajueiro e Degredo. A abertura será na segunda (27), às 19h, com apresentação teatral e musical, vídeo e bate-papo sobre a história das duas localidades, além de mostra fotográfica e de frutas e doces típicos. A mostra ficará em cartaz até o dia 31, das 8h às 17h.

Entre as fotos expostas, diversas peculiaridades sobre Cajueiro e Degredo: frutas, castanha de caju, o trabalho da Associação de Costureiras (Costurarte), escolinha de futebol, propriedades rurais, a tradicional festa de Santa Maria, o saudoso padre Theodoro Gomes Paes. Os vendedores de frutas que comercializam seus produtos às margens de BR-356 há anos também serão lembrados.

A exposição reúne, ainda, fotos antigas, como a da capela de Santo Antônio, em Cajueiro e a Casa Sincera, um dos estabelecimentos comerciais mais antigos de Degredo. Destaque também para a Escola Estadual Dr. Olímpio Saturnino de Brito, na época em que ela ainda era chamada de Escola Isolada de Santa Maria (em 1946). Curiosamente, essa escola, em 1966 recebeu outro nome: Escola Reunida de Santa Maria. Só em 1969 foi que ela recebeu o atual nome. 

O projeto - Realizado durante o recesso parlamentar e sempre com um tema em destaque, o projeto visa aproximar os cidadãos às atividades legislativas e valorizar os talentos do município. “O Câmara Cultural tem como maior objetivo, despertar em nossos corações o interesse por cada “pedaço” de nosso amado município. Já homenageamos o Quinto Distrito; depois Barcelos, e agora vamos contemplar Cajueiro e Degredo, valorizando os seus costumes, mitos, ritos, economia, que, em conjunto, constroem nossa história”, ressalta o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião