domingo, maio 03, 2015

Um governo ladeira abaixxo

Se as pesquisas não falassem as pedras falariam. Os sinais evidentes de uma administração decrépita são visíveis nos quatro cantos do Município. Um governo exaurido, vencido pelo cansaço dos que esperam as promessas de campanha, flagrado em suas muitas mentiras que prometiam o melhor dos mundos. Os números, embora duros, ainda não revelam o que está por vir.

Da Folha on line (aqui) e edição impressa da Folha da Manhã de hoje:

Popularidade de Rosinha cai e ameaça sucessão do grupo em 2016

s5
Info Pro4 1
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr. — clique na imagem para ampliá-la)

Se a pesquisa do instituto Pappel divulgada na última semana constatou queda na popularidade da prefeita Rosinha Garotinho (PR), a mesma avaliação, embora com números diferentes, foi registrada na consulta feita pela Pro4. O instituto ouviu 426 pessoas em abril deste ano, com margem de erro de 4,7 pontos percentuais para mais ou menos, para constatar que Rosinha perdeu popularidade, acumulou rejeição e hoje teria sérias dificuldades para fazer seu sucessor, junto a um eleitorado que claramente quer mudanças. Comandado pelo empresário e colunista da Folha Murillo Dieguez, o Pro4 registrou que o governo Rosinha hoje é considerado ótimo para apenas 3,5% da população, enquanto 22,8% acham bom, 31,9% consideram regular, 13,4% acreditam ser ruim e 26,3% classificam como péssimo.
Comparadas as quatro últimas pesquisa da Pro4, os 49% da população que em outubro de 2013 avaliavam o governo municipal de Campos entre ótimo (19%) e bom (30%), caíram para 43% (9% de ótimo e 34% de bom) em agosto de 2014, para 34% (5% de ótimo e 29% de bom) em novembro do mesmo ano, enquanto hoje são apenas 26,3%: só 3,5% de ótimo e 22,8 de bom. Em contrapartida, se em outubro de 2013 só 20% consideravam a administração Rosinha como ruim (8%) ou péssima (12%), esse número cresceu para 21% em agosto de 2014 (8% de ruim e 13% de péssimo), subiu a 27% em novembro do mesmo ano, para agora atingir perigosos 39,7% (13,4% de ruim e 26,3% de péssimo), ultrapassando a faixa dos 35% que os especialistas indicam ser o máximo para um governante que pretenda se reeleger.
Como, tendo sido reeleita ao cargo, Rosinha não pode concorrer novamente, outra resposta da população à outra questão posta na rua pela pesquisa da Pro4, é preocupante para qualquer pré-candidato governista a suceder a prefeita. Hoje, só 34,5% dos campistas votaria num candidato a prefeito apoiado por Rosinha, enquanto 65,5% declararam que votariam em outro candidato.

Ruim e péssimo muito à frente de ótimo e bom
Geralmente abarcados entre aqueles que aprovam um governo, quem o considera razoável numa pesquisa está tão próximo dos que o julgam bom, quanto daqueles que o classificam como ruim. Esta ressalva é feita por todos os especialistas em pesquisas. Para se ter uma ideia da real popularidade de um governante, quem entende aconselha a soma do ótimo e bom, assim como do ruim e péssimo, na comparação dos dois resultados.
Assim, se todos 31,9% que consideraram o governo Rosinha regular forem contabilizados junto com os 3,5% de bom e 22,8% de ótimo, a prefeita chegaria a confortáveis 58,2% de popularidade. Todavia, esses 26,3% de bom e ótimo daqueles que certamente gostam do governo de Campos ficam mais de 10 pontos percentuais atrás dos 39,7% que comprovadamente não gostam, ao considerá-lo ruim (13,4%) e péssimo (26,3%).

(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr. — clique na imagem para ampliá-la)


Quem ganha e estuda mais não vota nos Garotinho
Na avaliação do governo municipal e na consulta para saber se o eleitor votaria, ou não, num candidato a prefeito de Campos apoiado por Rosinha, o raio-x mais detalhado da nova pesquisa Pro4 traça o perfil tanto do eleitor dos Garotinho, quanto daqueles que se opõem ao grupo que comanda o município há 26 anos. Os que apoiam Rosinha são em sua maioria mulheres, mais velho(a)s, têm baixa escolaridade e renda até 1 salário mínimo.
Na ponta oposta, quem mais desaprova o modelo de governo implantado pelos Garotinho e busca alternância tem maioria composta por homens, mais jovens, com maiores renda e escolaridade. Para se ter uma ideia, 90% dos eleitores com curso superior declaram que votarão em 2016 num candidato de oposição, índice que cai para 50% entre os campistas que só foram até a 4ª série do ensino fundamental.

Publicado hoje na Folha da Manhã

7 comentários:

  1. Já eram; chega.Garotinhos nunca mais!

    ResponderExcluir
  2. Lambança na Secretaria de Saude e mais uma vingança da dupla Garota e Garoto Postos UBS virando PSF .

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo que o Fabio Almeida do sindicato não escreve nada. Gostaria de saber qual a opinião do sindicato, sobre a falta de reajuste do servidor municipal.
    Em um ano que a luz aumentou mais de 60%, combustíveis mais de 30%, alimentação com aumentos absurdos, e vem a prefeitura querer tirar nosso reajuste. Logo no ano de maior inflação dos últimos tempos. Logo logo os servidores estarão passando fome.

    ResponderExcluir
  4. Já vão muitoo tarde!
    Fora garotinhos traidores do povo!
    Obras de mentira
    Saúde de mentira
    Educação de mentira
    Cultura de circo e pão
    Foraa BLEFES descarados !

    ResponderExcluir
  5. Mestre Fernando uma pergunta.Essas modificações estruturais que o Nero ai quer dizer Garotinho esta fazendo na prefeitura ,tem jeito de ser revertidas se na proxima eleição for eleito um candidato da oposição.?Ou não vai ter mais jeito

    ResponderExcluir
  6. É a lei da semeadura aqui se planta aqui se colhe essa família está colhendo tudo de ruim que fizeram a campos,e mais é só o começo

    ResponderExcluir
  7. Adeus,chega!nunca mais!acabaram com a cidade de Campos!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião